Dr. Clay Brites: análises equivocadas em relação à aprendizagem podem levar à reprovação e evasão escolar
Milhares de jovens sofrem ano após ano com a falta de diagnósticos precisos que esclareçam sobre suas dificuldades de aprendizagem. E um exame equivocado, por exemplo, pode resultar em preconceito, discriminação e uma autoimagem depreciada pela própria pessoa, é o que alerta o neuropediatra Dr. Clay Brites.
Segundo Brites, a falta de uma análise correta, por exemplo, pode levar crianças e adolescentes com doenças médicas e dificuldades severas de aprendizagem à ignorância ou à negligência destes problemas.
- Assim, castigos, restrições, desconfianças e deterioração do ambiente familiar e escolar podem ocorrer injustamente e ainda expor a criança precocemente aos riscos de reprovação,
bullying, evasão escolar e até delinquência – alerta.
Ele conta que já atendeu casos de pacientes diagnosticados equivocadamente. Esse perigo ainda expõe o erro a imensas desconfianças pela família e pela escola, além de provocar perda de tempo. Por exemplo, Clay diz que definir precocemente e inadvertidamente que um jovem tem dislexia, pode colocar os processos médicos em descrédito. “Temos a tendência a desacreditar esse tipo de abordagem, pois condições que sugerem este transtorno não significam que ele não possa desaparecer com intervenção precoce”.