sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Brasileiros não se sentem representados por políticos em exercício, aponta pesquisa

Levantamento ainda mostra que 95% dos entrevistados afirmam que políticos não são transparentes; 94% acreditam que governantes não pensam na população para tomar decisões.

Uma pesquisa do Instituto Locomotiva/Ideia Big Data aponta que 96% dos brasileiros não se sentem representados pelos políticos em exercício no país. O levantamento ainda aponta que 95% dos entrevistados afirmam que os atuais políticos não são transparentes, e 89% acreditam que os políticos não se preparam para desempenhar bem seu mandato.

De acordo com a pesquisa, em geral, a percepção dos brasileiros é que políticos pensam mais nos seus interesses do que nas necessidades da população: 94% afirmam que os políticos estão mais preocupados em se manter no poder do que governar, e 89% acreditam que os políticos não pensam na população para tomar decisões.

Ao mesmo tempo, 93% dos entrevistados afirmam que é preciso formar novas lideranças políticas para mudar o país, e 88% acham que deveria haver mais espaço para cidadãos comuns se candidatarem. Apesar disso, 80% das pessoas afirmam que nunca pensaram em se candidatar em uma eleição.

A pesquisa ainda aponta que a própria população acredita que tem mais condições de promover a renovação na política brasileira (74%). Nove em cada dez dizem que apoiariam um movimento para renovar e melhorar a política no Brasil, e 78% dizem que não votariam em um político que esteja exercendo mandato parlamentar.

A pesquisa foi feita com 1.500 pessoas, com 18 anos ou mais, de 24 a 28 de janeiro de 2018. Ela foi desenvolvida para o projeto RenovaBR, criado para capacitar cidadãos para ingressar na política.

G1


0 comentários:

Postar um comentário