sexta-feira, setembro 15, 2017

Governador de AL anuncia criação de grupo para defesa do Rio São Francisco

Renan Filho e Jackson Barreto desembarcaram em Penedo nesta sexta
Vazão do rio é preocupação de governadores do Nordeste brasileiro

Depois de percorrer, pelo Rio São Francisco, diversas cidades ribeirinhas, o governador Renan Filho (PMDB) chegou nesta sexta-feira (15) a Penedo, onde anunciou a criação de um grupo de trabalho em defesa do Velho Chico. Ele foi acompanhado do governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB).

Segundo Renan, a ideia é encontrar saídas para os problemas do rio, que vem diminuindo de vazão ao longo dos últimos anos. O chefe do Poder Executivo estadual afirmou que o foco inicial será voltado para os municípios do Baixo e, posteriormente, do Alto São Francisco.

"Vou assinar um decreto para criação de um grupo de trabalho que reunirá todos os projetos já executados para a revitalização, identificar as melhores saídas para que num curto espaço de tempo apresentemos uma visão científica e técnica do que pode ser feito para salvar o São Francisco. Há muitas propostas, precisamos consolidá-las".

Renan Filho opinou que Alagoas e Sergipe vêm "pagando a conta" da geração de energia. "As águas são sobretudo para gerar energia, mas não podem ser só pra isso. Precisam gerar emprego, desenvolver socialmente essa região. Por isso, nos 200 anos de Alagoas, como primeiro ato, fizemos essa travessia", disse.

Chamada de "Na Rota dos 200 Anos", a viagem teve início em Piranhas e fez paradas em Pão de Açúcar, Traipu e Porto Real do Colégio. O governador apontou que pretende retomar o protagonismo econômico e social de um dos rios mais importantes do Nordeste e do Brasil.

"De 25 a 30 milhões de habitantes do país de alguma forma são influenciados pelo comportamento das águas do Velho Chico. O rio está secando e tive dificuldade de percorrer alguns trechos. Todos juntos precisamos cumprir nosso papel de revitalizar o São Francisco, um dos maiores patrimônios naturais desse país e que clama por socorro"

Gazeta Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário