sexta-feira, setembro 02, 2016

Revista Gestão Pública PE nº 12 já está no ar

Publicação trimestral é editada pelo Instituto de Gestão Pública de Pernambuco Governador Eduardo Campos, vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-PE)

Recife, 1º de setembro de 2016 – A 12ª edição da Revista Gestão Pública PE já está no ar. O novo número traz um especial sobre os dez anos da Lei Maria da Penha, que tem sido o principal balizador de políticas públicas que visam à coibição da violência contra a mulher. O artigo, ilustrado com as belas esculturas da artista plástica Nené Cavalcanti, destaca a experiência da Secretaria da Mulher de Pernambuco, criada em 2007, e dá voz à própria Maria da Penha, a mulher que deu nome à lei. Em seu testemunho, ela reforça a ideia de que a lei não pune o homem e sim o homem agressor e fala sobre a importância da mulher se informar sobre seus direitos e denunciar qualquer tipo de violência.

Além disso, a revista entrevistou o novo secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Márcio Stefanni, que fala sobre o novo pacto federativo. “O ex-governador Eduardo Campos falava desse pacto e sobre a necessidade de discutir a distribuição de recursos pela União, estados e municípios. E o governador Paulo Câmara também vem tendo esse olhar federativo”, diz o secretário, destacando iniciativas do governo pernambucano no sentido de fortalecer os municípios, como o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e o Escritório de Projetos.

Na seção Boas Práticas, a publicação relata um caso de sucesso, premiado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no quesito audiências públicas de prestação de contas: o município de São Bento do Una, no Agreste pernambucano. Nesses encontros são apresentados relatórios quadrimestrais referentes às secretarias de Finanças, Educação, Trabalho e Ação Social, Saúde, Agricultura e do regime próprio de previdência, com o objetivo de levar ao conhecimento da população qual a origem e o destino dos recursos que chegam ao município.

Mais especificamente sobre gestão, a revista proporciona dois momentos de reflexão: uma sobre avaliação de políticas públicas e outra sobre empreendedorismo. O artigo da seção Inovação também é sobre gestão pública, mais especificamente sobre arquitetura corporativa, fomentando um debate atualíssimo sobre a utilização da informação, através das tecnologias, como um dos fatores-chave para o sucesso de um negócio, inclusive de governos.

A publicação traz, ainda, um artigo sobre motivação no mundo do trabalho e apresenta um texto acadêmico sobre uma proposta de padronização do faturamento das internações nos seis grandes hospitais de gestão direta de Pernambuco. As seções Acontece e Cine Gestão também estão presentes nesta edição. Para fechar, Samuca, premiado cartunista pernambucano, brinda os leitores com seu fino humor.

A Revista Gestão Pública PE tem periodicidade trimestral e é editada pelo Instituto de Gestão Pública de Pernambuco Governador Eduardo Campos, vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-PE). Desde a sua 11ª edição, a publicação é disponibilizada em formato eletrônico. Isto é, além de estar disponível para ser folheada no flip e em arquivo PDF para download, a publicação também está disponível em um hotsite que permite a leitura individualizada das seções e oferece conteúdo extra: uma seção de artigos e outra para o acervo técnico.

“Essa iniciativa deu um passo à frente na veiculação da revista, que deixou de circular em sua versão impressa por motivos econômicos. Mas não só a periodicidade foi mantida como estreamos esse novo formato eletrônico que tem se mostrado exitoso”, afirma o secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão da Seplag-PE, Maurício Cruz. A nova edição da Revista Gestão Pública PE pode ser acessada através do link http://www.seplag.pe.gov.br/web/rev12/revista-12.

Seplag-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário