domingo, 9 de julho de 2017

FIEPE realiza palestra ‘Gestão Financeira para Pequenos Negócios’ em Petrolina


Segundo dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os negócios de pequeno porte respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no Brasil e por 27% do Produto Interno Bruto (PIB). Foi pensando nesta importante parcela da economia que a Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizou nesta sexta-feira (7) a palestra ‘Gestão Financeira para Pequenos Negócios’.

Ministrada pelo professor e especialista em finanças empresariais, Felipe Dantas, a palestra começou chamando a atenção do público para os balanços, análises horizontais, verticais, os índices de liquidez e rentabilidade das empresas. Depois de falar sobre o planejamento financeiro, Felipe Dantas explicou pontos importantes do custo e formação de preços, a exemplo dos gastos, investimentos, despesas, perdas e desperdícios.


O especialista encerrou o encontro destacando o conceito do planejamento orçamentário e com uma provocação aos participantes. “O planejamento financeiro para o pequeno negócio passa pelo planejamento estratégico e orçamentário e sem ele a empresa está fadada ao insucesso. E vocês como pretendem crescer em 2018?”.

De acordo com o empresário Miguel Filho, a palestra foi bastante positiva e oportuna. “Estamos pensando em fazer umas mudanças na empresa em 2018 e este encontro foi muito importante para avaliação de cenários e objetivos”.

A coordenadora administrativa de outra empresa regional, Clébia Santos, também ressaltou o conteúdo e o formato da palestra. “Uma capacitação extremamente necessária para nossas empresas. Saímos daqui hoje com o conhecimento ampliado e principalmente com informações valiosas para as tomadas de decisão”.

A palestra ‘Gestão Financeira para Pequenos Negócios’ faz parte do programa Gestão Financeira, que está sendo oferecido pela Unidade Regional da FIEPE. O programa se divide em quatro módulos com os temas: Análise Financeira e Econômica, Fundamentos de Custos, Planejamento Econômico Financeiro e Planejamento Tributário.

CLAS Comunicação & Marketing


0 comentários:

Postar um comentário