11 julho 2025

Ministra Luciana Santos lança em Petrolina programa Mais Ciência na Escola no Sertão Pernambucano

Entre as cidades beneficiadas estão Floresta, Jatobá, Carnaubeira da Penha, Itacuruba, Belém do São Francisco e Tacaratu, no Sertão de Itaparica (Foto: Inês Guimarães / Ascom IFSertãoPE)

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, lançou nesta sexta-feira (11), no auditório do Campus Petrolina do IFSertãoPE, o Programa Mais Ciência na Escola no Sertão Pernambucano, que vai implantar laboratórios makers em 75 escolas públicas da região.

Os laboratórios makers do Mais Ciência na Escola são equipados com impressoras 3D, kits de robótica, notebooks, cortadoras a laser e outros recursos tecnológicos. Com acesso a esses equipamentos, os estudantes poderão desenvolver competências como a criatividade, o pensamento crítico, a colaboração e a autonomia.

“Com cada vez mais uma economia de base tecnológica, nós precisamos desde cedo introduzir nossa juventude para a robótica, para o design, para a impressora 3D, para as tecnologias digitais. E ainda mais em uma região que tem uma vocação tão forte para a agricultura, nós podemos muito modernizar, otimizar, levar valor agregado para a produção”, afirmou a ministra.

Campeão mundial com a Seleção Brasileira de vôlei é assassinado dentro de carro



Crédito: Tupy,fm

O ex-jogador da Seleção Brasileira de vôlei, Everton Fagundes Pereira da Conceição, conhecido como “Boi”, foi assassinado na noite desta quinta-feira (10) em Cuiabá. Ele tinha 46 anos e foi encontrado morto dentro de uma caminhonete após ser baleado. O crime aconteceu nas imediações do Posto Bom Clima e está sendo investigado pela Polícia Civil de Mato Grosso.

Segundo informações da Polícia Militar, a equipe que patrulhava a região se deparou com um acidente envolvendo a caminhonete de Everton e uma F-350 verde. Ao se aproximarem, os policiais constataram que o ex-atleta já havia sido atingido por tiros e não apresentava sinais vitais. Testemunhas contaram que o autor dos disparos estava dentro do carro com a vítima e fugiu logo após os tiros, trocando de veículo para escapar. O Samu foi acionado e confirmou a morte no local.

Uma mulher procurou a delegacia para relatar que seu ex-marido teria sequestrado Everton pouco antes do homicídio, utilizando o mesmo carro onde ele foi encontrado. A principal suspeita da polícia é de que o crime tenha motivação passional, com base nos primeiros depoimentos colhidos e nas circunstâncias do assassinato. A investigação busca agora confirmar essa versão e identificar os envolvidos.

Petrolândia: Família comunica o falecimento de Elizio Alves (Baiano); corpo está sendo velado no PAN e o sepultamento será nesta sexta (11) às 17h


Com pesar comunicamos o falecimento do Senhor Elizio Alves, carinhosamente conhecido por Baiano.

A familia enlutada convida parentes e amigos para este momento de fé, respeito e solidariedade humana.

O velório está acontecendo na casa de velório do PAM.

Seu sepultamento será na tarde desta sexta-feira (11/07/25), às 17h, no cemitério municipal São Francisco de Assis, em Petrolândia.

Baiano deixa um legado de respeito, honra e simplicidade. Um homem íntegro, amigo dos amigos. Sempre muito carinhoso e atencioso.

Nos deixa aos 72 anos, com a certeza: "Que vivera uma vida de dedicação, trabalho e dignidade."

*Nossos sinceros sentimentos a toda família


BLOG OXENTE NEWS