sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Corinthians, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras estão na Libertadores; sete times disputam duas vagas

Palmeiras vence e garante a classificação na fase de grupos da Libertadores (Foto: Marcos Ribolli)

Agora que o campeão brasileiro já é conhecido, falta apenas a briga pela Libertadores e contra o rebaixamento. Quatro times brasileiros já estão certos na fase de grupos da competição continental: além de Corinthians e Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras estarão na Liberta sem nem precisar passar pela fase mata-mata. Os triunfos dos dois times na última rodada junto com as derrotas de Botafogo e Flamengo garantiram a vaga.

A única vaga restante pode ficar com o Santos já na próxima rodada, porém, o clube paulista ainda pode ser ultrapassado por outros times até o fim do campeonato. Com 99% de chances de se classificar, a briga fica mais intensa para as vagas da Pré-Libertadores. Derrotados nessa rodada, Botafogo e Flamengo diminuíram suas chances de classificação de 75% para 62% e 59% para 54%, respectivamente. Todos os cálculos são do matemático Tristão Garcia, do site "Infobola".

Fora do G-7 e ainda com chances de classificação estão Vasco, Bahia, Chapecoense, Atlético-MG, São Paulo e Atlético-PR. Os três primeiros aumentaram suas chances, enquanto os outros três diminuíram seus pontos percentuais (veja todos os números na tabela abaixo). Com 1% de chance após a 34ª rodada, o Fluminense não consta mais como postulante a uma vaga na Libertadores.

Chances de Libertadores


Time Porcentagem
Corinthians 100%
Grêmio 100%
Palmeiras 100%
Cruzeiro 100%
Santos 99%
Botafogo 62%
Flamengo 54%
Vasco 38%
Bahia 26%
Chapecoense 10%
Atlético-MG 5%
São Paulo 3%
Atlético-PR 3%

BRIGA CONTRA O REBAIXAMENTO

O triunfo da Ponte Preta em cima do Atlético-PR em casa, somada à derrota do Vitória para a Chapecoense na Arena Condá fez com que a Macaca seguisse na batalha de continuar na primeira divisão. O risco de queda diminuiu em 19 pontos percentuais, enquanto o do Rubro-Negro aumentou de 24% para 40%. Nesta rodada, a Chape se livrou do rebaixamento e agora não tem mais possibilidades de cair por causa dos confrontos diretos.

Coritiba e Fluminense, por outro lado, seguem correndo riscos, mesmo que em pouca quantidade. O time paranaense derrotou o Flamengo em casa por 1 a 0 e passou de 13% para 2%. Já o Tricolor perdeu para o Corinthians por 3 a 1, selou o campeão brasileiro, e foi de 2% para 4%.

Risco de Rebaixamento
Time Porcentagem
Atlético-GO 99%
Avaí 97%
Sport 94%
Ponte 64%
Vitória 40%
Fluminense 4%
Coritiba 2%

Fonte: Tristão Garcia


0 comentários:

Postar um comentário