28 março 2016

Petrolândia: Irmã e amiga que acompanhavam Rosely Rodrigues, vítima fatal de choque elétrico em festa, divulgam esclarecimentos na Web Rádio Petrolândia

Roseane, irmã de Rosely, e a amiga Suely estavam na festa

A integra da entrevista vai ao ar nesta terça-feira (29) no programa Acordando com as Notícias, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das 5h30 as 9h00 da manhã, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na tarde desta segunda-feira (28), uma irmã e uma amiga da adolescente Rosely Rodrigues da Silva, de 17 anos, vítima fatal de descarga elétrico na madrugada desse domingo (27), durante festa em casa de espetáculos de Petrolândia, concederam entrevista a Assis Ramalho, na Web Rádio PetrolândiaO objetivo das jovens foi esclarecer as circunstâncias em que o fato ocorreu, tendo em vista que, segundo elas, muitas inverdades foram divulgadas em relação ao lamentável episódio. Roseane Rodrigues da Silva, irmã, e a amiga Suely estavam em companhia de Rosely Rodrigues quando ela foi vitimada pela descarga elétrica. Roseane também foi atingida pela eletricidade. De acordo com Roseane, os seguranças da festa foram omissos, já que foram avisados e nada fizeram para socorre-las. Roseane também afirmou que não receberam socorro dos bombeiros, como chegou a ser divulgado.

"A gente estava dentro da festa, era por volta das 2h45 quando saímos para lanchar. Quando estavámos saindo - a Suely sai na frente, seguida de Rosely e eu -, eu dei apenas uns dois passos e quando eu peguei no escorrega mão, eu levei um choque muito forte e caí. Caí estirada e, como a Rosely estava na minha frente, as minhas mãos foram parar no pé dela. Eu fiquei pegando no pé de Rosely que estava segurando nas grades, já de cabeça baixa. Eu estava no chão, em estado de choque, já babando. O choque parou um pouco, mas começou tudo de novo e muito forte. Demorou muito e eu achei que ia morrer, e que tudo ia explodir. Mas o pior é que na nossa frente tinha os seguranças da festa, eles viram tudo e não fizeram nada. Eles achavam que nós estávamos bêbadas, mas a gente estava levando choque. Um dos guardas me pegou, me levantou e também levou um baita choque, caindo pra trás. Aí, chegou um outro rapaz, quando eu já estava quase desacordada e me levou [para o carro]. Quando eu cheguei no carro, a minha irmã Rosely já estava com outro rapaz. Não era nenhum bombeiro e nenhum carro de bombeiro chegou para socorrer a gente. A sorte foi minha amiga [Suely]. Ela botou a mão em mim, levou um choque, botou a mão na outra, também levou um choque. Ela falou que estava dando choque e pediu para que eles [os seguranças] desligassem. A gente foi para o Hospital e quando chegamos lá, a Rosely já estava desacordada, ou seja, ela já estava morta e eu não sabia. No Hospital foi prestado todos os socorros. Médicos, enfermeiros, tudo em cima dela, dando choques, tentando reanimá-la, mas não teve jeito por que ela já chegou morta. Eu fiquei no corredor, passando mal e não conseguia falar nem respirar. Depois a enfermeira chegou e botou oxigênio em mim e foi quando minha família chegou. Eu comecei a chorar, a gritar, e fiquei desesperada. Todos ficaram."

De acordo com Roseane, na hora do incidente a sua irmã não falou nada.

''A Rosely não gritou, não falou nada. Ela não caiu, ela ficou segurada nas ferragens e eu estava deitada no chão, segurada nos pés dela, mas eu também não gritava e nem falava nada. Eu só me chacoalhava e eu estava descendo a rampa."

Suely, amiga das vítimas, diz lembrar de tudo e fez críticas à segurança da festa. Na opinião dela, os seguranças foram omissos na prestação de socorro.

''Eu lembro tudo. Simplesmente eu passei na frente e, quando eu olhei pra trás, Rosa (Roseane) estava no chão e Rosely estava segurada na grade. Eu voltei, peguei em Rosa, chamei ela e perguntei se estava bem e ela respondeu [com um gemido]. Também peguei na Rosely e ela respondeu com o mesmo gesto (hum). Aí eu falei para os seguranças ''c...! isso aqui está dando choque!'' Aí o segurança pegou também na grade e também levou choque. Aí, ele mandou desligar as ferragens. Ele puxou a grade e a Rosely caiu no chão. Ela caiu no chão e ficaram todos eles olhando, e ninguém socorreu. Eu fiquei gritando ''gente, ajuda, ajuda aqui que a menina está desmaiada!'' Todos eles estavam olhando e pensavam que ela estava bêbada, mas não era. Eu fiquei gritando socorro, gritando por um carro, foi que ''Neguinho'' disse  ''tragam elas aqui para o meu carro e vamos levar para o Hospital''. Ele (Neguinho) foi o único que ajudou. Em nenhum momento chegou bombeiros, como publicaram''.

De acordo com Suely, depois do incidente ninguém acionou o Corpo de Bombeiros, sendo preciso ela ir de mototáxi avisar a coorporação [Núcleo Avançado do Corpo de Bombeiros, situado na avenida da Orla de Petrolândia].

''Os Bombeiros ficaram sabendo porque eu peguei um mototáxi e fui até eles, porque disseram que a festa só parava se acionassem os Bombeiros. Quando os Bombeiros vieram chegar, já era quase 5 horas da manhã''.

Ainda de acordo com Suely, a festa não parou após a morte da amiga

''Eu ainda voltei na festa pra avisar ''gente, para essa festa que a minha amiga morreu lá nas ferragens, lá fora'', e não pararam. Só pararam depois que os Bombeiros foram lá e chegou três carros de polícia''.

De acordo com Roseane, o sonho da irmã era ser médica

"Essa morte  destruiu a Rosely e destruiu um sonho, porque ele era uma menina nova e muito estudiosa [aluna da Escola Delmiro Gouveia]. Ela tinha um sonho, sempre disse que ia para a faculdade e que iria ser uma boa médica. O sonho dela era a medicina, mas não foi possível."

A entrevista completa vai ao ar, na íntegra, nesta terça-feira (29) no programa Acordando com as Notícias, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das 5h30 as 9h00 da manhã, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Web Rádio Petrolândia

Petrolândia: Corpo de Rosely Rodrigues da Silva é velado em sua residência; sepultamento será nesta terça as, às 7 hs


O corpo da adolescente Rosely Rodrigues da Silva, de 17 anos, que morreu vítima de um choque elétrico na madrugada deste domingo (27) em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, está sendo velado na residência da família, localizada na rua Rui Barbosa, na Quadra 11.

A jovem foi atingida por descarga elétrica ao tocar em uma grade de ferro, durante festa em clube da cidade. O sepultamento será realizado às 7 horas da manhã desta terça-feira (29), no Cemitério São Francisco, em Petrolândia. 

Nossos pêsames à família enlutada pela perda trágica e inesperada. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Prefeitura de Afogados da Ingazeira abre inscrições para 2ª edição do projeto 'Cinema no Interior'


Em uma parceria com o Governo de Pernambuco, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira abriu inscrições para diversas oficinas de cinema dentro da segunda edição do Projeto Cinema no Interior. Na primeira edição, ocorrida ano passado, Afogados da Ingazeira foi destaque recebendo premiações pela produção do curta-metragem “A bailarina e a moça”, que chegou a ser apresentado em um festival de cinema na França. A execução do projeto é da produtora Monserrat Filmes.

Mais uma vez as oficinas serão o suporte, o pontapé inicial, para a produção de um novo filme que irá representar Afogados nas exibições itinerantes do projeto, e em outros festivais de cinema. As inscrições podem ser feitas Secretaria Municipal de Educação, das 7h30 às 11h30. As oficinas serão realizadas no Centro Tecnológico, no prédio da antiga CAGEPE. As Vagas são limitadas.

Petrolândia: Churros Express a sua espera nesta segunda-feira


Churros Express, onde você encontra os churros deliciosos, com recheios de leite condensado, chocolate e doce de leite está a sua espera nesta segunda-feira (28). Churros Express funciona ao lado da Praça da Matriz, próximo à Igreja São Francisco de Assis, no centro de Petrolândia.

