quinta-feira, julho 20, 2017

Petrolândia: Drª Joane Barboza fala sobre prevenção e tratamento do câncer de mama em entrevista a Assis Ramalho na Web Rádio Petrolândia (áudio)



A enfermeira Joane Barboza, da Petroclínica - consultórios de especialidades em Petrolândia - foi entrevistado pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, na manhã desta quarta-feira (19), no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista, entre outros assuntos, a profissional fez explicações sobre o câncer de mama, causas e diagnóstico. Segundo tipo de câncer com maior incidência na população feminina de todo o mundo, o de mama possui mais de 95% de chances de cura se diagnosticado precocemente. 

Disse ainda que o auto-exame continua sendo muito importante para as mulheres na detecção precoce do câncer de mama, mas que os homens também devem ficar atentos a qualquer alteração de forma ou volume da mama. 'Homens também sofrem com câncer de mama e precisam fazer autoexame'', diz Joane Barboza, acrescentando que o uso de anabolizantes, principalmente por jovens que querem ganhar massa muscular em academias,  torna maior a tendência de desenvolver o câncer.

Na entrevista, Joane Barboza respondeu perguntas de ouvintes enviadas ao programa por app de mensagens. Um das perguntas foi sobre a opinião da enfermeira sobre a atitude de Angelina Jolie, atriz norte-americana que anunciou ter-se submetido a mastectomia dupla (retirada de ambas as mamas) para reduzir as chances de desenvolver a doença, devido ao histórico familiar de predisposição ao câncer.

''Realmente foi um caso muito radical, mas foi uma escolha pessoal. Ela encontrou uma equipe que concordou em retirar a mama por completo, então está tudo certo. Mas foi radical'', disse.

Confira abaixo mais perguntas, respondidas por Joane Barboza na entrevista (o áudio está disponível abaixo).

*O que é mamografia?
*Quando a mamografia de rotina deve ser iniciada?
*Antes dos 40 anos, que exames são aconselhados?
*E se houver histórico de câncer de mama na família?
*Por que a mamografia aperta tanto os seios?
*A ressonância magnética não seria a melhor opção?
*A mamografia reduz a mortalidade por câncer?
*O que pode ser feito para a doença ser prevenida?

Clique aqui para ouvir a entrevista>Joane Barboza esclarece sobre câncer de mama e exame de mamografia

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário