quarta-feira, julho 08, 2015

Frases do dia 08/07/2015: Coletânea IHU Online


Aliados

“O Brasil colhe os frutos de um processo que, diariamente, e ao longo de décadas, foi fácil de verificar a olho nu. Basta ligar a TV aberta. No horário da tarde, vemos programas que exploram ao máximo o tema da violência urbana. De noite, temos o bombardeio de todo tipo de pregadores evangélicos. Não poderia ser outro o resultado: deputados pastores e deputados policiais se aliam na Câmara” – Marcelo Coelho, jornalista – Folha de S. Paulo, 08-07-2015.

Ratinhos e Datenas

"Enquanto nós, os iluministas, esquerdistas, frankfurtianos, criticávamos a Rede Globo e suas novelas alienantes, a brutalidade dos Ratinhos e Datenas não dava sequer para começo de conversa.
Enquanto isso, os modernizadores, os privatizantes, os liberais de direita, encantavam-se com a perspectiva de um protestantismo simpático ao capital e à eficiência da mão de obra, em oposição às tendências socializantes do catolicismo" – Marcelo Coelho, jornalista – Folha de S. Paulo, 08-07-2015.

Weber

"Construiu-se, na verdade, uma caricatura de Weber, tão distorcida quanto as caricaturas de Marx. A utopia de uma modernidade protestante americana, ao estilo de Benjamin Franklin e da Declaração dos Direitos do Homem, transformou-se num pesadelo de gangsterismo, fisiologia e caça às bruxas.
O obscurantismo atual não é, em resumo, apenas sinal de um vazio, de uma falta de conhecimento. Foi construído, pacientemente, em cada casa brasileira, sob o signo da insegurança, do medo e da raiva, à luz de um tubo de TV" –Marcelo Coelho, jornalista – Folha de S. Paulo, 08-07-2015.
Não tem jeito!

“Não tem jeito. Não há o que fazer. Não nos ouvem. A bancada está acuada. E o Lula avalia que ainda não é o momento do confronto” - Devanir Ribeiro, deputado federal (PT-SP) – O Globo, 07-07-2015.

Acidente

“Quando alguém discorda de um comissário petista, ele insinua que isso é coisa de quem está a serviço de algum interesse antissocial. Já o tucano é mais elegante. Quando o sujeito discorda, ele explica de novo. Na sua última convenção, o PSDB apresentou-se pronto para assumir o governo, como se a derrota eleitoral do ano passado tivesse sido apenas um acidente. Melhor explicado, seria revertido” – Elio Gaspari, jornalista – Correio do Povo, 08-07-2015.

Padre Eterno

“À primeira vista, o PSDB estaria na situação do Mr. Jones da canção de Bob Dylan: "Alguma coisa está acontecendo aqui, mas você não sabe o que é". Essa hipótese é benigna, porém implausível. O tucanato sabe o que está acontecendo e quer mudar o país à sua maneira, com Eduardo Azeredo entre os convidados de honra e Cristiane Brasil na tribuna. Age como se tivesse recebido do Padre Eterno um mandato para governar o país. Replica a soberba de Lula e do comissariado petista ao solidarizarem-se com os mensaleiros” – Elio Gaspari, jornalista – Correio do Povo, 08-07-2015.

Clique

“O mandato da doutora Dilma não pode ser desligado por um clique do Tribunal de Contas da União ou do Tribunal Superior Eleitoral. No primeiro caso, o parecer do TCU precisa passar pelo rito da Câmara e do referendo de seu plenário. No segundo caso, basta que um ministro do TSE peça vista do processo para que o julgamento seja paralisado. Mesmo que quatro dos sete ministros antecipem seu votos condenando o governo, a sentença estará bloqueada. Sem crise institucional, as coisas funcionam desse jeito. Com crise, o que há é a crise” – Elio Gaspari, jornalista – Correio do Povo, 08-07-2015.

Alerta geral

"O discurso do senador José Serra na convenção do PSDB, no domingo, gerou a indignação de integrantes da bancada na Câmara. Os tucanos votaram contra o ajuste, a favor de que os aposentados sejam reajustados pelo mínimo e pelo aumento dos funcionários do Judiciário. Serra disse que é preciso resistir à “tentação” de aprovar “loucuras fiscais irreversíveis”" - Ilimar Franco, jornalista - O Globo, 07-07-2015.

Mercado livre

“O governo Dilma Rousseff discute medidas para incentivar a venda de planos individuais de saúde no país. Empresas privadas pressionam setores da administração para que o reajuste de preços desses planos, hoje controlado, seja liberado. Alegam que só assim seriam estimuladas a aumentar a oferta dessa modalidade de serviço” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 08-07-2015.

Alta cúpula

“Hoje deve ocorrer mais uma reunião na Casa Civil, em Brasília, para tratar do tema. Devem participar integrantes da cúpula do Ministério da Saúde e o presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde), José Carlos de Souza Abrahão” –Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 08-07-2015.

São Paulo insurgente

“Para Joaquim Levy, o que lhe aconteceu domingo na Churrascaria Rodeio, em São Paulo, é, felizmente, “algo impensável no Rio”. Ele passou por baita constrangimento com um cidadão colérico, que, sob aplausos, gritava que este governo tem pelo menos o Levy “para salvar a gente, porque o resto é só bandido” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 07-07-2015.

Fonte: IHU Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário