segunda-feira, setembro 15, 2014

Frases do dia 1509/2014: Coletânea IHU Online


Água

"Muitas de nossas preocupações com recursos naturais não serão com petróleo, mas com água. Há substitutos para o petróleo, mas não há substitutos para a água" - Peter Gleick, diretor do Pacific Institute, uma ONG da Califórnia que há 27 anos vem tratando dos problemas da água e do clima – Folha de S. Paulo, 15-09-2014.

Ferramenta preciosa

"Quando a água se tornar escassa e passarmos a tarifá-la apropriadamente. Preços são uma ferramenta valiosa para educar as pessoas sobre o valor da água"- Peter Gleick, diretor do Pacific Institute, uma ONG da Califórnia que há 27 anos vem tratando dos problemas da água e do clima – Folha de S. Paulo, 15-09-2014.

Barato

“Água continua a ser o serviço mais barato que pagamos. Eu pago muito pela minha água, mas é menos do que pago por eletricidade, celular, TV a cabo, internet, e provavelmente é a coisa mais importante que uso. Se você acordar de manhã, abrir a torneira e não sair nada dela, aí você entenderá o valor da água” - Peter Gleick, diretor do Pacific Institute, uma ONG da Califórnia que há 27 anos vem tratando dos problemas da água e do clima – Folha de S. Paulo, 15-09-2014.

A nova cruzada

“Uma ala conservadora da Igreja Católica deflagrou ofensiva contra Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB). Panfleto do grupo Pró-Vida, com sede em diversos Estados, inclui seus partidos entre "os doze fatais" que "ameaçam o futuro do país". Sem citar as presidenciáveis, o texto afirma que todo candidato do PT trabalha pela descriminalização do aborto e que o PSB quer extinguir escolas ligadas à igreja. Segundo envolvidos, o grupo quer distribuir um milhão de cópias no Nordeste” – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-09-2014.

Santinhos

"Ao menos três bispos, de São Paulo, Rio e Goiás, têm ligação com o Pró-Vida. Dom João Wilk, de Anápolis (GO), onde panfletos já foram distribuídos, diz que a Diocese não tem responsabilidade pelo texto, mas afirma conhecer o documento" – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-09-2014.

Filme antigo

"Em 2010, dom Luiz Gonzaga Bergonzini, bispo emérito de Guarulhos (SP), pregou o boicote a Dilma e rodou 2,1 milhões de panfletos contra o aborto. A CNBB criticou a ação. O religioso morreu há dois anos" – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-09-2014.

Papa-hóstia

“O tucano (Aécio) aposta no debate da CNBB, na terça, para reforçar os laços com o eleitorado e o clero católico. Dilma já teve atritos com a igreja e Marina enfrentaria resistência por ser evangélica da Assembleia de Deus” – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 13-09-2014.

Santo de casa
“O debate dos bispos em Aparecida (SP) será o único com oito candidatos ao Planalto. O nanico José Maria Eymael (PSDC), que se apresenta há anos como "um democrata cristão", também foi convidado” – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 13-09-2014.

Tô fora

"Além de PT e PSB, o panfleto do Pró-Vida recomenda que os católicos não votem em outros partidos de esquerda, como PCB e PDT. O PSDB não está na lista. A campanha do tucano Aécio Neves afirma não ter vínculo com o grupo" –Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-09-2014.

Pastoral

"Marina quer usar o debate que a CNBB organiza amanhã para afastar a ideia de que pretenda encerrar programas sociais tocados pelo governo do PT, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida" – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-09-2014.

Só no Brasil

“A influencia da religião numa hipotética administração Marina é discutível. Não se imagina que o bispo Malafaia e outros bispos evangélicos teriam o mesmo poder no governo que tiveram sobre a redação dos princípios da candidata, obrigada a mudar alguns para não desagradá-los. E o que significaria termos um governo evangélico em vez de um governo católico ou umbandista? Obscurantismo por obscurantismo, daria no mesmo. Outra excentricidade do momento – sob a rubrica “Só no Brasil” – é o fato de a candidata mais revolucionária nestas eleições ser ao mesmo tempo a mais conservadora” – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 15-09-2014.

Definidos

“Pela experiência de outras eleições, a essa altura, 70% dos votos estão definidos. Estão em jogo 5%. A abstenção, os nulos e brancos têm sido de 25%” - Antônio Lavareda, cientista político – O Globo, 14-09-2014.

Idealista

“A esquerda é filha da filosofia de Hegel: só poderia ser idealista. Isso é algo que os marxistas tentam negar, quase como negassem o próprio pai, da mesma forma que Marx negava seus pais judeus. É um problema quase psicanalítico. O marxismo é pura metafísica: a ideia de que a história tem algum sentido, que o espírito é produzido pelas relações econômicas, o que cria uma espécie de matemática que leva a um espírito puro, produtivo, livre, não alienado. É uma mistura de Hegel com Rousseau” – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Zero Hora, 14-09-2014.

Ateu

“Permaneço filosoficamente ateu, não sou religioso, mas sempre digo que a ideia de Deus é uma ideia elegante, acho interessante a possibilidade de existir um ser como esse, acho que o universo ficaria mais interessante, no sentido de ter alguma inteligência com algum tipo de projeto” – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Zero Hora, 14-09-2014.

Ideia elegante

“Quando reafirmo a elegância da ideia de Deus, quando vejo alguns comportamentos absolutamente generosos e tenho a impressão de que são milagres, estou fazendo uma crítica ao ateísmo militante. Acho que todo ateu deveria ser blasé. Isso de se achar mais inteligente por ser ateu me parece o problema de quem tem 14 anos e fica brigando com o pai” –Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Zero Hora, 14-09-2014.

Personagem

“Acho a tradição teológica admirável, e a Bíblia, um livro muito sábio, com discussões muito ricas sobre natureza humana. Já cheguei a afirmar que Deus é o maior personagem da literatura ocidental” – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Zero Hora, 14-09-2014.

Lição de paz

“O arcebispo Desmond Tutu conta em "O Livro do Perdão - Para Curarmos a Nós Mesmos e o Nosso Mundo" (ed. Valentina) como superou o apartheid. "A África do Sul não teria tido futuro sem o perdão. Nossa revolta e busca por vingança teriam sido a nossa ruína. Isso é verdade tanto no plano individual quanto no coletivo." A obra, escrita com a filha Leah, será lançada no Brasil em outubro” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-09-2014.

Fonte: IHU Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário