segunda-feira, abril 27, 2015

Frases do dia 27/04/2015: Coletânea IHU Online


Padre pavão

"Como é feio um padre que se pavoneia!" - Papa Francisco, na homilia proferida no domingo, por ocasião da ordenação de presbíteros na Basílica de São Pedro - Agência Ecclesia, 26-04-2015.


Máquina

“Sou uma máquina de ganhar almas” – Edir Macedo, fundador da Igreja Universal, na entrevista concedida ao SBT – blog de Mauricio Stycer, 26-04-2015.

Impeachment

"A Lava Jato está mexendo com profundos interesses empresariais e políticos. Aqueles que clamam pelo impeachment estão querendo impedir que essa limpeza continue. O impeachment hoje serve aos corruptores e aos corruptos" -Adalberto Cardoso, diretor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro -Folha de S. Paulo, 26-04-2015.

Exageraram...

"A gente não acha que o PT inventou a corrupção, mas roubaram demais. Exageraram" - Carlos Lupi, presidente do PDT - O Estado de S. Paulo, 26-04-2015.

Boquirroto

“Acho que isso é resultado de uma pessoa boquirrota, uma pessoa que sinceramente eu não valorizo” - Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado, comentando as afirmações do presidente nacional do PDT – O Estado de S. Paulo, 27-04-2015.

Bombando

"O cenário mais provável é de uma crise neste ano, estabilização em 2016, retomada em 2017 e o Brasil chegar bombando em 2018, como aconteceu em 2010" - Adalberto Cardoso, diretor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Folha de S. Paulo, 26-04-2015.

Aécio

"O senador Aécio Neves baixará o tom em relação ao impedimento da doutora Dilma. Resta saber o que colocará no balcão do PSDB. Desde que a doutora sequestrou-lhe a agenda econômica, Aécio transformou-se no trombone da orquestra, faz barulho com pouca melodia" - Elio Gaspari, jornalista - Correio do Povo, 26-04-2015.

Ratos e Titanic

"A gente não quer ser um rato, que foge do porão do navio quando entra a primeira água, mas também não queremos ser o comandante do Titanic, que ficou até ele afundar" - Carlos Lupi, presidente do PDT - O Estado de S. Paulo, 26-04-2015.

Estagnação

"A gente só entende a economia brasileira se entender que o país está quase estagnado desde 1980" - Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista - Zero Hora, 26-04-2015.

Corrupção sempre existiu...

"A corrupção sempre existiu no Brasil. A novidade que temos hoje é um Estado forte, competente. Tem muita gente que fala mal do Estado, mas a Polícia Federal é muito boa, é a única polícia boa e era péssima antigamente. Temos um Ministério Público muito competente, e nosso Judiciário melhorou. E temos um Tribunal de Contas da União muito respeitável. Ora, se descobrem muito mais coisas" - Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista - Zero Hora, 26-04-2015.

...e é inerente ao capitalismo

"A corrupção é inerente ao capitalismo. A lógica do capitalismo é a lógica do lucro, e o critério de êxito é a riqueza. Portanto, o elemento corrupto está ali, mas você pode controlá-lo. Veja o capitalismo suíço, é bem melhor. Já o americano não é assim" - Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista - Zero Hora, 26-04-2015.

Bobagem

"O PT deixou-se envolver. O número de petistas que enriqueceram na política foi quase zero, mas o PT colocou na cabeça que, para financiar o partido, precisava de dinheiro e que poderia utilizar a corrupção. E também tem essa ideia meio socialista de que todo mundo é corrupto e eu também posso ser, fica tudo igual. É uma bobagem. Isso eles faziam com acertos nas prefeituras. Precisavam de dinheiro e não tinham nenhum. Quando chegaram à Presidência da República, não podiam fazer isso. E fizeram. Fizeram com o mensalão e agora com o petrolão. Para mim, foi um grupinho mínimo que fez isso, mas desmoralizou o partido" - Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista - Zero Hora, 26-04-2015.

Tristeza

"É uma tristeza o que acontece com o PT. É um partido de centro-esquerda muito necessário para o Brasil" - Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista - Zero Hora, 26-04-2015.

Ricos temem a democracia

"Os ricos nunca gostaram e temem a democracia. A democracia sempre foi uma conquista popular, que a burguesia aceita porque percebeu que, chegando ao governo partidos socialistas ou social-democratas, não implantam o socialismo no dia seguinte. Esse foi um processo que levou cem anos, no século 19, para que, no começo do século XX, os países ricos, um atrás do outro, aceitassem o sufrágio universal, portanto, aceitassem a democracia. No Brasil, o problema é o mesmo. Os ricos temem a democracia e, portanto, temem o PT. Esses 12 anos de governo tiveram um grande êxito, que foi a distribuição de renda. Isso era necessário, e eles conseguiram avançar um pouco nesta direção" - Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista - Zero Hora, 26-04-2015.

Classe capitalista e a desmoralização do Estado

"Eu disse que a classe capitalista teme a democracia e precisa controlá-la. E como faz isso? Desmoralizando o Estado e o político e comprando o político. E é isso que a classe capitalista faz com essa coisa escandalosa que é o financiamento de campanha por empresas" - Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista - Zero Hora, 26-04-2015.

Autodestruição

“Porto Alegre é uma cidade que se autodestruiu, quase nada conservou do seu passado. A população, não sei por que motivos, não tem muita autoestima. Isso é um fato que pode ser verificado ao longo da história” - Sérgio da Costa Franco, historiador – Zero Hora, 26-04-2015.

PMDB e PSDB juntos

“O apoio ao projeto de lei 4.330 na Câmara dos Deputados quarta-feira passada foi o mesmo no PMDB e no PSDB. Juntos, os dois derrotaram o PT. Os demais partidos, em graus variados, se distribuíram entre esses polos. O PP se alinhou ao bloco conservador. O PDT e o PC do B marcharam contra a terceirização. O PSB ficou em posição intermediária” – André Singer, cientista político – Folha de S. Paulo, 25-04-2015.

Desmonte da CLT

“Houve uma aliança entre peemedebistas e tucanos para dar sequência ao desmonte da CLT iniciado nos tempos de FHC, o qual foi brecado com a eleição de Lula em 2002” – André Singer, cientista político – Folha de S. Paulo, 25-04-2015.

Pivô

“O PMDB da Câmara, dirigido por personagem frio e determinado, entendeu que, ao chamar Joaquim Levy para a Fazenda, Dilma adotou o programa do capital e tirou todas as consequências do fato. Mandou o PT para a oposição e, funcionando como pivô, juntou-se ao PSDB para completar a redução do custo da mão de obra” – André Singer, cientista político – Folha de S. Paulo, 25-04-2015.

Errar menos

"Nós temos que ter mais cuidado e o PT tem que errar menos" – Lula, ex-presidente da República – Portal Uol, 24-04-2015.

Exemplo

"O PT não pode fazer aquilo que ele criticava nos outros, tem que ser exemplo" – Lula, ex-presidente da República –Portal Uol, 24-04-2015.

Paulo Freire

“A pedagoga Ana Maria Araújo Freire (Nita), viúva de Paulo Freire (1921/1997), será recebida hoje, em Roma, pelo Papa Francisco. Freire foi um educador influente e polêmico não só no Brasil” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 24-04-2015.

Fonte: IHU Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário