sexta-feira, novembro 24, 2017

PMPE e Japão firmam parceria para implantar o Sistema Koban de policiamento comunitário

Policiais japoneses visitaram o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, e o comando da PMPE, a fim de trocar experiências em polícia comunitária (Fotos: PMPE)


O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, e o subcomandante geral da Polícia Militar, coronel André Cavalcanti, receberam, nesta segunda-feira (20/11), uma delegação japonesa que veio ao Estado para ajudar a implantar o Sistema Koban de policiamento comunitário. O projeto chega a Pernambuco graças a um acordo de cooperação da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Na SDS, os policais japoneses foram recebidos no gabinete do secretário. No Quartel do Derby, sede da PMPE, reuniram-se com o coronel Cavalcanti, que assegurou que todos os níveis de comando estarão representados no seminário que vai fechar o intercâmbio dos japoneses, ao final do mês de estágio prático.

Durante um mês, o policial japonês Tsoyoshi Onozato fará o acompanhamento do trabalho da PMPE no Recife e em Caruaru, orientando o efetivo local para adequar-se ao Sistema Koban. Ele será ciceroneado em terras pernambucanas pelo major José Cícero de Oliveira Júnior, um entusiasta do programa. “É um processo de retomada. De nada adiantaria a gente montar qualquer coisa para mostrar para os japoneses”, contou o oficial pernambucano, dizendo que o momento é de aprendizado.

Para Onozato, o primeiro passo para o sucesso da iniciativa em Pernambuco já foi dado, que é a forma transparente de apresentar os problemas das segurança local. “Sem essa honestidade, por mais que a gente queira ajudar, não daria certo”, disse o policial, agradecendo também pela maneira com a qual vem sendo recebido pelos anfitriões.

Enquanto Onozato estará em Pernambuco orientando os policiais, a Senasp vai enviar para o Japão, na próxima sexta-feira, representantes de 15 Estados brasileiros. De Pernambuco, o escolhido é o major Alex Bezerra. Junto com os demais, ele fará o curso de operador do Sistema Koban, só retornando no dia 9 de dezembro.

Também participaram da reunião de ontem, no Derby, o diretor da JICA no Brasil, Akio Saito; o representante da SENASP, Luciano Ribeiro; a policial japonesa Hisami Ohashi, o diretor da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos, da PMPE, coronel Basílio; e o diretor adjunto da Diretoria Integrada do Interior 1 (que responde pela Zona da Mata e Agreste), coronel Reinaldo Mesquita.

SDS-PE
Com informações da PMPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário