domingo, novembro 27, 2016

Projeto Jovem Senador tem sua 6ª edição de 28 de novembro a 3 de dezembro

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Projeto Jovem Senado, do Senado Federal, terá sua 6ª edição este ano, de 28 deste mês a 3 de dezembro. Participam do projeto 27 "jovens senadores", estudantes selecionados por meio de concurso de redação, representando cada um dos estados brasileiros, que por uma semana vivenciam, em Brasília, as atividades do Senado, acompanhados de seus professores orientadores.

A agenda dos jovens senadores tem início com uma reunião de boas-vindas na segunda-feira (28) com a presença da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, do secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira, e do consultor-geral do Senado, Danilo Augusto Barboza de Aguiar. Nesse primeiro momento, os alunos e professores recebem as primeiras informações sobre o projeto e também como serão desenvolvidos os trabalhos dos jovens senadores na Casa.

No terça-feira (29), será realizada a solenidade de premiação dos estudantes por sua colocação no concurso de redação que os "elegeu"e, logo em seguida, sua "posse" no Senado, em solenidade no Plenário, marcada para as 11h. O evento terá a participação do Presidente do Conselho do Jovem Senador, Senador Eduardo Amorim (PSC-SE).

Após o evento, em solenidade contínua, os alunos fazem a eleição para a escolha daqueles que irão ocupar os cargos de presidente, vice-presidente e secretário da Mesa Jovem. Todos os jovens senadores podem se candidatar e os três escolhidos terão a responsabilidade de conduzir os trabalhos legislativos que irão desenvolver.

Depois de constituída a Mesa Jovem, os trabalhos legislativos têm início, sempre acompanhados pela equipe da Consultoria Legislativa do Senado Federal. Os alunos são divididos em comissões e todas as atividades são orientadas de modo que os jovens senadores possam atuar como se fosse, senadores, apresentando proposições, discutindo o formato legal e defendendo seus pontos de vista.

Os trabalhos serão encerrados na sexta-feira (3), com a discussão final no Plenário do Senado de todas as propostas apresentados durante os trabalhos. As proposições dos alunos tem a tramitação iniciada como sugestão, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e, se aprovadas, poderão tramitar como projeto de lei do Senado Federal.

Desde a primeira edição do projeto, em 2011, o 162 jovens senadores já apresentaram 42 sugestões legislativas e 38 estão em tramitação. A maior parte das proposições trata de temas nas áreas da educação e do meio ambiente. Três delas foram aprovadas no Senado Federal e já estão na Câmara dos Deputados desde novembro de 2014; o PLS 467/2012, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incumbir o sistema de ensino a identificar os estudantes de baixo rendimento e prover-lhes plano de recuperação; o PLS 185/2012, que assegura a presença de professores devidamente qualificados nas redes públicas de ensino; e PLS 426/2015, que dispõe sobre serviço de assistência a estudantes de ensino médio da rede pública para ingresso em cursos superiores e no mercado de trabalho. Os projetos estão especialmente voltados para solucionar os problemas que os próprios alunos enfrentam em sua rotina de estudante, na relação com a escola, com os profissionais da área e com a qualificação profissional para inserção futura no mercado de trabalho.

A lista completa dos vencedores do concurso de redação, agora jovens senadores, está no site www.senado.gov.br/jovemsenador. Mais de 6 mil professores atuaram como orientadores e mais de 282 mil estudantes em todo o país escreveram redações com o tema “Esporte: educação e inclusão”.

O primeiro lugar ficou com a redação “O esporte como agente transformador de pessoas e situações”, do aluno Dilson Gabriel Pieve, da Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola, do município de Três Pontas, no estado de Minas Gerais. Em segundo lugar, ficou a redação “Transformando pelo esporte”, da aluna Isabelle da Silva dos Santos, do Colégio Dom Pedro II, de Brasília, Distrito Federal. A terceira melhor redação foi “Garantir o acesso à prática esportiva é promover a cidadania”, da aluna Acsa Mendes de Albuquerque, da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra, do município de Macaparana, Pernambuco.

Os perfis dos alunos e dos professores orientadores, bem como os principais números de desempenho do Jovem Senador 2016 estão aqui disponíveis.

Abaixo, a relação de Jovens Senadores de 2016.

Estado Aluno Título da Redação Professor 

Acre Soraia de Freitas Barbosa A função do esporte Pedrinho Nascimento da Silva
Alagoas Ídia Gerônimo da Silva Do espírito olímpico à inclusão social João Oliveira de Lima Lopes
Amapá Ingrid Gabrielle Pastana Pereira Esporte, valores e justiça social Odiceia Maciel de Almeida
Amazonas Laura Lima Guedes O esporte é de todos Larissa Pollari Araújo
Bahia Marcos Paulo Jesus dos Santos Esporte: Poderosa Ferramenta Janine Araújo da Silva Guimarães
Ceará Ívyna Vaz Silva Borges Esporte: Um instrumento de inserção social Luciane Teixeira Bastos
Distrito Federal Isabelle da Silva dos Santos Transformando pelo esporte (2º lugar) Milton Tavares de Castro Junior
Espírito Santo Luciana Fim Grancieri O caminho para a inclusão social Maristela Salve
Goiás Tiago Pereira Souza Educação e inclusão: modalidades onde todos ganham Cleisimone Batista Silva
Maranhão Ester Sá Marciel O poder de transformação do esporte Rejane Ribeiro Maia
Mato Grosso Eduarda Judith Dias Jacome Silva O esporte como ferramenta social Cintia Barbara Zocolotto
Mato Grosso do Sul Guilherme Barreto Brandão Esporte: integração e construção de valores Elçia Tatiane Pazeto Puks Campos
Minas Gerais Dilson Gabriel Pieve O esporte como agente transformador de pessoas e situações (1º lugar) Luana Gomes Barbosa
Paraná Luiz Jefferson dos Santos Educação com inclusão: sonho de todo brasileiro Cláudia Antonia Alves de Oliveira
Paraíba Pedro Manoel de Souza Silva Neto Democratizar é oportunizar: direitos em campo, vidas em jogo Lusinete Lima Bezerra
Pará Ruan Magalhães Rodrigues Esporte: uma arma em favor da sociedade Lenilde Andrade Pinheiro
Pernambuco Acsa Mendes de Albuquerque Garantir o acesso à prática esportiva é promover a cidadania (3º lugar) Daniel Ferreira de Lima
Piauí Jennyfer Emanuelly de Sousa Ferreira No esporte, somos todos iguais Josefa Elciana de Jesus Sousa
Rio Grande do Norte Nicolle Ohana Alves Marques Esporte: ferramenta inclusiva educacional Ana Paula do Nascimento
Rio Grande do Sul Taíne De Conto Incluir para ser incluído Rosaura Cecília de Oliveira Pires
Rio de Janeiro Weslley Tuão Vicente Um campo de soluções Elisabeth Ulrich Mendes de Lima Eira
Rondônia Leonardo Silva Brito Esporte não é só diversão: é ferramenta de transformação Maria do Carmo Lopes de França
Roraima Pablo Henrique Santos Moreira O esporte como ferramenta de inclusão e aprendizagem Aldeci Lins Batista
Santa Catarina Felipe Eduardo Klowaski Exercitando valores Isaías Kniss Sczuk
Sergipe Katellen Lorrany Carvalho Mendonça Abrindo caminhos através da "válvula de escape": esporte, educação e inclusão Rosemeire Santos
São Paulo Marina Vivianne Carcassola Esporte como Educação à Inclusão Francis Fernando Lobo
Tocantins Emanoel Carvalho Silva Inclusão através do esporte Maria Noemia Alves

Fonte: Agência Senado

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