segunda-feira, agosto 03, 2015

Luciano Chagas é o novo superintendente da Codevasf em Alagoas

Foto: Codevasf/Divulgação

Tomou posse nesta segunda-feira (3) o novo superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf – em Alagoas. A cerimônia foi realizada no auditório do Campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas – Ifal – e foi presidida pelo diretor de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Eduardo Motta, que representou o presidente da companhia, Felipe Mendes.

O governador de Alagoas, Renan Filho, foi representado na solenidade pelo secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, que destacou a parceria entre os governos Federal e Estadual em ações para o desenvolvimento regional de Alagoas. “Temos importantes parcerias como o apoio à bacia leiteira do sertão e à cultura do arroz no Baixo São Francisco. Vamos impulsionar a cultura do arroz para desenvolver essa região. Pretendemos distribuir 400 toneladas de sementes de arroz no vale do São Francisco alagoano. Também precisamos desenvolver a parceria com a Codevasf para diversificar as atividades agrícolas com piscicultura”, declarou Vasconcelos durante a solenidade.

Já as prefeituras dos 50 municípios da área de atuação da Codevasf em Alagoas foram representadas pelo presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), o prefeito Marcelo Beltrão, que apontou algumas demandas que deverão ser tratadas pela associação com o novo superintendente regional. “O Luciano já esteve na sede da AMA para conversarmos sobre as demandas dos municípios e tratamos sobre a implantação dos sistemas simplificados de abastecimento de água para que 20 municípios sejam contemplados. Esperamos uma boa gestão, pois vimos que tem grande disposição em fazer o melhor pelo estado de Alagoas”, destacou Beltrão.

Representando o presidente da Codevasf, Felipe Mendes, na solenidade, o diretor de Revitalização das Bacias Hidrográficas da companhia frisou que ações da empresa promovem melhoria da qualidade de vida das populações atendidas, a exemplo do Programa Água para Todos, que leva a tecnologia social das cisternas de polietileno e permite a convivência com a escassez de água. “Esses e outros projetos da Codevasf respondem à missão da empresa de inclusão social de famílias. São essas populações que justificam a existência e a atuação da Codevasf”, declarou Eduardo Motta em sua fala de boas-vindas ao novo superintendente regional.

Também participaram da cerimônia parlamentares; representantes de associações e cooperativas e de agricultores de perímetros irrigados mantidos pela Codevasf; representantes de outros órgãos federais em Alagoas, como Ifal, Conab, Ministério da Pesca e Aquicultura e Sudene; representantes de órgãos estaduais, como do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal); secretários de Estado e municipais; representantes de segmentos de trabalhadores, como agricultores familiares e pescadores, e técnicos da Codevasf em Alagoas.

Perfil

Luciano Chagas é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele já exerceu o cargo de secretário municipal de Agricultura do município de Girau do Ponciano, tendo ocupado a presidência do Fórum Alagoano de Secretários Municipais de Agricultura. Também atuou como responsável pela gestão municipal de convênios em Girau do Ponciano e coordenou a equipe de projetos do Incra/AL em assentamentos.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário