sábado, agosto 26, 2023

Confira manchetes dos principais jornais do país neste sábado, 26 de agosto de 2023

 



















Na despedida de LUCIANO JUBA, SPORT perde para o ITUANO na ILHA DO RETIRO e se complica no G4 da SÉRIE B; veja os gols e a classificação atualizada

Uma despedida amarga. Na última partida de Luciano Juba, o Sport perdeu por 2x1 para o Ituano, na noite desta sexta-feira (25), na Ilha do Retiro. O duelo foi válido pela 25ª rodada da Série B do Brasileirão.

Os rubro-negros sofreram um apagão no início da partida e aos cinco minutos, os paulistas já haviam feito os dois primeiros gols. Com apenas 30 segundos, Iury cruzou na cabeça de Matheus Cardoni, que cabeceou para o fundo das redes. Apenas quatro minutos depois, Yann Rolim cruzou rasteiro e o lateral-direito Ewerton acabou mandando contra a própria meta.

No segundo tempo, o Sport ensaiou uma reação, quando o volante Ronaldo Henrique acertou um lindo chute de fora da área e diminuiu o marcador. Mas ficou por ai.

Com o resultado, o Leão se manteve na vice-liderança com 45 pontos, mas pode ver o Vitória abrir cinco pontos, caso vença o Atlético-GO, próximo domingo (27), em Goiânia. Para piorar a situação, o Sport pode cair para a terceira posição se o Novorizontino, que é o quinto com 42 pontos, vencer o CRB, este sábado (26), em Maceió.

Vale lembrar que esta foi apenas a terceira derrota rubro-negra jogando na Ilha do Retiro nesta temporada. Antes, os pernambucanos haviam perdido por 2x0 para o São Paulo, na Copa do Brasil, e por 2x1 para o Vitória, neste Brasileirão. Além disso, este foi o terceiro jogo consecutivo sem vitórias do Sport na competição, igualando a pior sequência que havia se repetido entre a 16ª e 18ª rodada.




Tendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como inspiração, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGISP) está explorando a viabilidade de instituir uma avaliação que harmonize os diversos concursos públicos realizados no Brasil. A líder do ministério, Esther Dweck, tem a intenção de apresentar essa proposta na sexta-feira, dia 25.

O novo formato incluiria perguntas abrangendo conhecimentos gerais e especializados nas áreas selecionadas pelos candidatos, adotando um formato de custo acessível, semelhante ao utilizado no Enem.

Ainda em análise O conceito de unificação dos concursos públicos será compartilhado com outros ministérios para receber sugestões e críticas.


Em meio ao aumento das mortes durante as abordagens realizadas por profissionais da segurança pública em Pernambuco, os policiais militares finalmente devem começar a usar as câmeras corporais. A corporação confirmou que, a partir de setembro, o efetivo do 17º Batalhão, com sede em Paulista, no Grande Recife, irá sair às ruas com o equipamento acoplado à farda.

O uso das chamadas bodycams, que gravam sons e imagens, é uma forma de identificar possíveis excessos cometidos em ações policiais e punir aqueles profissionais que não respeitam as leis. O equipamento se torna ainda mais relevante e necessário num período em que há escalada da letalidade policial em vários estados brasileiros - incluindo Pernambuco.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 69 mortes durante intervenções de agentes de segurança foram somadas em Pernambuco entre janeiro e julho de 2023. No mesmo período do ano passado, foram 51. Já em 2021, foram 43 mortes.

É importante enfatizar que esses óbitos ocorreram em ações realizadas por profissionais da segurança pública em geral, mas sobretudo por policiais militares.

Outro ponto importante: as câmeras também vão garantir que falsas denúncias de violência por parte da PM também sejam esclarecidas, ou seja, a tecnologia também vai ajudar o policial que trabalha de forma correta.


CPI do 8 de Janeiro| A apreensão do celular de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, desencadeou a revelação pela Polícia Federal de que um segurança ligado ao presidente Lula estava participando de um grupo de WhatsApp junto a militares ativos, nos quais se defendia a possibilidade de um golpe de Estado e se faziam ameaças direcionadas ao ministro Alexandre de Moraes.

O tenente-coronel André Luis Cruz Correia já foi exonerado do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). No entanto, a Polícia Federal divulgou essa informação após a quebra do sigilo telefônico de Mauro Cid, uma vez que o investigado era membro do mesmo grupo.

Aneel mantém bandeira verde em setembro e conta de luz segue sem taxa


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira, 25, que irá manter a bandeira tarifária verde acionada em setembro. Com a decisão, as contas de luz seguem sem cobrança adicional no próximo mês. A expectativa é de que a bandeira continue nesse patamar até o final deste ano.

A bandeira verde foi mantida devido às condições favoráveis de geração de energia no País. Os consumidores conectados ao sistema elétrico nacional não pagam taxa adicional nas contas de luz há mais de um ano. A bandeira verde está em vigor desde abril de 2022.

Em nota, o diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, ressaltou que a decisão é positiva e citou o início da consulta pública da proposta que prevê a redução dos valores das bandeiras em até 36,9%.

"Esta é a segunda notícia positiva da semana para o consumidor. A primeira foi o início da consulta pública que propõe reduzir o valor das bandeiras amarela em até 37%, a vermelha, patamar 1, em 31%, e a patamar 2, em quase 20%. As duas notícias indicam oferta abundante de energia e condições favoráveis de geração."

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia no País aos consumidores e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente por meio da "conta Bandeiras".

A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.

Blog de Assis Ramalho
Fontes das informações: Redação dos jornais deste sábado, 26 de agosto de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário