terça-feira, junho 06, 2017

TCE-PE abre Semana do Meio Ambiente com palestra do jornallista Francisco José

Jornalista Francisco José (Fotos: TCE-PE)

Em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, o Tribunal de Contas de Pernambuco convidou o repórter Francisco José (TV Globo) para proferir uma palestra para os seus servidores sobre sua vasta experiência na área de ecologia. O evento foi aberto pela coordenadora do programa “ECO TCE”, Vilma Mendonça, que logo em seguida passou a palavra ao vice-presidente do órgão, conselheiro Marcos Loreto, para fazer uma saudação aos servidores em nome do presidente Carlos Porto, que se encontra em São Paulo tratando de assuntos pessoais.

Loreto considerou oportuna a iniciativa do TCE de comemorar a Semana do Meio Ambiente, lembrando a preocupação do mundo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por ter retirado o seu país do acordo climático de Paris, assinado em 2015 por 191 países dos cinco continentes. Pelo acordo, cuja principal finalidade é o combate ao aquecimento global, os países signatários se comprometem a reduzir gases de efeito estufa na atmosfera para evitar que a temperatura do planeta aumente mais que 2 graus centígrados até o final deste século.
Para o conselheiro Marcos Loreto, a “consciência de cada cidadão” no sentido de preservar o meio ambiente é que irá “fazer a diferença” para contrabalançar a posição tomada pelo presidente norte-americano.

PALESTRA – Francisco José dividiu sua palestra em três partes. Na primeira, abordou a importância de se preservar o meio ambiente, frisando que os grandes responsáveis pela agressão à natureza são os governos, as empresas que desmatam e poluem rios e o próprio homem. Da ação desses três agentes, disse ele, resultam problemas graves como o que Pernambuco enfrenta no momento na região da Mata Sul, onde várias cidades foram inundadas pelas águas do rio Una devido à não conclusão de quatro barragens de contenção.

Na segunda, citou exemplos de lugares do Brasil e do mundo onde o meio ambiente é preservado, entre eles a ilha de Fernando de Noronha, que já foi objeto de cinco grandes reportagens no “Globo Repórter” e de cerca de cem no noticiário geral da emissora.

Na terceira, ele apresentou um vídeo com o resumo das principais matérias que produziu para o próprio “Globo Repórter”, para o “Fantástico” e para o “Jornal Nacional”, nos cinco continentes, a maioria delas relacionadas com a natureza. “A palestra foi um exemplo de motivação, de liderança e de superação de limites, além de um importante instrumento de convencimento em defesa da natureza”, disse a servidora Sandra Inojosa da Corregedoria.

Ao final, após responder a várias perguntas dos servidores, Francisco José foi presenteado pelo pintor André Monteiro com um quadro de sua autoria.

O palestrante trabalha na TV Globo há 41 anos e já produziu matérias na área do meio ambiente em dezenas de países, sendo a última delas na ilha da Micronésia, exibida no “Globo Repórter” da última sexta-feira (03).

Semana do Meio Ambiente - A programação teve início com a exposição itinerante do pintor André Soares Monteiro, idealizador do movimento Catamisto, que tem como principal característica a transformação de materiais recicláveis em arte socioambiental.

Durante toda a semana, o Tribunal de Contas está desenvolvendo uma ação compartilhada de coleta seletiva, visando arrecadar o máximo possível de material para reciclagem. Os coletores para recebimento dos resíduos ficarão instalados no hall de entrada do edifício Dom Hélder, no térreo. Os materiais para reciclagem são medicamentos vencidos, esmaltes fora da validade, maquiagem, perfumes que não usa mais, pilhas, baterias, embalagens de vidro e metal, eletroeletrônicos, além de óleo de cozinha, esponjas, plásticos e livros. 


Na quinta-feira (08), os servidores inscritos participarão de duas Oficinas de Horta Doméstica, ministrada pelo grupo Sustentari, que realiza consultoria de hortas a pessoas que prezam por consumir produtos naturais, sem a presença de agrotóxicos.

Confira mais fotos clicando aqui.

TCE-PE/Gerência de Jornalismo (GEJO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário