sexta-feira, 2 de junho de 2017

Danilo Cabral indica Governo de Pernambuco ao Prêmio Darcy Ribeiro

Foto: Chico Ferreira

Nesta semana, o deputado Danilo Cabral (PSB) indicou o Governo de Pernambuco para concorrer ao Prêmio Darcy Ribeiro 2017. A premiação é realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados com o objetivo de contemplar pessoas e instituições cujos trabalhos merecem destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira.

Membro titular da Comissão de Educação, Danilo Cabral justifica a indicação do Governo de Pernambuco pelos expressivos avanços educacionais e o alcance transformador da educação pública no estado. Desde 2007, uma verdadeira revolução na educação vem ocorrendo em Pernambuco. “O que se constata é o investimento robusto e o foco permanente na educação pública e em sua capacidade de transformação social, com impactos positivos, sobretudo, na vida de crianças, adolescentes e jovens”, argumenta o deputado.
Essa realidade é confirmada pelo último resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado no ano passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (INEP/MEC). O IDEB 2015 alçou Pernambuco ao 1º lugar nacional no ranking da educação brasileira, com o melhor ensino médio do país. O salto foi grande, pois, em 2007, o estado ocupava a 21ª posição. Com relação à taxa de abandono, o resultado do IDEB 2015 também coloca Pernambuco em primeiro lugar do Brasil, com a menor taxa de abandono do ensino médio na rede estadual: 2,5%.

O levantamento do Movimento Todos pela Educação, divulgado em abril de 2017, também destaca Pernambuco com a maior taxa de aprovação no Ensino Médio do país, com o percentual de 88,8%, ficando na frente de São Paulo (87,5%) e Goiás (85,7%). De acordo com a pesquisa, de 2007 a 2015, Pernambuco registrou os maiores crescimentos em pontos percentuais nas taxas de aprovação dos anos finais do ensino fundamental (16,2%) e do ensino médio (18,7%). O Todos pela Educação revelou ainda que Pernambuco foi o estado que mais reduziu a distorção idade-ano para o ensino médio.

Diante desses bons resultados obtidos pelas escolas públicas estaduais de Pernambuco, o Governo do Estado se consolidou como o promotor da melhor educação pública do Brasil. O deputado Danilo Cabral defende que esses reconhecimentos são reflexos da ação governamental do Estado que, desde 2007, mantém atuação precisa na qualidade da educação, para todos e todas, com equidade, com foco na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e na perspectiva de uma educação inclusiva para a formação da cidadania.

Prêmio - A Comissão de Educação da Câmara Federal criou o Prêmio Darcy Ribeiro em 2002. A premiação consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga da Medalha Darcy Ribeiro a três pessoas físicas ou jurídicas, escolhidas pela Comissão de Educação dentre aquelas indicadas pelos deputados ou senadores. A entrega do prêmio desta edição 2017 aos vencedores está prevista para o dia 31 de outubro, em sessão solene, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF.

Deputado Federal Danilo Cabral (PSB-PE)
Assessoria de Comunicação


0 comentários:

Postar um comentário