sexta-feira, fevereiro 02, 2024

Vinicius Jr. repete Pelé e se torna 2º jogador brasileiro a ser nomeado embaixador da Unesco

Vinicius Jr. é nomeado Embaixador da Boa Vontade da UNESCO — Foto: THOMAS COEX / AFP

Vinicius Jr. se tornou nesta sexta-feira (2) embaixador da Unesco pelo trabalho realizado com educação. O atacante do Real Madrid repete assim Pelé, até então único jogador brasileiro com essa distinção.

Desde 2021, o ex-jogador do Flamengo mantém o Instituto Vini Jr., focado no trabalho com escolas públicas do Brasil, incluindo na cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, onde nasceu o atleta.

Vinicius foi nomeado para a função de Embaixador da Boa Vontade para a Educação de Todos pela diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, em evento realizado no centro de treinamentos do Real Madrid, na região de Valdebebas, na capital da Espanha.

"Receber esse convite para ser embaixador da Unesco aos 23 anos é mais do que uma honra, é uma vitória e um dever que carregarei para a vida. Claro que quero ser lembrado como um grande jogador, mas também como um cidadão que se esforçou para fazer algo diferente”, disse o brasileiro.

“Eu luto pela educação desde os 19 anos e até esse ano apenas com os meus recursos, e meu Instituto cresce mês a mês no Brasil. Com a potência que é a Unesco, vamos impactar o mundo", completou.

No ano passado, Vinicius recebeu o prêmio Sócrates durante o evento da Bola de Ouro, realizado pela revista francesa France Football, justamente pelas ações voltadas à educação.

"Vinicius Jr não é apenas um jogador de futebol excepcional, ele tem também se engajado desde muito cedo em promover a igualdade de oportunidades por meio da educação no Brasil. Ele é um modelo para toda uma geração, e a Unesco se sente honrada em tê-lo hoje como um de seus embaixadores da boa vontade", declarou Azoulay, durante a cerimônia em Valdebebas.

Ao se tornar embaixador da Unesco, Vinicius se compromete a priorizar a promoção da educação para todos e a participar de conferências internacionais da organização, além de apoiar programas educacionais implementados.

A Unesco estima que atualmente 250 milhões de crianças e adolescentes não têm acesso à escola, o que representa um aumento de 6 milhões desde 2021.

Além do trabalho com a educação de jovens, Vinicius também tem se notabilizado pela luta contra o racismo, depois de ter sido alvo de diversas ofensas no período em Madrid.

ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário