terça-feira, setembro 16, 2014

Petrolândia: Praia do Sobrado sofre os efeitos da estiagem e redução de vazão das represas

Fotos: Lúcia Xavier


Água em fuga: Acima, a praia no dia 14 de setembro. Abaixo, o mesmo local no dia 17 de agosto.


No domingo passado (14), visitamos a praia do Letreiro do Sobrado, no sítio do mesmo nome na zona rural de Petrolândia, às margens do lago da represa de Itaparica (Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga). Cartão postal da cidade, a paisagem idílica está se transformando em um cenário árido devido à estiagem prolongada e à redução da vazão da represa de Sobradinho.

Apesar de a paisagem estar bastante desprovida de seu principal atrativo - a água - a praia ainda é um local bastante procurado pelos banhistas. A estrada até o Sobrado está transitável, o acesso e estacionamento foram ampliados com a remoção de arbustos e colocação de piçarra e pedregulhos para evitar o atolamento de veículos na areia fina. Foram plantadas mudas de árvores com grande potencial de sombreamento, em lugar dos arbustos de pequeno porte ali existentes.

Placas com os dizeres "é proibido colocar lixo neste local" também foram instaladas na área pela Prefeitura, a pedido da ABAMA-Associação dos Beneficiários do Assentamento Miguel Arraes. Umas das placas estava caída e foi recolocada pelo presidente da associação, Juracy da Cruz, que também se dedica à regar as mudas. O assentamento da ABAMA deverá ser construído a poucos quilômetros da praia do Sobrado, por isso os futuros moradores da área pretendem zelar pelo local, para evitar sua degradação.

Após a visitação à praia e ao Sobrado, nos dirigimos ao futuro assentamento da ABAMA, para o almoço na casa de dona Elita e Toinho, primeiros beneficiários a iniciar a construção de moradia naquela localidade. apesar da falta de infraestrutura básica, como água e eletricidade.

Ver mais fotos:
>Visita à praia do Sítio Sobrado - 14/09/14
>Assentamento da ABAMA - 1ª casa em construção

Notícias relacionadas:
>Alunos do Curso de Segurança no Trabalho visitam o Sobrado em projeto escolar
>Petrolândia: 'Sítio Arqueológico Letreiro do Sobrado', o patrimônio abandonado
Redação Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário