sexta-feira, fevereiro 03, 2017

Petrolina: Em apenas 24 dias, mais de 5 mil toneladas de lixo foram retiradas das ruas

Números fazem parte do balanço do primeiro mês do programa Cidade Mais Limpa

Dentro da proposta de trazer um novo tempo para Petrolina, o prefeito Miguel Coelho definiu como prioridade da gestão a transformação da cidade, ainda nos primeiros 100 dias de governo. Por isso, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade foi lançado o programa Cidade Mais Limpa. Com uma estrutura composta por 44 trabalhadores, 1 retroescavadeira, 1 pá carregadeira e 6 caminhões caçamba, as equipes foram às ruas com a missão de recolher todo o entulho, resto de poda, móveis abandonados e demais resíduos que fossem encontrados.

Para dar conta de uma tarefa bem complicada, um cronograma foi elaborado a partir das demandas da comunidade. Inicialmente, a ideia era atuar nos 5 pontos de descarte de lixo existentes na cidade, que ficam na Vila Eduardo, José e Maria, João de Deus, Quati e Centro. O problema, é que além de outras regiões dessas localidades, muitos outros bairros que não vinham recebendo atenção há muito tempo careciam de atenção diante de visível sujeira. Com garra, empenho e muito trabalho, inclusive à noite e aos domingos, foi possível estender o mutirão de limpeza até os bairros São Gonçalo, Gercino Coelho, João de Deus, Nova Vida, Loteamento Nova Iorque, Cohab Massangano, Areia Branca e Jatobá, onde foi realizada a limpeza da lagoa depois que peixes apareceram mortos no local.
RESULTADOS

Diante de uma demanda tão grande, os números do primeiro mês do programa Cidade Mais Limpa, não poderiam ser diferentes. Em apenas 24 dias, mais de 5 mil toneladas de lixo foram retiradas das ruas da cidade. Além disso, por onde o mutirão passou, também foram realizados serviços de varrição, raspagem, capina, poda de árvores e pintura de meio-fio.

COLABORAÇÃO

Como se sabe, lixo não se produz sozinho. Infelizmente, pessoas insistem em descartar todo tipo de material em qualquer lugar, inclusive pouco tempo depois da realização da limpeza. Ao longo do mês de janeiro, não raro, as equipes de limpeza ainda se depararam com muita sujeira, não só nas ruas ou áreas públicas, como também em terrenos particulares. Nestes, os proprietários já estão sendo notificados a limpar e, pelo menos, cercar suas áreas, sujeitos a multa. Mas além da consciência de se manter uma área em condições adequadas, ainda é necessário contar com a colaboração da comunidade no que diz respeito e não sujar as vias públicas.

Texto: Felipe Pereira - AsCom Prefeitura de Petrolina
Fotos: Ivaldo Reges e Felipe Pereira/Prefeitura de Petrolina/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário