segunda-feira, julho 18, 2016

Após mudanças na fiscalização, aeroportos registram longas filas


Na manhã desta segunda-feira (18), aeroportos brasileiros registravam longas filas após a entrada em vigor dos novosprocedimentos mais rigorosos de fiscalização de passageiros e babagens. A mudança, que vale para voos nacionais e internacionais em todos os aeroportos brasileiros, foi tomada para aumentar a segurança dos viajantes e não tem prazo para acabar.

(Confira o que mudou no final da reportagem)

As companhias aéreas orientam que os passageiros passem a se apresentar para o check in com uma antecedência de pelo menos 1h30 antes do horário de partida do voo. Em São Paulo, mesmo seguindo a recomendação das empresas, alguns passageiros perderam o voo no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul.

Da 0h às 11h desta segunda-feira, balanço da Infraero mostrava que, do total de 603 voos domésticos programados no país, 15 estavam atrasados (2,5%). Nos voos internacionais, não eram registrados atrasos.

Antes das novas regras começarem a valer, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) havia informado que seriam tomadas medidas para evitar possíveis filas, mas, na ocasião, não detalhou os procedimentos previstos. Nesta segunda a agência foi procurada pelo G1, mas ainda não se pronunciou.

Confira a situação dos aeroportos:

Bahia
Passageiros do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA), não enfrentam filas na manhã desta segunda-feira (18), mesmo após as mudanças que tornaram as inspeções mais rigorosas em todos os aeroportos brasileiros. O movimento é tranquilo no local, sem registros de tumultos ou reclamações de atrasos nos voos.

Distrito Federal
A determinação da Anac de aumentar a fiscalização em voos nacionais gerou filas na passagem pelo raio X no aeroporto de Brasília nesta segunda-feira (18). No entanto, segundo a Inframerica, o consórcio que administra o terminal, não foi registrado atraso ou cancelamento de voos até a publicação desta reportagem.

Minas Gerais
De acordo com a BH Airport, empresa que administra o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a ampliação nos procedimentos de vistoria dos passageiros não impactou os voos do terminal na manhã desta segunda-feira (18). No Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, localizado em Belo Horizonte, há dois voos previstos para o período da noite e, segundo a Infraero, as novas regras de inspeção são seguidas.

Pará
No Aeroporto Internacional de Belém, não foram registrados atrasos nem filas de passageiros. Pela manhã, não há grande movimentação de voos.

Paraná
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, também realiza a inspeção mais rigorosa dos passageiros. No inicio da manhã desta segunda-feira, houve fila um pouco maior do que o habitual, entretanto, nada que comprometesse a operacionalidade. Em média, 17 mil passageiros passam pelo terminal diariamente.

Pernambuco
Os passageiros enfrentaram filas no salão de embarque do Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre, no Recife. A espera foi considera um pouco maior do que em dias normais.

Rio de Janeiro
Os passageiros que embarcavam no aeroporto Santos Dumont enfrentaram filas no momento de inspeção da bagagem no início da manhã desta segunda-feira (18), por conta da determinação da Anac para que o procedimento de revista seja intensificado.

As filas aconteciam por volta das 7h. Posteriormente, a situação foi normalizada.

Rio Grande do Sul
O Aeroporto Salgado Filho chegou a registrar filas entre as 5h30 e 6h devido às mudanças nos procedimentos de verificação de segurança. No entanto, a situação foi normalizada e não foram verificados atrasos ou cancelamentos por conta do novo procedimento.

São Paulo
Os passageiros do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, enfrentaram longas filas na manhã desta segunda-feira (18) após mudanças que tornaram as inspeções mais rigorosas em todos os aeroportos brasileiros. Por volta das 8h15, a fila para passar a bagagem no raio-x chegava ao saguão do aeroporto, próximo à escada rolante. Até as 10h, cinco voos atrasaram.

Sergipe
Segundo o superintendente da Infraero em Sergipe, Luiz Alberto Bittencourt, as novas regras não causaram impacto no movimento do aeroporto Santa Maria, em Aracaju. Os procedimentos de segurança estão sendo realizados normalmente.

Balanço da Infraero
Os atrasos ocorriam nos aeroportos de Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (PR), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), São Paulo (Congonhas) e Uberlândia (MG).

Em São Paulo, dos 90 voos programados, 8 estavam atrasados (8,9%) e um havia sido cancelado.

Confira os procedimentos que devem ser intensificados, segundo a Anac:

- Revista física
Todos os passegeiros estão sujeitos a passar por uma revista física, feita por um agente do mesmo sexo. Isso pode ser feito de forma aleatória, ou seja, mesmo que não tenha sido disparado o alarme do equipamento de raios X. De acordo com a Anac, a revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e do agentes, e com presença de testemunha.

Crianças também podem ser submetidas à revista física, segundo a Anac. A idade mínima, no entanto, não foi informada por "questões de segurança", segundo o órgão.

Se o passageiro se negar a passar por revista física, caso seja solicitado, ele não poderá acessar a área de embarque do aeroporto.

- Notebook
Os passageiros terão que tirar computadores portáteis e outros dispositivos eletrônicos de dentro das malas e mochilas. Antes, segundo a Anac, a medida só era obrigatória para os voos internacionais.

De acordo com a agência reguladora, a presença do notebook dificulta a visualização dos demais itens no interior da bagagem durante a inspeção pelo equipamento de raios X.

- Abertura de bagagem
Os passageiros também podem ter de abrir as bagagens de mão para que os agentes façam a inspeção dos objetos. Isso pode ser solicitado no momento da passagem pelo equipamento de raios X.

Se o passageiro se recusar a abrir a bagagem de mão, ele ficará proibido de entrar na área de embarque do aeroporto.

Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário