segunda-feira, setembro 10, 2018

Cinco papagaios são entregues para reabilitação no Cetas Tangara


Aves eram criadas em um sítio e a entrega voluntária foi motivada por reportagem sobre o projeto Papagaio da Caatinga (Foto: Arquivo CPRH)

De uma só vez, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) recebeu, na manhã desta segunda-feira (10), por entrega voluntária, cinco papagaios que serão reabilitados no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife, para posteriormente serem devolvidos à natureza em áreas de soltura do Estado. São todos adultos, sendo três da espécie papagaio-do-mangue (Amazona amazonica) e dois da espécie papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), esta uma das mais visadas pelo tráfico.

A entrega voluntária foi feita pelo representante comercial Flávio Gomes Colaço e sua esposa, Tâmara Elihimas. Eles contaram que os papagaios eram criados soltos, em um sítio que eles possuem em Vitória de Santo Antão, Mata Sul do Estado, há aproximadamente nove anos. E que tomaram a decisão de procurar a CPRH após assistiram a uma reportagem sobre o projeto Papagaio da Caatinga, que vem reabilitando aves da espécie Amazona aestiva, em áreas de soltura no Sertão pernambucano.

“Como eles eram criados soltos, não víamos problemas. Mas depois que assistíamos a reportagem, achamos melhor entregar para que os mesmos voltem de vez à natureza”, explicou Flávio Colaço.

O projeto Papagaio da Caatinga começou em 2010 ainda sob a coordenação do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), mas com a passagem da gestão da fauna para a CPRH, em 2014, foi repassado para o órgão ambiental estadual. Já reabilitou e devolveu à natureza aproximadamente 250 papagaios que eram criados em cativeiro.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário