03 maio 2023

Floresta e Petrolândia abrem espaço para debate nacional


Retomo, na próxima sexta-feira, as palestras pelo Interior com a temática “O Brasil que saiu das urnas”, uma avaliação do quadro nacional e estadual refletida nas eleições do ano passado. Cumpro agenda em Floresta e Petrolândia no mesmo dia.

A primeira palestra, às 16 horas, será na Câmara de Vereadores de Petrolândia, e a segunda em Floresta, às 20 horas, também na Câmara Municipal. No sábado, aproveito para conhecer a serenata pelas ruas de Floresta, promoção da prefeita Rorró Maniçoba (PSB).

Magno Martins


Petrolândia implanta sistema de segurança via monitoramento por câmeras


O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, inaugura, nesta sexta-feira, 05 de maio de 2023, o sistema de videomonitoramento para dar melhor qualidade à segurança da população. 

Trata-se de uma iniciativa ousada, com câmeras de última geração e uma central de monitoramento adquiridos com recursos do tesouro municipal.

“A partir de agora, Petrolândia passa a ser referência em segurança pública”, diz Fabiano, que no mesmo dia entregará a nova Delegacia de Polícia Civil, totalmente reformada, fruto de convênio entre o município e o Governo do Estado.

Fonte:  Blog do Magno

Petrolândia e região: Campanha contra febre aftosa já começou; Agroshop Farmácia e Petshop tem a vacina para proteger seu rebanho

 

Agroshop Farmácia e Petshop localizada em Petrolândia na rua Arthur Vieira Lima, no centro da cidade - Foto: Assis Ramalho

A Agroshop Farmácia e Petshop, organização do Dr. Tony Ferraz, situada em Petrolândia na rua Arthur Vieira Lima, no centro da cidade, lembra aos criadores de bovinos que dispõe da vacina contra a febre aftosa.

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa teve início na segunda-feira (1º/05.  De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, cerca de 73 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados.


Neste primeiro momento, a vacinação ocorre em 14 estados: Alagoas, parte do Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e São Paulo. A campanha segue até 31 de maio.

As vacinas, segundo a pasta, devem ser adquiridas em revendas autorizadas e mantidas entre 2 e 8 graus Celsius (°C) desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda.

Petrolândia: No Dia do Sertanejo, bora comemorar essa data conhecendo a história de Seu 'Daniel do Deserto'

Seu Daniel do Deserto, é um um desses verdadeiros sertanejos. Conheça a sua história.  - Foto: Assis Ramalho

UMA VERDADEIRA HISTÓRIA DE VIDA: Em determinado momento da entrevista, seu Daniel vai as lágrimas

O Dia do Sertanejo é comemorado nesta quarta, 03 de maio.

O sertanejo é, antes de tudo, um forte. A frase do título é de Euclides da Cunha. Citada na obra “Os Sertões”, é conhecida por descrever a realidade do povo sertanejo. Lenda viva da história de Petrolândia, Daniel, popularmente conhecido por seu Daniel do Deserto, é um um desses verdadeiros sertanejos.

Ele contou sua história em entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia. A entrevista aconteceu em agosto do ano passado no Restaurante Águia, do empresário Leno, popularmente conhecido por Irmão. Veja vídeo abaixo.

Daniel Cícero de França, conhecido por Sr. Daniel do Deserto, nasceu no Comunidade de Lagoa Fechada, Município de Inajá-PE, em 1934.

Ele é filho de Cícero Luiz de França (Cícero de Lulu) e Júlia Maria de França, família tradicional daquela localidade, que, em sua maioria, eram vaqueiros e agricultores.

No entanto, com o sonho de buscar uma vida melhor, partiu para o sul do país, com apenas 14 anos de idade, pouca experiência, mas com a garra de sertanejo.

Casou-se com Dona Lindaura Pereira de Souza, de cuja união, nasceram cinco filhos: Maria do Socorro, Djalma Daniel, Luiz Carlos, Solange e Silvânia.

Com o falecimento de sua mãe, tornou-se conselheiro e protetor dos seus irmãos mais novos.

Ao fixar residência no sítio do seu pai, construiu um hotel o qual denominou Hotel do Deserto, localizado especificamente na Reta do Mirim, local em que residiu por 40 anos, tirando de lá o sustento da sua família. Em razão desse hotel, ficou conhecido como Daniel do Hotel do Deserto.

Nesse período, ainda encontrou tempo para negociar com ouro. ''Eu comprava em Serra Talhada e ia negociar em Bacabal, no Maranhão'', diz.

Em 1991, veio morar na cidade de Petrolândia, trabalhando como Agente de Viagens na Viação Progresso.

O senhor Daniel sempre se destacou por ser um guerreiro nato, com alma de vaqueiro, razão pela qual, tornou-se também exímio aboiador e compositor de versos e toadas.

Apaixonou-se por Petrolândia, adotando-a como sua segunda terra natal.

Vídeo abaixo