quinta-feira, outubro 13, 2016

Equipe da rede estadual pernambucana é vice-campeã nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica


A Equipe N@noBit, composta por quatro estudantes da Escola Estadual Escritor José de Alencar, localizada em Paulista, conquistou o segundo lugar nacional, na categoria Nível II (Ensino Médio), da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição aconteceu durante toda a manhã desta quarta-feira (12), no piso L3 do shopping RioMar Recife. O grupo, bicampeão estadual, foi o único representante da rede estadual a chegar na competição nacional da OBR. Ano passado, os estudantes ficaram em quarto lugar na mesma competição.

Os estudantes Edyson Acioli, Hugo César Silva, ambos de 17 anos, Marcus Vinicius Souza e João Albuquerque, ambos de 16 anos, trabalharam na montagem e na programação dos robôs Lego há, pelo menos, dois anos. Até a conquista do vice-campeonato nacional, eles concorreram com 48 equipes de todo Brasil, no Nível II, das quais apenas dez se classificaram para a grande final. Ao todo, 90 equipes disputaram a fase nacional da OBR (42 equipes no Nível I e 48 equipes no Nível II).

Para o estudante Hugo César Silva, valeu a pena a participação e o reconhecimento do grupo junto às outras equipes na competição. "Ainda não foi neste ano que conseguimos o primeiro lugar, mas estamos felizes por ter chegado na vice-liderança. Fizemos amizades e recebemos o reconhecimento dos outros colegas como o segundo melhor. Agora é consertar os erros e melhorar para o ano que vem", falou.

O orientador da N@noBit e professor de matemática Carlos Muniz reconheceu a capacidade do grupo e garantiu que, em 2017, os estudantes chegarão no topo do pódio. "Eles já são vitoriosos de chegarem nesse resultado. Só em não desistirem do projeto me deixa muito feliz". Carlos também lembrou que os meninos sempre foram muito determinados. "Eles não tinham hora para sair do laboratório, sempre dispostos a trabalhar nos robôs", pontua.

O primeiro lugar nacional (nível 2) ficou com os estudantes da Unidade de Tecnologia na Educação (Utec) Gregório Bezerra, que inclui ex-alunos integrantes da equipe campeã brasileira de robótica em 2015. O grupo representará o Brasil no RoboCupJr Rescue Line, em 2017, no Japão. O resultado completo de todas as equipes que participaram da OBR 2016 estará disponível no site www.obr.org.br.

Mostra Nacional de Robótica - Ao lado da arena de competições da OBR, outras 320 equipes de todo país participaram da Mostra Nacional de Robótica (MNR). Entre as instituições participantes da Mostra, seis foram da rede estadual: Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Paulo Pessoa Guerra, Erem Tristão Ferreira Bessa, Erem José Leite Barros, Escola Estadual Professor Carlos Rodrigues da Silva, Escola Estadual Julio Müller e Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Paulo Freire.

A OBR é uma das olimpíadas científicas mais importantes do país e recebe o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A competição trabalha a temática da robótica com foco no estimulo às carreiras científico-tecnológicas, promovendo debates e atualizações, além de possibilitar a descoberta de novos talentos na área.

Blog de Notícias do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário