terça-feira, 19 de julho de 2016

Atração da Lua e do Sol contribui para causar terremotos, revela estudo


Cientistas do Serviço Geológico dos EUA determinaram que a atração gravitacional da Lua e do Sol podem causar terremotos de baixa frequência na Falha de Santo André, o que permite prever grandes sismos.

A Falha de Santo André, que se estende ao longo de quase 1.300 quilômetros pela costa da Califórnia, é uma formação geológica entre duas placas tectônicas. Ela acumula a tensão criada pelo movimento dessas placas ao longo do tempo e, eventualmente, provoca atrito. A última vez que isso aconteceu foi em 1906, provocando mais de 300 mil feridos e desabrigados na costa ocidental norte-americana.

Para os pesquisadores do estudo, esses tremores de terra parecem ser desencadeados pela gravitação, que “comprime e estica” a crosta da Terra.

Como foi observado por Nicholas van der Elst, um dos autores do estudo, os tremores são mais intensos durante as duas semanas da Lua Crescente: "Quando a Lua está ‘puxando’ na mesma direção em que a falha está deslizando, isso faz com que a falha deslize mais rápido”.

Como os terremotos geralmente tem epicentro mais profundo e os tremores reverberam para outras regiões, essa informação pode ser útil para prever a ocorrência de possíveis abalos sísmicos em outros locais, explica o sismólogo e coautor do estudo David Shelly.

Agência Sputinik/Agência Brasil


0 comentários:

Postar um comentário