Como novidade, a Churros Express também passa a servir aos seus clientes, churros, cachorro quente, sucos e salgados.

Churros Express
Organização de Sérgio e Elane
Contatos e encomendas: 87-9615-1952.

Ver mais fotos>Churros Express em novo endereço


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: ASPA e CDL promovem evento 'Acelerando o Varejo' nesta quarta (30), no Centro Cultural

Rosemeire Souza/Feira Supermix

Puro Sabor sugere Torta Cremosa de Abóbora, sobremesa para adoçar as tardes

Informe publicitário
A Margarina Puro Sabor, marca da M.Dias Branco, sugere um doce simples e delicioso com abóbora e laranja para a sobremesa. 

A sugestão da marca é a Torta Cremosa de Abóbora. Fácil de preparar, a receita fica pronta em aproximadamente 45 minutos e usa ingredientes saborosos como biscoito maizena, abóbora, laranja e Margarina Puro Sabor.

Confira abaixo a receita completa.

Torta Cremosa de Abóbora
Ingredientes
Massa:
5 colheres (sopa) de Margarina Puro Sabor derretida
1 pacote de biscoito maizena sabor chocolate
Creme:
2 xícaras (chá) de abóbora cozida e espremida
¼ de xícara (chá) de suco de laranja
200g de creme de leite
2 ovos

Perpart Itinerante leva atendimento imobiliário a Caruaru

Equipe da Perpart entrega escrituras definitivas, resolve pendências documentais e oferece esclarecimentos; atendimento ocorre nestaa última semana de março, de segunda (28) a quinta (31) (Foto: Prefeitura de Vitória de Santo Antão)

O projeto Perpart Itinerante vai até Caruaru, dos dias 28 a 31 de março, para realização de atendimento imobiliário a cidadãos que moram nos núcleos habitacionais remanescentes de políticas públicas do Governo do Estado e que estão hoje sob responsabilidade da Perpart.

Os mutuários da antiga Cohab devem se dirigir à Escola Maria Auxiliadora Liberato, na Rua Major João Coelho, n° 80, no bairro de Rendeiras, das 9h às 12h ou das 13h às 16h. Serão contemplados 5275 imóveis, dos bairros de Parque Residencial Cedro I e II, Conjunto SSAM, Vila Kennedy, Boa Vista I e II, além dos imóveis atendidos pelos Programas Especiais (FICAM).

Petrolândia: Futebol e aniversário no domingo da AVEPE

Zé Osvaldo, o aniversariante do domingo (Fotos: Assis Ramalho)

Neste domingo, 27 de março de 2016, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada no Estádio Municipal ''O Galegão''. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 6 às 7 hs da manhã):
Camisa Amarela 2 x 2 Camisa Azul
Gols do Camisa Amarela: Naldinho (2)
Gols do Camisa Azul: Loró e Nona

2ª Pelada (das 7 às 8 hs)
Camisa Amarela 5 x 4 Camisa Azul
Gols do Camisa Amarela: Naldinho Cancão (3), Naninho e Zezinho.
Gol do Camisa Azul: Veloso (2), Joilton e Loró

Após a pelada, durante a tradicional confraternização dos associados, na sede da AVEPE, o sócio Zé Osvaldo recebeu os parabéns pelo aniversário.

Ver fotos, clique > Futebol e aniversário no domingo da AVEP

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Concurso para escolha da logomarca da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem inscrições abertas até 15 de abril

O professor Roberto Oliveira, da GRE-Floresta-PE, solicita que todos os professores, principalmente de Física, da GRE do Submédio São Francisco participem deste concurso.

Este ano o público poderá criar a logomarca da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia cujo tema é “Ciência alimentando o Brasil”. Podem participar do primeiro concurso que irá escolher a logomarca alunos do ensino fundamental ao médio, do ensino médio integrado à educação profissional e do ensino médio especial, das redes pública e privada de todo o território nacional. As inscrições estão abertas e vão até o dia 15 de abril. Cada participante poderá submeter somente uma proposta, em formato de desenho ou produzido em Corel Draw.

O concurso inicia as atividades da 13ª Semana Nacional, que acontece de 17 a 23 de outubro. O intuito é estimular nestes alunos sua criatividade relacionada à ciência e tecnologia. A logomarca será usada em todo o material de divulgação do evento em todo o Brasil como folders, cartazes, outdoors, site, além de camisetas, bonés e brindes em geral etc, confeccionados pelo MCTI ou instituições parceiras em todo o Brasil. 

Paulo Afonso-BA sedia seminário de povos indígenas da Bacia do São Francisco de 31/03 a 02/04

Cacique Yssô debate com os índios Tabajaras (Foto: Ascom CBHSF)

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizará, de 31 de março a 2 de abril, na cidade de Paulo Afonso (BA), o IV Seminário dos Povos Indígenas da Bacia do Rio São Francisco. Além de destacar a marcante presença indígena na bacia do Velho Chico, a iniciativa do Comitê busca discutir políticas públicas voltadas para os índios, como projetos de saneamento e recursos hídricos em territórios indígenas, além da questão fundiária, que tanto interessa a essas comunidades. A expectativa é de que o evento reúna, pelo menos, 150 representantes de povos de diversas tribos indígenas.

O antropólogo e pós-doutor em Ecologia Humana (UNL-Portugal), Juracy Marques, é um dos convidados do seminário e abordará os conflitos da atualidade. Marques é professor titular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), onde coordena o Mestrado de Ecologia Humana e Gestão Socioambiental – PPGECOH, e realiza estudos sobre os povos indígenas do São Francisco afetados por barragens. Outro pesquisador convidado pelo evento será José Augusto Laranjeiras, também professor da Uneb e especialista na organização social e política dos povos indígenas no Nordeste Brasileiro.

Moradores fazem protesto por emprego na Transposição em Floresta, PE


Moradores do assentamento Serra Negra, município de Floresta, PE, fizeram um protesto pacífico na manhã desta segunda-feira (28) em busca de emprego na transposição do Rio São Francisco. De acordo com os manifestantes, as  pessoas “da terra” não estariam sendo priorizadas.

Os homens chegaram a bloquear as duas entradas para os canteiros de obras na transposição. A Polícia Militar acompanhou a movimentação durante a manhã. Os funcionários já contratados não puderam entrar na obra e a firma está parada.

As negociações continuam.

Foto: Blog do Elvis/NE10

Petrolândia: CFEPP Cursos tem matrículas abertas para treinamento de Bombeiro Civil e Pré-Enem


A unidade do CFEPP Cursos em Petrolândia tem inscrições abertas para oTreinamento de Bombeiro Civil. As aulas serão iniciadas no dia 2 de abril. Turmas aos sábados. São três horas de aulas/semana e 12 meses de duração. Consulte os horários disponíveis e garanta sua vaga!

Para quem precisa se preparar para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio, o preparatório Pré-Enem ainda tem vagas disponíveis. Seja fera, faça CFEPP!

O CFEPP também anuncia novas turmas abertas para os cursos de Inglês eManutenção de Computadores, Informática Avançada e Gestão Empresarial. 

Com excelente localização, no centro de Petrolândia, o CFEPP Cursos oferece ainda estrutura confortável e adequada, salas climatizadas, material didático atualizado e professores capacitados. 

CFEPP Cursos em Petrolândia está localizado na Avenida dos Três Poderes, entre as lojas Top 10 e Top 30, 1º andar, centro da cidade. Mais informações pelo celular (87) 99954-1287.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do CFEPP Cursos

Especialistas alertam para o risco de extinção de animais polinizadores no mundo

Além de borboletas e abelhas, outras espécies como moscas, besouros, pássaros, morcegos e alguns vertebrados também são polinizadores. 

A preservação de espécies de animais polinizadores é importante não apenas para a biodiversidade do planeta, mas para garantir a oferta de alimentos para a população. Mais de três quartos das principais lavouras de alimentos no mundo dependem, em algum grau, dos serviços de polinização animal, seja para garantir o volume ou a qualidade da produção e cerca de 90% das plantas também dependem dessas espécies.

Essas informações e os problemas que cercam os polinizadores foram estudadas pelos especialistas da Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), criada no âmbito das Nações Unidas. O grupo divulgou um estudo alertando que um número crescente de espécies de animais polinizadores está ameaçado de extinção em todo o mundo.