Especialista ressalta que as publicações geradas por estes têm grande potencial de influenciar o resultado das eleições
A menos de uma semana da votação do segundo turno, os robôs voltam a crescer nos debates políticos das redes sociais. Monitoramento on-line da Fundação Getúlio Vargas (FVG) mostra que, se houve retração das mensagens criadas por inteligência artificial no início do mês, desde a quinta-feira (11), elas foram impulsionadas. De sexta-feira a domingo, a movimentação se estabilizou, mas, nessa segunda-feira (22), as menções ao processo eleitoral geradas por bots retomaram fôlego. À 0h, eram 89; às 12h, 721, e, às 18h, 1.076.
Como ainda não foi feita a análise desses dados pela FVG-APP, é impossível dizer qual candidato recebeu mais menções de robôs. O relatório mais recente, referente ao período de 11 a 16 de outubro, identificou que 70,7% das publicações e dos compartilhamentos artificiais eram pró-Bolsonaro, com economia liderando os temas. Nesta segunda, referências a esse assunto feitas por inteligência artificial caíram 0,05%, e à educação cresceram 0,25% em relação ao domingo.