sexta-feira, junho 09, 2017

Ponto a Ponto debate sobre saneamento básico e os reflexos na saúde

Foto: Divulgação/Ponto a Ponto

Ter saneamento básico é um fator essencial para um país poder ser chamado de desenvolvido. Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vidas das pessoas. Para tratar sobre saneamento básico e os reflexos na saúde, o Ponto a Ponto deste sábado (10) vai receber o coordenador de Comunicação do Instituto Trata Brasil, Rubens Filho. O programa é ancorado pela jornalista Monica Bergamo e pelo cientista político Antonio Lavareda e será exibido à meia-noite pela BandNewsTV. No domingo ganha reprise às 17h30.

Políticas públicas, indicadores e avanços no atendimento à população vão nortear o debate desta edição do semanal. Segundo pesquisa realizada, neste ano pela CNI, sobre indicadores de água e esgoto no Brasil, 83,3% das pessoas dizem ter atendimento com rede de água. Já 55,2% têm acesso ao serviço de coleta de esgoto e 42,7% explicam que o esgoto gerado é tratado.
Rubens Filho conta que foi criado um ranking pelo Instituto Trata Brasil, que é publicado anualmente, para analisar as 100 maiores cidades do país, no critério da melhor cidade para a pior quanto ao saneamento. “Atualmente, Curitiba é a primeira melhor capital no quesito saneamento básico (água e esgoto) e São Paulo aparece em segundo lugar. Curitiba já chega a 100% quanto ao tratamento de esgoto”, explica.

O coordenador de Comunicação do Instituto Trata Brasil ainda ressaltou que os piores índices, tanto de coleta de esgoto como de tratamento, encontram-se na região Norte abaixo dos 20%. Considerando o valor dos impostos pagos, para 90% da população a qualidade dos serviços públicos deveria ser melhor no Brasil. É o que mostra a pesquisa feita pelo IBOPE, em 2016.

Serviço:
Programa Ponto a Ponto - Saneamento básico e os reflexos na saúde
Dia: sábado (10)
Horário: À meia-noite
Reprise: Domingo às 17h30
Emissora: BandNewsTV

Assessoria de Imprensa Ponto a Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário