segunda-feira, 9 de julho de 2018

Professores aprovados no concurso da educação em PE fazem protesto pela convocação imediata


Professores concursados da Educação fazem protesto na manhã desta segunda-feira (9), na Praça do Derby. Eles se concentraram no Derby em uma panfletafem para chamar a atenção da população para a contratação imediata dos aprovados e denunciaram que o estado estaria contratando professores temporários, mesmo tendo uma lista de espera de docentes que passaram no concurso público de 2016. Um total de 8 mil profissionais foram aprovados. Já foram convocados 3,5 mil aprovados e outros 4,5 mil continuam aguardando a chamada. 

De acordo com o presidente da comissão de aprovados, Kleber Vieira, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o Tribunal de Contas do Estado já emitiram decisão favorável aos concursados. "O TCE pediu para extingir os 1,2 mil contratados em 2016 e chamar os concursados. O MPPE entrou com Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que não haja mais contratos nem seleções nesse período. Mas a medida que não vem sendo respeitada", diz Kleber Vieira. Desde dezembro, nenhuma convocação foi realizada.

Atualmente, Pernambuco possui cerca de 14.788 professores e professoras trabalhando em regime temporário, o que significa 40% do corpo docente, segundo dados do Portal da Transparência. Mas existem professores concursados esperando convocação para diversos cursos técnicos, para intérpretes de libras, professores brasilistas, de Química e Biologia, Educação Física, Língua Portuguesa e Matemática. O concurso já foi prorrogado e tem prazo de validade até o final deste ano. Os concursados que participam do protesto seguem para o Homope, onde farão uma doação de sangue ainda nesta manhã.
A Secretaria de Educação do Estado (SEE) esclarece que todos os profissionais aprovados no último concurso público, dentro das três mil vagas ofertadas no edital, já foram convocados e já estão exercendo suas funções nas unidades de ensino da rede estadual. Portanto, o edital do certame, do ponto de vista legal, está integralmente cumprido.

A pasta diz ainda que houve a aprovação de candidatos além da quantidade divulgada no edital e que está sendo realizado um planejamento para uma convocação de mais profissionais até o final deste ano. A SEE informa também que uma reunião com os professores foi realizada no último dia 27 de junho de 2018 e que foram prestados todos esses esclarecimentos aos candidatos presentes.

Por Diário de Pernambuco


0 comentários:

Postar um comentário