quarta-feira, novembro 05, 2014

Frases do dia 05/11/2014: Coletânea IHU Online

Ministro Gilmar Mendes

Fantasma

“Gilmar Mendes ergueu um fantasma para mutilar o poder de uma presidente que acaba de ser reeleita” – Elio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 05-11-2014.

Palanque ou tribunal?

“A tentativa de mutilação dos poderes constitucionais da Presidência está associada à ressurreição utilitária do projeto de emenda constitucional que estende para 75 anos a idade limite dos ministros. Assim, se Celso de Mello, Gilmar Mendes e Marco Aurélio quisessem permanecer no tribunal, bloqueariam três indicações de Dilma. A extensão da idade para a compulsória pode ser uma boa ideia. Empurrá-la agitando o fantasma bolivariano, além de contaminá-la, prejulga a conduta de outro poder da República. Coisa normal num palanque, não num tribunal” – Elio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 05-11-2014.

Cheque especial

"O PT entrou no cheque especial" – Luiz Eduardo Greenhalgh, fundador e integrante do PT histórico – Valor, 05-11-2014.

Partido vitaminado

“Lula trabalha para fortalecer o PT no segundo mandato de Dilma. Em conversas com companheiros de partido, avalia que, fragilizada desde 2005 com o processo do mensalão, a legenda precisa ganhar musculatura na atuação partidária e em novas lideranças. A estratégia passa pelo fortalecimento da bancada no Congresso, renovação da estrutura interna e ação nos Estados. Para isso, quer Gilberto Carvalho e Marco Aurélio Garcia na direção” – Mônica Bergamo, jornalista –Folha de S. Paulo, 05-11-2014.

Esquerda, volver

“Lula defende ainda buscar alianças mais à esquerda. E nessa conjunção de forças não descarta o PSB, que oficialmente apoiou Aécio Neves. Um dia após a eleição, Dilma conversou com lideranças pessebistas como Rodrigo Rollemberg, governador eleito do DF” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 05-11-2014.

Tucanos pelo impeachment

“A sede do PSDB de Brasília foi palco de reunião, ontem à noite, pelo impeachment da presidente Dilma. Ela foi convocada pelo deputado distrital Raimundo Ribeiro. “As provas do Petrolão virão. E aí, para conseguir o impeachment, temos que estar nas ruas”, bradou um tucano. A direção do PSDB tem negado apoio, mas a base está na rua. No sábado, participou de atos pró-impeachment onde haviam cartazes “SOS Forças Armadas” – Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 04-11-2014.

Arquivos apagados

A terra tremeu, ontem, na Transpetro, a subsidiária dos navios da Petrobras, por causa da licença de 31 dias do presidente Sérgio Machado, citado por Paulo Roberto Costa no esquema de corrupção da estatal. O que se dizia é que o conteúdo de computadores foi apagado, às pressas" - Ancelmo Gois, jornalista - O Globo, 04-11-2014.

Por falar em Petrobras...

"A Wikipedia, enciclopédia da internet, ficou bloqueada nos computadores da estatal desde setembro, quando o perfil de Paulo Roberto Costa foi alterado dentro da empresa, na campanha eleitoral. Agora, o acesso foi liberado" - Ancelmo Gois, jornalista - O Globo, 04-11-2014.

Sociólogos lançam livro sobre criminalidade

"Os sociólogos Luís Flávio Sapori e Gláucio Ary Dillon Soares lançam hoje em Belo Horizonte o livro "Por que cresce a violência no Brasil?" (Autêntica Editora e Editora PUC de Minas)" - Ancelmo Gois, jornalista - O Globo, 04-11-2014.

Social X Insegurança...

"Os autores destacam que "o mais intrigante é que a deterioração da segurança pública na sociedade brasileira está acontecendo paralelamente a significativos avanços nos indicadores socioeconômicos, especialmente a partir dos anos 2000." Para Sapori e Gláucio, a explicação "está relacionada mais a fatores internos do que a fatores externos ao país. São nossas próprias mazelas sociais que estão interferindo na dinâmica do fenômeno" - Ancelmo Gois, jornalista - O Globo, 04-11-2014.

Fonte: IHU Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário