sexta-feira, janeiro 25, 2019

Tragédia - Barragem da Vale se rompe em Brumadinho (MG); bombeiros estão mobilizados

Imagens mostram o rompimento da barragem em Brumadinho — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação; Reprodução/Google Earth
Casas ficam embaixo da lama após rompimento de barragem — Foto: TV Globo

Equipes do Corpo de Bombeiros estão mobilizadas para atender a ocorrência do rompimento de uma barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A informação foi divulgada no início da tarde desta sexta-feira. Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros de Contagem, que atende o município, há vítimas e várias viaturas estão a caminho do local, além de cinco helicópteros. Por volta das 14h, dois homens feridos foram levados por um helicóptero ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII - não há, contudo, atualizações acerca do estado de saúde deles. O centro médico informou que acionou o plano de catástrofe, e fará, desta forma, atendimento exclusivo às vítimas do rompimento na área de emergência.

A barragem que rompeu seria a de Mina do Feijão, que pertence à Vale. Ainda segundo informações do Corpo de Bombeiros, a mineradora informou que apenas a área interna foi atingida.

"A primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local", disse a Vale em nota.

A mineradora informou que acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. "A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade", disse em nota. A Vale se comprometeu ainda a continuar fornecendo informações assim que forem confirmadas.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) enviou na tarde desta sexta-feira a Brumadinho uma equipe com quatro pessoas, que vão fazer levantamento sobre o licenciamento ambiental e tomar outras providências após o rompimento da Barragem Córrego dos Feijões, da mineradora Vale. A equipe inclui dos técnicos do Núcleo de Emergências Ambientais e mais duas da Fundação Estação do Meio Ambiente.

O governo de Minas Gerais divulgou nota nesta sexta-feira informando que está sendo montada uma "força-tarefa" no local: uma equipe da Defesa Civil e do Batalhão de Emergências Ambientais estão com dois helicópteros trabalhando no atendimento das vítimas. Um gabinete estratégico de crise foi formado para acompanhar as ações. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, colocou também toda a equipe da Defesa Civil da capital à total disposição - cerca de 70 agentes.

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, o coronel Alexandre Lucas, que já coordenou o órgão em BH, também está se deslocando de Maceió (AL) para Brumadinho.

O ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles disse que uma equipe de emergência do Ibama já foi deslocada para a região. O ministro também ressaltou que, além do atendimento às possíveis vítimas, a preocupação é com a poluição nos rios da região em razão do rompimento da barragem. Com informações do portal de notícias G1.

Confira a nota da Vale na íntegra:

"A Vale informa que ocorreu, no início da tarde de hoje, o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho (MG). As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens.

A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade.

A companhia vai continuar fornecendo informações assim que confirmadas".

Por: Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário