terça-feira, julho 18, 2017

Paulo Câmara: “A Fenearte é um grande exemplo de valorização da nossa cultura e dos nossos artistas”

Durante o último dia da feira, neste domingo, o governador entregou certificados de participação aos 63 artesãos da Alameda dos Mestres.
''A Fenearte é um grande exemplo de valorização da nossa cultura e dos nossos artistas e, este ano, eu posso dizer que todas as expectativas foram superadas. Houve mais público, mais negócios, e os artesãos estão satisfeitos por esses onze dias de feira", disse o governador em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Exemplo de política pública em favor do artesanato, a 18ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) chegou ao fim, no domingo (16). Ao lado da primeira dama, Ana Luiza Câmara, o governador Paulo Câmara visitou a feira, cumprimentou visitantes e entregou certificados de participação aos 63 artesãos da Alameda dos Mestres. Após 11 dias de evento, Paulo destacou que a Fenearte, realizada no Centro de Convenções, em Olinda, se consolida, cada vez mais, como a maior feira de artesanato da América Latina, mostrando que a população continua acreditando e valorizando a cultura e os artistas.

"[A Fenearte] É um orgulho para todos nós, pernambucanos. É uma feira bonita, que a gente planeja o ano todo, e nos dá a certeza de que estamos fazendo as coisas certo, porque fazendo isso estamos prestigiando a cultura pernambucana, os artesãos pernambucanos e de todo o Brasil, que para aqui vêm. É um evento que é marcado por muita criatividade e pelo fortalecimento da nossa cultura e das nossas raízes, a Fenearte é um grande exemplo de valorização da nossa cultura e dos nossos artistas e, este ano, eu posso dizer que todas as expectativas foram superadas. Houve mais público, mais negócios, e os artesãos estão satisfeitos por esses onze dias de feira", avaliou o gtovernador em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia.


Paulo anunciou que, diante do sucesso da 18ª edição, em 2018, a Fenearte terá um dia a mais. Ao invés dos 11 dias de feira, começando na quinta-feira e se estendendo até o domingo da semana seguinte, a feira será aberta na quarta-feira. “Isso nos dá a certeza de que estamos fazendo certo, prestigiando a cultura e os artistas pernambucanos e de todo o Brasil, e, com certeza, vai ser um sucesso porque tudo que é feito com carinho e valorização da cultura, dá certo”, pontuou.

Coordenador da Fenearte, Thiago Angelus avaliou como positivo o saldo dos 11 dias de feira, apontando como diferencial uma das novidades do evento deste ano. “O novo formato foi aprovado pelo público. As pessoas que visitaram, e os próprios artesãos, viram que os corredores estão mais largos, o que possibilitou fazer um passeio na feira de forma mais confortável. Isso fez com que houvesse um crescimento na bilheteria”, declarou. “Encerramos esta edição com uma grande novidade anunciada pelo governador: de que teremos um dia a mais no ano que vem. Se estamos ampliando, mostra que estamos no caminho certo, que a feira está crescendo e se consolidando cada vez mais”, concluiu.

O mamulengueiro Mestre José Lopes, de Glória do Goitá, participou de todas as edições da Fenearte e contou que, apesar da crise, a 18ª edição foi muito boa para ele. “O artesanato é muito representativo. Todo mundo gosta: o rico, o pobre, seja lá quem for. Porque é uma coisa que veio com nossos antepassados. O Brasil se tornou muito forte na cultura e é por isso que o artesão está sendo valorizado nessa feira”, registrou.

FENEARTE – Com o tema "A Arte é Nossa Bandeira", trazendo o mestre Manuel Eudócio como grande homenageado, o evento recebeu investimento de R$ 4,5 milhões, gerando cerca de 2,5 mil vagas de postos de trabalho temporários. Mais de 5 mil expositores estiveram presentes em 800 espaços.

Blog de Assis Ramalho
Com informações do site do governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário