sexta-feira, 13 de outubro de 2017

CBHSF assinará novos planos de saneamento básico em Alagoas

Foto: CBHSF

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) assinará na próxima segunda-feira (16 de outubro) o termo de compromisso para a elaboração dos Planos de Saneamento Básico (PMSBs) de mais seis municípios localizados na região do Baixo São Francisco. A solenidade acontecerá na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió (AL), a partir das 15h. Os PMSBs são financiados pelo Comitê a fim de possibilitar a preservação do chamado rio da integração nacional e a oferta de água em maior quantidade e qualidade.

Os municípios contemplados são: Feliz Deserto (AL), Penedo (AL), Piaçabuçu (AL), Santana do Ipanema (AL), Major Isidoro (AL) e Pacatuba (SE). A empresa Premier Engenharia e Consultoria, vencedora da licitação para executar o trabalho, estará presente à solenidade e a equipe técnica deverá apresentar as primeiras informações sobre as ações que serão executadas.

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, explica que o colegiado definiu como uma das prioridades da atual gestão o financiamento de tais documentos, como forma de contribuir para o fim do lançamento de esgotos diretamente no Velho Chico, como acontece com muitas cidades, bem como preservar o rio e oferecer água em maior quantidade e qualidade. “Oferecer saneamento básico é oferecer saúde pública e o Comitê não se furta a cumprir com o seu papel, principalmente o de garantir o investimento de parte dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água bruta dentro da própria bacia”, finalizou.

A solenidade de assinatura dos termos de referência para a elaboração dos planos municipais de saneamento básico também conta com a participação da Peixe Vivo, agência delegatária do Comitê, que cumpre a função de agência de bacia.

Delane Barros/Ascom CBHSF


0 comentários:

Postar um comentário