domingo, fevereiro 26, 2017

ANA e CONAB expandem parceria com divulgação de informações sobre agricultura irrigada em Boletim de Grãos

Foto: Embrapa

Acentuando a parceria existente entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o último Boletim de Safra de Grãos da CONAB, publicação de extrema relevância para o setor agrícola, apresenta, de forma inédita, informações sobre agricultura irrigada produzidas pela Agência. O capítulo 11 do boletim de fevereiro foi elaborado pela equipe técnica da ANA e traz informações atualizadas sobre a expansão da irrigação no Brasil e sua importância na safra de grãos. Clique aqui e acesse o boletim.

A parceria existente entre as duas instituições é feita por meio de estudos técnicos que visam a refinar as informações sobre a área irrigada no Brasil. Lançados mensalmente, os boletins de safra contam com dados coletados por diversos parceiros da CONAB, empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e servem como importante instrumento de planejamento e gestão da agricultura.

A irrigação, prática agrícola que utiliza um conjunto de equipamentos e técnicas para suprir a deficiência total ou parcial de água para as culturas, é o maior e mais dinâmico uso consuntivo da água no Brasil e no mundo. A irrigação foi impulsionada, entre outros fatores, pela expansão da agricultura para regiões de características físico-climáticas menos favoráveis, tornando-se intensa no Brasil nas décadas de 1970 e 1980. O último levantamento da ANA sobre a expansão da agricultura irrigada no Brasil mostrou que a irrigação foi a responsável por demandar 55% da vazão de retirada e 75% da vazão de consumo no país em 2014.

Dentre os diversos benefícios observados na prática da irrigação, pode-se destacar o aumento da produtividade da ordem de 2 a 3 vezes em relação à agricultura de sequeiro, a otimização do uso do solo e de insumos (máquinas, implementos, mão-de-obra etc.), o aumento e a regularidade na oferta de produtos agrícolas, o estímulo à implantação de agroindústrias e a minimização de riscos meteorológicos e climáticos. Além disso, a irrigação, em geral, tende a ser acompanhada ou antecedida por aperfeiçoamentos em outros insumos, serviços, máquinas e implementos.

O crescimento acentuado da área irrigada no Brasil chama atenção: nos últimos 15 anos foram incorporados 2,27 milhões de hectares irrigados em solo brasileiro – um crescimento de 60%. Os métodos mais eficientes no uso da água, como gotejamento e micro aspersão e aspersão por pivô central, representaram 69,4% do incremento de área irrigada no país entre 2006 e 2014.

Diante do potencial de expansão da agricultura irrigada no Brasil e da necessidade premente de monitoramento, planejamento e gestão dos recursos hídricos, a Agência Nacional de Águas vem atuando intensamente no setor, por meio da elaboração de estudos e parcerias. Parte dos resultados tem sido publicados nos relatórios e informes de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, em estudos específicos, tais como em Planos de Recursos Hídricos e no Levantamento da Agricultura Irrigada por Pivôs Centrais no Brasil (ANA & Embrapa, 2016), e em conteúdo dos portais de Metadados da ANA e do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH).

Para conhecer o Boletim da Safra de Grãos da CONAB com a especial contribuição da ANA acesse http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/17_02_09_09_58_19_boletim_graos_fevereiro_2017.pdf – capítulo 11.

ANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário