quinta-feira, novembro 27, 2014

Frases do dia 27/11/2014: Coletânea IHU Online


Moderador de apetite

“Dilma Rousseff desistiu de nomear oficialmente hoje Kátia Abreu (Agricultura) e Armando Monteiro (Desenvolvimento) para deixar claro que eles integram a cota política, e não técnica, do novo governo. A presidente quis evitar que o PMDB alegasse que a senadora será parte da equipe econômica e pedisse outras cinco pastas para manter seu quinhão na Esplanada. Assim, Dilma, que convidou Kátia há nove dias, deixará a aliada por tempo indefinido sob ataque do PT” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 27-11-2014.

Leme

“De um aliado de Dilma sobre a marcha lenta da reforma ministerial: "É como canta Paulinho da Viola: faça como um velho marinheiro, que durante o nevoeiro leva o barco devagar" – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 27-11-2014.

Moeda

"Mantega é a URV, e Levy é o Real: a URV vai caindo em desuso aos poucos e, quando o Real chegar, todo mundo vai achar ótimo" - um auxiliar presidencial sobre o duplo comando da economia na troca de Guido Mantega para Levy –Folha de S. Paulo, 27-11-2014.

Tensão

“Nas bancadas petistas do Senado e da Câmara a tensão é alta. Na reunião da primeira, Gleisi Hoffmann rebateu crítica de Lindbergh Farias à escolha, para a Agricultura, da senadora Kátia Abreu, líder do agronegócio: "Ela foi a única liderança do agronegócio que apoiou a presidente e reconheceu o que o governo fez, enquanto os outros ficaram com Aécio" – Janio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 27-11-2014.

Duas pontas

“O agronegócio faz política nas duas pontas. Na campanha de Lula, o lulista foi Roberto Rodrigues, que também ganhou o Ministério da Agricultura. Na última eleição, ficou com Aécio” – Janio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 27-11-2014.

PT em pé de guerra

“A maioria do PT está irada com o Ministério que a presidente Dilma está montando. A principal tendência, a CNB, está levando um chega para lá. A Democracia Socialista e a Mensagem, alas à esquerda, são as preferidas na montagem do novo governo. São da DS Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), Carlos Guedes (MDA), o secretário do Tesouro, Arno Augustin, e o presidente da CEF, Jorge Hereda” - Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 27-11-2014.

Um governo da DS

“A sala do presidente do PT, Rui Falcão, na sede, em Brasília, é um muro de lamentações. E os muxoxos pelos cantos vão dar a tônica na reunião do Diretório Nacional dos petistas na sexta-feira, em Fortaleza. A Mensagem e a DS têm o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) e podem ter, na cota do governador Fernando Pimentel, o deputado Reginaldo Lopes. E atua com a DS o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana. “A Dilma é da Mensagem. O bunker da DS é o Rio Grande”, explica um deputado lulista. Para virar o jogo, a CNB faz várias conversas de emergência. Eles não entendem a matemática da presidente Dilma. Cinco deputados pesam mais do que 65” - Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 27-11-2014.

Um pouco de atenção

“Eduardo Suplicy (PT-SP) tenta há mais de um ano uma audiência com Dilma Rousseff para falar da transição do Bolsa Família para um programa de renda básica de cidadania, bandeira do senador. "Sugeri nomes de 70 especialistas para um grupo de trabalho que poderia analisar o tema", diz ele, que mandou mais uma carta à presidente com o pedido. A primeira foi enviada em meados de 2013” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 27-11-2014.

Fonte: IHU Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário