quinta-feira, março 08, 2018

Projeto de abastecimento no Sítio Tinideira é exemplo de gestão da mulher no Sertão de PE

Muitos projetos do ProRural são geridos por mulheres das comunidades que lutam por direitos e mais qualidade de vida (Foto: Rossana Fonseca)

O sistema de abastecimento implantado na Associação dos Moradores do sítio Tinideira é um exemplo de boa gestão realizada por uma mulher. Na região não falta água para nenhuma das famílias beneficiárias do sistema de abastecimento financiado pelo Governo de Pernambuco, através do ProRural e Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. Com o mesmo cuidado de quem cuida da casa e da família, o sistema é mantido com muita organização e controle, para que nunca falte o recurso hídrico para ninguém.

Segundo a presidente da associação e responsável pela utilização do poço, salinizador e rede de distribuição da comunidade, Rosa Maria Freire Araújo, só não tem água em casa quem não quer. “A gente reclama do Sertão, mas aqui virou um lugar rico com essa água. Tem gente por aí, em outros lugares, que ainda precisa carregar água na cabeça para uso da família e dos animais. Na nossa comunidade, graças a esse projeto, temos água nas torneiras todos os dias”, informa Rosa.

A moradora do local diz ainda que nos tempos mais difíceis do último período de estiagem, a água do poço de Tinideira ajudou gente. “Muitos vieram de longe pedir ajuda porque sabiam que aqui sempre tem água e de boa qualidade”, completa. Dos 40 beneficiários do projeto, 26 são mulheres. Para elas, o acesso a água e a disponibilidade de ter o recurso nas suas torneiras é um grande ganho de qualidade de vida para quem precisa da água na casa e na roça.

Orçado em aproximadamente R$ 220 mil, o projeto financiado pelo ProRural, com verba do acordo de empréstimo com o Banco Mundial está concluído e em plena utilização pelos moradores, como muitos outros projetos espalhados no estado de Pernambuco. No entanto, para o engenheiro de saneamento do ProRural, Murilo Carlos Pereira, o diferencial do Sítio Tinideira é a organização, feita por uma mulher que sabe o valor da água na área rural, assim como a importância da gestão administrativa e financeira do projeto.

Assessoria de Comunicação
ProRural - Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária
Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário