segunda-feira, julho 18, 2016

Aula gratuita online ajuda desenvolver comportamentos desejáveis dos autistas

Intervenção desenvolve e aplica estratégias de ensino eficazes até para os casos mais desafiadores (Foto: Pedro Hoam)

Visando sempre trazer informações de qualidade para familiares e escolas, a Neuro Saber irá realizar, dia 20 de julho, aula online gratuita sobre como a Análise do Comportamento Aplicada ou ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês) pode auxiliar pais e educadores a lidarem melhor com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A palestra será realizada pelo Psicólogo Especialista em ABA Felipe Tardem.

A intervenção ABA é cientificamente comprovada. Segundo o Centers for Disease Control and Prevention (CDC- EUA), é uma forma de tratamento notável para pessoas com TEA é a Análise do Comportamento Aplicada (ABA). A ABA tem se tornado altamente aceita entre profissionais da saúde sendo aplicada em vários tratamentos clínicos e escolares.

A ABA promove ainda comportamentos desejáveis e reduz comportamentos indesejáveis de modo a gerar repertórios com uma variedade de habilidades. O progresso é seguido e mensurado.

Segundo o neuropediatra Dr. Clay Brites, um dos fundadores da Neuro Saber, a Análise do Comportamento Aplicada é uma área do conhecimento que desenvolve pesquisas e aplicações a partir dos princípios básicos da ciência da análise do comportamento.

A ferramenta

Segundo o especialista Felipe Tardem, o TEA envolve vários déficits e excessos comportamentais que afetam a forma como os indivíduos interagem consigo mesmo e com as outras pessoas. Explica ainda que as dificuldades causadas pelo TEA podem variar desde habilidades complexas, como ler e escrever, se comunicar socialmente de maneira efetiva, até dificuldades básicas de autocuidado.

- Quando falamos em autismo, pensamos em um espectro de excessos e déficits comportamentais que influenciam todo o desenvolvimento psicológico, social e físico da pessoa diagnosticada. E a ABA ajuda justamente no desenvolvimento de estratégias de ensino eficazes até para os casos mais desafiadores. Por exemplo, cada pequeno comportamento, ou elemento, pode ser ensinado separadamente para depois ser encadeado em um comportamento complexo – relata.

A programação será voltada para professores, educadores, profissionais das áreas de saúde e educação, além de interessados no tema.

Sobre o especialista

Felipe Tardem é Psicólogo Especialista em ABA, mestrando em Psicologia Experimental na Universidade de São Paulo (USP), especialista em Análise do Comportamento Aplicada pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Além disso, é pesquisador do Laboratório de Estudos de Operantes Verbais (LEOV-USP), Supervisor clínico do Centro para Autismo e Inclusão Social (CAIS-USP) e Sócio-proprietário do Instituto de Psicologia e Análise do Comportamento (IPAC).

Ele ainda trabalhou na Applied Behavioral Consultant Services (ABCS) em uma intervenção ABA (Applied Behavior Analysis) junto a um adulto autista, sob a supervisão da Dra. Gladys Williams em Nova Iorque (EUA).

Sobre a Neuro Saber

O projeto nasceu da necessidade de auxiliar familiares, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, médicos e demais interessados na compreensão sobre transtornos de aprendizagem e comportamento. A iniciativa tem como objetivo compartilhar informações valiosas para impactar as áreas da saúde e educação, além de unir especialistas do Brasil e do exterior.

Serviço:

Palestra gratuita online
“ABA e Autismo: como essa ciência pode ajudar o seu filho”
Data: 20 de julho (quarta-feira)
Horário: a partir das 20h30 (horário de Brasília)
Inscrições pelo site: http://guiaabaparapais.com.br/inscricoes
Sobre a Neuro Saber:
http://www.neurosaber.com.br/

Drumond Assessoria de Comunicação/Neuro Saber

Nenhum comentário:

Postar um comentário