quarta-feira, abril 22, 2020

Segundo hospital provisório para pacientes com Covid-19 começa a funcionar no Recife

Hospital Provisório Recife 2 foi inaugurado para receber pacientes com coronavírus — Foto: Andréa Rego Barros/Prefeitura do Recife/Divulgação



O Hospital Provisório Recife 2 será aberto nesta quarta-feira (22). O início dos atendimentos estava previsto para a próxima segunda-feira (27), mas foi antecipado com o objetivo de desafogar os hospitais de referência de Pernambuco, que já têm mais de 90% de ocupação. O hospital de campanha municipal tem capacidade de 320 leitos de enfermaria e 100 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No entanto, a partir de hoje, apenas 50 leitos estarão disponíveis, sendo 30 de enfermaria e 20 de UTI.

Segundo o prefeito Geraldo Júlio, o Recife tem 123 pacientes internados nesses novos leitos criados pela Prefeitura, sendo 39 pacientes em UTI e 84 em enfermaria. "Logo no início da pandemia, a gente partiu para criação de novos leitos de UTI e enfermaria para atender os pacientes da Covid-19. Essa decisão se mostrou acertada porque 18 dias depois, nós já tínhamos pacientes internados em leitos que haviam sido criados após a decretação da pandemia, inclusive já temos pacientes que chegaram a ser entubados e que receberam alta", comentou.

Este é o quinto hospital de campanha da Prefeitura do Recife e fica localizado no bairro dos Coelhos, no Centro da capital. No local, serão atendidos apenas os pacientes encaminhados pela Central de Regulação, contribuindo para desafogar a rede de leitos de todo o Estado durante esta pandemia. A unidade dá continuidade à ampliação da capacidade de atendimento a pacientes da Covid-19 diante do número crescente de casos em todo o país.

Este é o maior hospital de campanha para enfrentamento da pandemia na cidade e foi erguido em 27 dias, ultrapassando a capacidade do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, e do Hospital Provisório Recife 1, na rua da Aurora, em Santo Amaro juntos. O Plano Municipal de Contingência Covid-19 prevê um total de sete hospitais de campanha municipais, com mais de mil leitos para pacientes infectados pelo novo coronavírus, sendo mais de 300 leitos de UTI com respirador.

Os 320 leitos de enfermaria e 100 de UTIs do Hospital Provisório Recife 2 serão administrados pelo Fundação Martiniano Fernandes, ligada ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). O funcionamento do Hospital Provisório será de forma gradual, até atingir o pleno funcionamento. No local, serão atendidos apenas os pacientes encaminhados pela Central de Regulação, contribuindo para desafogar a rede de leitos de todo o Estado durante esta pandemia.

A unidade estruturada pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife em antigos galpões na Rua Largo dos Coelhos tem uma área construída de mais de 8.000 m². Entre os equipamentos instalados na unidade estão respiradores pulmonares, raio-x, camas hospitalares, monitores de sinais vitais, desfibriladores cardíacos e outros que integram a aquisição de mais de dez mil equipamentos médico-hospitalares anunciada pelo prefeito Geraldo Julio, neste mês.

O hospital ainda conta com área segura para que os profissionais coloquem e tirem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de dormitório e refeitório para a equipe. As paredes internas do hospital de campanha dos Coelhos receberam adesivação com fotos de paisagens e intervenções gráficas, para levar um pouco de vida e de colorido às tradicionais paredes brancas dos hospitais.

Vagas na rede municipal de saúde : 819 leitos

- Hospital Provisório Recife 2 : 420 leitos (100 UTI)
Bairros dos Coelhos

- Hospital Provisório Recife 1 : 100 leitos de UTI e 60 de enfermaria
Rua da Aurora, Santo Amaro

- Hospital da Mulher do Recife (HMR) : 31 leitos de UTI e 34 de enfermaria
BR-101, s/n, Curado

- Hospital Evangélico de Pernambuco : 48 leitos de enfermaria
Rua Frei Jaboatão, no bairro da Torre

Unidades Provisórias de Isolamento (UPI)

- Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques : 38 leitos
Avenida Dois Rios, sem número, Ibura

- Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima : 42 leitos
Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, 6465, Casa Amarela

- Policlínica Amaury Coutinho : 41 leitos
Rua Iguatu, s/n, Campina do Barreto

Por Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário