A fotografia é rara: é a única que já encontrei que mostra a estação com uma composição ferroviária no pátio. Notem que há uma outra foto, com a ponte que liga Juazeiro a Petrolina, construída rio acima na mesma época da foto. Não confundir Petrolina com Petrolândia. A reportagem falava mesmo era do rio São Francisco. (Folha da Manhã, 5/7/1959).
Eu achei uma fotografia da estação ferroviária de Petrolândia, em Pernambuco, divisa com Alagoas, em um jornal paulista (Folha da Manhã, hoje Folha de S. Paulo) de 1959. O curioso era que a foto mostra vagões da RFN - Rede Ferroviária do Nordeste - que na época já havia encampado a velha ferrovia de Paulo Afonso.
Esta linha era uma ferrovia isolada das outras e fora construída no início dos anos 1880 - mais exatamente foi inaugurada em 1883 - para ligar dois pontos do rio São Francisco onde, entre eles, não era possível a navegação por causa de uma série de cachoeiras e corredeiras ali existentes. O ponto final era a cidade de Piranhas, em Alagoas. A ferrovia durou até 1964 e não cruzava o rio São Francisco, percorrendo sempre sua margem esquerda. A maior parte da linha ficava em Alagoas.
Localização de Petrolândia em 1958, em mapa do IBGE: o município está na divisa tripla entre PE, BA e AL. A outra cidade hachurada à direita no mapa é Recife.
Não conheço a cidade, jamais fui lá, embora (pasmem), conheça a hidrelétrica de Paulo Afonso, próxima a Petrolândia e local que deu o nome à ferrovia. Visitei a usina com meus pais em 1965, um ano depois da extinção da ferrovia.