terça-feira, 28 de novembro de 2017

Míssil balístico da Coreia do Norte cai em território marinho japonês

Governo Abe diz que o projétil caiu sobre a zona exclusiva econômica no país, no Oceano Pacífico, e convoca reunião de emergência. 

A Coreia do Norte realizou nesta terça-feira, 28, um teste com mísseis balísticos, informou a agência Yonhap. A publicação atribuiu a informação ao Estado Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul. O governo americano também confirmou a realização do teste, mas disse ainda não ser possível identificar qual a natureza do míssil.

O Ministério da Defesa do Japão informou à rede de TV que o projétil caiu sobre a zona exclusiva econômica no país, no Oceano Pacífico. Em resposta, o gabinete do premiê Shinzo Abe convocou uma reunião de emergência e protestou nos mais firmes termos contra o lançamento.

A Coreia do Norte acelerou o ritmo de seu programa nuclear nos últimos meses. O último teste nuclear, de um total de seis, foi realizado em setembro.

O regime de Kim Jong-un realizou ao menos dois testes nos quais os mísseis voaram sobre o território japonês, que considerou a ação provocativa. Além disso, Pyongyang testou ogivas capazes de atingir parte do território americano. O país também conseguiu desenvolver a tecnologia para miniaturizar armas nucleares em mísseis.

As Nações Unidas implementaram sanções contra a Coreia do Norte e Estados Unidos e China tem negociado para ampliar a pressão diplomática sobre Pyongyang.

Agência Estado/O Tempo


1 comentários:

Postar um comentário