sexta-feira, dezembro 01, 2017

Incra/PE realiza ação itinerante para atender assentamentos


O Incra no Pernambuco realizou o Incra Itinerante no município de Palmares, Zona da Mata Sul do estado. Ocorrida entre os dias 21 a 23 de novembro, a ação teve como objetivo levar parte da estrutura da autarquia até municípios próximos aos assentamentos, oferecendo acesso a serviços demandados pelos beneficiários da reforma agrária.

A atividade, idealizada pela Divisão de Desenvolvimento do Incra/PE, foi realizada na sede do núcleo operacional de assistência técnica Palmares I. Entre os serviços prestados, teve assinatura de contratos de crédito, atualização cadastral de beneficiários e notificação e regularização de bloqueados com indícios de irregularidades apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Os assentados foram atendidos por chefes de divisões e técnicos do Incra/PE, que também tiraram dúvidas dos beneficiários que moram muito longe da superintendência, localizada na capital Recife.
Segundo os servidores da autarquia que participaram da ação, a demanda de serviços superou as expectativas.

Para o superintendente regional do Incra/PE, Heliodoro Daltino, a ação é uma via de mão dupla, já que os beneficiários poupam tempo e dinheiro com o deslocamento, além de ajudar a superintendência a executar suas metas. “Com os assentados regularizados e sem pendências junto à autarquia, podemos cada vez mais cumprir nosso dever com a reforma agrária e titular os trabalhadores que estão esperando por isso”, afirmou.

O agricultor Eronildo Martins, morador do assentamento Governador Miguel Arraes, no município de Catende, contou que aproveitou a oportunidade para incluir a sua esposa na lista de beneficiários, economizando R$ 400 de viagem. “A distância nos fez desistir muitas vezes de ir até o Incra fazer uma coisa tão simples”, disse.

Durante os três dias de ação, o Incra atendeu 358 beneficiários e prestou 564 serviços. O público atendido é parte das 5 mil famílias assentadas na região de Palmares I e II e Jaqueira. “Nossa pretensão é que aconteça o Incra Itinerante pelo menos uma vez por mês em diferentes municípios em 2018”, anunciou Charles do Emery, chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra/PE.

Próxima ação

Mais uma edição do Incra Itinerante acontecerá de 4 a 8 de dezembro no município de Iguaraci e abrangerá outras cidades, como Ingazeira e Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. A ação beneficiará nove assentamentos da região.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário