terça-feira, janeiro 17, 2023

Mudança na reitoria da Univasf: sai interventor, volta Julianeli Tolentino de Lima

Crédito: Arnaldo Sete/MZ Conteúdo

O Diário Oficial da União de ontem (16) trouxe a nomeação do professor Julianeli Tolentino de Lima como Reitor Pro Tempore da Universidade do Vale do São Francisco - Univasf. Na mesma publicação há a dispensa do interventor Paulo César Fagundes Neves, nomeado em 2020 pelo ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, que não considerou a lista tríplice. “Parabenizo a comunidade acadêmica pela vitória da luta e da resistência”, comemorou a senadora Teresa Leitão.

O governo Bolsonaro realizou diversas nomeações em universidades públicas e institutos técnicos federais sem respeitar a lista tríplice. “O governo passado sempre atacou a Educação, os profissionais e as instituições da Educação. A escolha de interventores nas universidades e IFs é um claro ataque à autonomia das instituições. Agora a democracia e o respeito às instituições estão de volta, com o governo Lula”, esclareceu Teresa Leitão.

Julianeli Tolentino de Lima foi reitor da Univasf por dois mandatos consecutivos, no período de 2012/2020. Ele foi nomeado pela então presidenta Dilma Rousseff obedecendo à escolha da comunidade acadêmica, em novembro de 2011, quando obteve 60,02% dos votos. O seu nome foi o primeiro indicado na Lista Tríplice que foi encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). A recondução aconteceu também com o aval acadêmico.

Em 2020, por ocasião da escolha do novo reitor, o professor Telio Leite foi o escolhido pela comunidade acadêmica e pelo Conselho Universitário. Porém, uma das chapas contestou judicialmente o resultado, e o então ministro Abraham Weintraub nomeou o interventor que administrou a Univasf até ontem, 16 de janeiro. No governo Bolsonaro, cerca de 20 instituições federais de ensino tiveram interventores que não estavam em primeiro na lista tríplice, ou sequer participaram do processo de escolha nas instituições.

Ana Cláudia Nogueira
Assessora de Comunicação da Deputada Estadual Teresa Leitão (PT/PE)

Ministro de Minas e Energia aciona PF para investigar ataques a torres de energia

 

m entrevisa a jornalistas nesta terça-feira (17), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), disse que não é possível afirmar que os ataques a torres de transmissão de energia elétrica tiveram motivação política e que a Polícia Federal está com inquéritos instaurados para investigar o caso.


“O que podemos dizer é que, pelo fato de vários eventos convergirem, nós entendemos, por bem, sermos proativos e nos adiantarmos a possíveis problemas mais graves, usando todos os instrumentos de vigilância que o Estado possui”, declarou ele.

“A iniciativa privada ainda se colocou de forma muito colaborativa no sentido de contribuir para que tecnologias avançadas fossem implementadas de forma muito rápida a dar segurança às redes de transmissões do país.”

Petrolândia: Polo da UniFatecie Centro Universitário EAD oferece supletivo, graduação e pós-graduação a distância em mais de 100 cursos

  

  


A cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, recebeu novo polo de ensino a distância com a instalação da UniFatecie Centro Universitário EAD. Regularmente constituído, o polo EAD no município está situado na Rua Everaldo Rodrigues do Nascimento, nº 24, na Quadra 08.

Em Petrolândia são oferecidos cursos de graduação (licenciaturas, bacharelados, 2ª graduação) e pós-graduação a distância. São mais de 100 cursos à sua escolha.

O polo Petrolândia oferece também o Supletivo, curso direcionado para quem parou de estudar e não concluiu o Ensino Médio.

Mais informações da UniFatecie Centro Universitário EAD/Polo Petrolândia: 87 99634-2244

Conheça os cursos da UniFatecie no site www.unifatecie.edu.br

Petrolândia, Jatobá, Tacaratu e Inajá: 4ª CIPM avisa que organizadores de eventos do Carnaval 2023 têm até dia 31/01 para solicitar policiamento

 

Carnaval 2012 em Petrolândia (Fotos: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

A 4ª CIPM informa aos organizadores de Blocos e Eventos Carnavalescos, programados para ocorrerem entre os dias 2 de fevereiro até o dia 12 de março de 2023, nas cidades de Petrolândia, Jatobá, Tacaratu e Inajá, que está aberto o link para preenchimento do formulário on-line para solicitar o apoio da segurança pública.

O requerimento para solicitação de policiamento deverá ser feito até o dia 31/01/2023 através do site https://eventos.sds.pe.gov.br

Lembramos ainda que as regras para os eventos de Carnaval 2023 estão reguladas pela Portaria SDS nº 6422, publicada em 17/11/2022 - GT CARNAVAL e os organizadores devem se planejar de acordo com tais diretrizes.

Fonte: 4ª CIPM/Petrolândia-PE

Petrolândia: Confira agenda de atendimento da MedClinic e marque a sua consulta

  

A MedClinic - Clínica Especializada - localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia, informa atendimento para essa semana, de 16 a 20 de janeiro de 2023.

 (Confira na imagem abaixo).

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

Dois jovens são assassinados a tiros dentro de carro no Sertão da Paraíba

Homens são assassinados a tiros dentro de carro no Sertão da Paraíba — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Dois jovens foram mortos a tiros dentro de um carro no Centro de São Bento, no Sertão da Paraíba, na noite desta segunda-feira (16). De acordo com a Polícia Civil, nenhum suspeito do crime foi localizado.

Segundo a Polícia Civil, os homens estavam em um veículo preto quando dois suspeitos chegaram em uma moto e dispararam dezenas de tiros contra eles. Depois do crime, eles fugiram.

As vítimas foram identificadas como Sandiego Araújo dos Santos, de 27 anos, e Josembergue Silva de Sousa, de 24 anos. Um deles estava com uma pistola e outro já tinha passagem pela polícia, ainda segundo a Polícia Civil.

Segunda Câmara do Tribunal de Contas julga processos de Vicência e Tacaratu

 


A Segunda Câmara do Tribunal de Contas julgou ilegais e negou o registro de 789 contratações temporárias (Processo TC nº 2057838-6) da prefeitura de Vicência, que ocorreram no primeiro quadrimestre de 2020. As admissões serviriam para o preenchimento de diversas funções na área de saúde, durante a gestão do prefeito à época, Guilherme de Albuquerque Melo Nunes. O julgamento ocorreu durante sessão que aconteceu no dia 24 de novembro do ano passado, sob a relatoria do conselheiro substituto Luiz Arcoverde Filho.

Em seu voto, o relator considerou que o interessado não demonstrou o caráter de excepcional interesse público que deveria motivar as admissões, que também não foram feitas por seleção pública simplificada. Segundo ele, elas aconteceram em um momento onde o município se encontrava acima do limite da despesa total de pessoal, em que o limite prudencial (51,30%) estava extrapolado, descumprindo o artigo 22 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Mulher que financiou transporte e hospedagem de envolvidos em ataque bolsonarista em Brasília é presa no RJ




Uma mulher de 48 anos, identificada como Elizângela Cunha Pimentel Braga, se entregou à Polícia Federal, em Campos dos Goytacazes, na noite desta segunda-feira (16), após uma operação contra suspeitos de organizar e financiar atos terroristas em Brasília.

Ela compareceu à delegacia acompanhada da defesa. Segundo as investigações, a mulher, que é da cidade de Itaperuna, recebeu doações que foram repassadas para os moradores de Campos que estavam acampados em Brasília. O g1 tenta contato com a defesa de Elizângela.

A Polícia Federal diz que provas demonstram que os três alvos do pedido de prisão financiaram o transporte e a hospedagem de bolsonaristas do Norte Fluminense que foram para Brasília participar dos ataques terroristas aos prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso e Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta quarta (18/01/2023) a partir das 14 h00; marque a sua consulta


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62, informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira 18 de janeiro de 2023, a partir das 14h00.
Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às sextas-feiras a partir das 08h;00.

Clube de Sergipe cancela show de Carnaval com Netinho após cantor defender atos golpistas


O Iate Clube de Aracaju, em Sergipe, cancelou a apresentação do cantor Netinho em sua festa de Carnaval, programada para acontecer no dia 28 de janeiro. Em uma publicação feita no Instagram, o cantor de axé sugeria que caçadores, atiradores e colecionadores de armas (CACs) se juntassem aos atos golpistas que depredaram as sedes dos três poderes no último dia 8.

No lugar de Netinho, o Iate Clube de Aracaju contará com um show do cantor Tatau, ex-vocalista da banda Araketu. A pulicação que motivou o rompimento do contrato por parte do Iate Clube já foi deletada da conta do artista. "Temos aqui entre 800.000 e 900.000 CACs aqui no Brasil. Se levantem e ajudem a nós o povo patriota", dizia a postagem.

"Recebi a notícia pública do cancelamento da minha participação através de rede social, mas sem qualquer documentação formal (...) Esse cancelamento me traz prejuízos de imagem e financeiros pois era o show anunciado com o qual eu voltaria aos palcos e trios elétricos", compartilhou Netinho no Instagram nesse domingo (15).

Em nota divulgada dias antes na sua conta na mesma rede social, o Iate Clube de Aracaju afirmou que "não compactua e nem apoia atos antidemocráticos e não irá permitir jamais qualquer ação dessa natureza dentro de nossa instituição".

No dia seguinte aos atos golpistas, Netinho fez uma publicação respondendo às acusações que teria incentivado a violência com seu post. "Tenho 56 anos de vida pública limpa (...) Como trabalhador, sempre na música, nunca usei Lei Rouanet nem aceitei favores de políticos, escreveu. Ele chegou a ser candidato a deputado federal pelo Partido Liberal no ano passado, mesma sigla pela qual o ex-presidente Jair Bolsonaro disputou o pleito.

Por Agência O Globo

Homem executa vigilante na porta do hospital em São João, no Agreste de Pernambuco



Um vigilante foi executado na tarde desta segunda-feira (16), em frente ao Hospital Municipal Josefa Cordeiro Vilaça, na cidade de São João, no Agreste de Pernambuco.

A execução foi registrada por câmeras de monitoramento do hospital, as imagens mostram Luiz Carlos Ferreira Martins de Lima, de 27 anos, sentado na calçada, quando o assassino sai do hospital, chega por trás, saca um revólver e atira diversas vezes em sua cabeça

O corpo foi periciado pelo Instituto de Criminalística (IC) e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, a delegacia de São João segue com as investigações até prender o autor do crime.

As informações são do Portal Agreste Violento

Em nota enviada ao Blog de Assis Ramalho, família de Dourados(Mato Grosso do Sul) procura por parente que supostamente mora em Tacaratu ou Caraibeiras



Assis Ramalho, é com imenso prazer que escrevo para você.

Me chamo Glaucia, sou da cidade de Dourados (Mato Grosso do Sul), estou a procura de uma senhora chamada Francisca Laurindo, filha de João Laurindo e Maria Carmelia de Souza. Minha Avó não a ver a mais de 50 anos, pois não sabemos se está viva ou se já faleceu. Minha avó sofre muito, ela quer saber notícia de sua irmã. Ela saiu daí - da região - com 16 anos.

Boatos que ela mora em Caraibeiras,ou Tacaratu, mais não sabemos o certo.Ela era enfermeira, e morou na cidade de Ouricuri/PE 

O esposo chamava Valdemar
Eles tinha um filho que chamava Marquinhos se não me engano faleceu em acidente.

Quem souber de alguma pista de Francisca Laurindo, por favor, entre em contato com o meu número de celular (67)  9.9883-7388, falar com Glaucia.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Glaucia - Dourados(Mato Grosso do Sul) 


Confira manchetes dos principais jornais do país nesta terça-feira 17 de janeiro de 2023












Confira abaixo mais destaques dos principais jornais do país nesta terça-feira 17 de janeiro de 2023

MPPE cobra do governo de Pernambuco um cronograma para convocação dos professores aprovados no concurso

Ano letivo na rede estadual de Pernambuco tem início em 1º de fevereiro para os docentes, com planejamento das atividades. Em 2 de fevereiro começam as aulas - FOTO: WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM

A Secretaria de Educação de Pernambuco tem 10 dias úteis para apresentar ao Ministério Público Estadual um cronograma de convocação dos professores aprovados no concurso realizado pelo governo estadual no segundo semestre do ano passado.

Portaria publicada no Diário Oficial do MPPE desta segunda-feira (16), assinada pelo promotor Salomão Abdo Aziz Ismail Filho, instaura procedimento administrativo para acompanhar a convocação e nomeação dos concursados.

No seu texto, o promotor cita matéria publicada semana passada pela coluna Enem/Educação que mostrou que faltando 20 dias para o início do ano letivo, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, ainda não havia sinalizado quando pretende iniciar a convocatória dos aprovados.

Petrolândia: Coletas de sangue domiciliares é na Clínica e Laboratório Jaques, com a experiência de Maria Alda

 


Blog de Assis Ramalho

Divulgação: Clínica e Laboratório Jaques

Banco do Brasil lança edital de patrocínio a projetos culturais



Lula, Tarciana Medeiros e Margareth Menezes - Foto: Ricardo Stuckert/divulgação

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou, nesta segunda-feira, o lançamento do Edital de Patrocínio Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O objetivo é selecionar projetos a serem patrocinados pela instituição e demais empresas do chamado "conglomerado BB (subsidiárias, coligadas e controladas).

O lançamento do edital foi anunciado durante a cerimônia de posse da nova presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, a primeira mulher a presidente do BB. Segundo a ministra, o edital está de acordo com as novas diretrizes da Lei Rouanet e vai assegurar o acesso aos recursos a pessoas de todas as regiões do Brasil.

— Nosso país é reconhecido por sua riqueza cultural, um setor pujante responsável por mais de 3% do PIB brasileiro. O renascido Ministério da Cultura tem o maior orçamento da sua história em 2023. A cultura é feita por seres vivos e precisamos reavivar esse setor — disse Margareth Menezes.

O Banco do Brasil destinará aproximadamente R$ 150 milhões para realização dos projetos. O valor será dividido em até R$ 50 milhões a cada 12 meses de vigência do Edital. A disponibilidade orçamentária para os patrocínios será definida pelo banco em negociação com cada proponente selecionado, considerando as contrapartidas oferecidas.

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 03 de março de 2023, no site www.bb.com.br/patrocinios. Na mesma plataforma, constam o edital com informações completas sobre a seleção e o formulário para inscrição.

Petrolândia: Drª Andressa Valéria (Nutricionista) atende na MedClinic nesta terça (17/01/2023); agende sua consulta

 

A MedClinic Clínica Especializada informa que a nutricionista Drª Andressa atende nesta terça-feira, 17 de janeiro de 2023.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

Dr. Cleobenysson Cruz também atende na sexta-feira (08/05/2020), juntamente com Dr. Alexandre Torres Candeia (Endocrinologista e Ultrassonografia).

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia

CONFIRA ABAIXO OS DEMAIS ATENDIMENTOS DA SEMANA DA MEDCLINICA

Professora da rede pública de Olinda é uma das bolsonaristas radicais presas em Brasília após atos terroristas


Uma professora contratada pela rede pública de ensino de Olinda é uma das pessoas presas em Brasília após os atos terroristas de bolsonaristas radicais contra as sedes dos três poderes, no dia 8 de janeiro.

O g1 apurou que Adilma Maria Cardoso também participou de um acampamento golpista em frente ao Comando Militar do Nordeste (CMNE), no Curado, Zona Oeste do Recife.

O nome de Adilma Maria Cardoso consta na lista dos presos por invasão à Praça dos Três Poderes. Ela tem 58 anos, é moradora de Camaragibe, no Grande Recife, e dá aula a crianças do primeiro ao quinto anos do ensino fundamental na rede municipal de Olinda.

No Facebook, Adilma Maria Cardoso se identifica como Di Silva. Ela fazia inúmeras postagens de teor antidemocrático e inconstitucional, além de demonstrar apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado por Lula (PT) nas eleições de 2022.
2 de 3 Adilma Cardoso em acampamento golpista, no Recife — Foto: Reprodução/Redes sociais

Adilma Cardoso em acampamento golpista, no Recife — Foto: Reprodução/Redes sociais

A Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape-DF) divulgou uma lista de 1.398 pessoas presas entre 8 e 11 de janeiro, pelos ataques terroristas.

O nome de Adilma é o terceiro da lista de mulheres presas na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.

Um dia antes do atentado terrorista, Adilma publicou uma foto tirada da janela de um avião. Na legenda, ela escreveu o slogan utilizado por Jair Bolsonaro desde a eleição de 2018, em que foi eleito presidente: "Deus, pátria, família e liberdade".

O g1 tentou, mas não conseguiu localizar a defesa dela.
3 de 3 Adilma Cardoso em acampamento golpista de bolsonaristas no Recife — Foto: Reprodução/Redes sociais

Adilma Cardoso em acampamento golpista de bolsonaristas no Recife — Foto: Reprodução/Redes sociais

Veja perfil

Ministro da Educação anuncia reajuste de quase 15% no piso salarial dos professores, que passará de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.



Ministro da Educação, Camilo Santana - Evaristo Sa/AFP Publicidade

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (16) um reajuste de quase 15% no piso salarial dos professores, que passará de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.

Segundo o MEC, a portaria que estabelece o novo piso vai ser publicada ainda nesta semana no "Diário Oficial da União".

A lei do piso salarial dos professores, sancionada em 2008, estabelece que o reajuste deve ser feito anualmente, no mês de janeiro.

Em 2022, o reajuste para os professores foi de 33,24%, passando de R$ 2.886 para R$ 3.845,63.

O piso salarial é definido pelo governo federal, mas os salários da educação básica são pagos pelas prefeituras e pelos governos estaduais.

Por g1