06 setembro 2015

Petrolândia: Visualização da imponência das ruínas da igreja de Barreiras é único ponto positivo da redução das águas de Itaparica

Igreja da Velha Barreiras, para sempre em nossa memória (Fotos: Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre) 
A Igreja do Sagrado Coração de Jesus nunca foi concluída, mas suas ruínas resistem a todas as condições adversas, há quase 30 anos. 
As ruínas da Igreja servem hoje, além de âncora de nossas lembranças, como um marco de nível para o lago de Itaparica. Foto de 2011. (Reprodução Facebook Cézar Cavalcante)
Ruínas em 2012 (Foto: Assis Ramalho)
Em 2013, as ruínas em nova imagem (Reprodução Facebook Cézar Cavalcante)
2014: com as águas mais baixas, uma antiga caixa d'água volta a aparecer na superfície, à direita da imagem (Foto: Assis Ramalho)

Esta é a situação atual, em imagem do final de agosto de 2015. Note a caixa, à direita, já bastante visível (Reprodução Facebook Cézar Cavalcante)

O contingenciamento das águas do rio São Francisco, com vazão continuamente reduzida, desde 2013, sem previsão alguma de volta à normalidade, provoca grande aflição ao coração de quem tem consciência do que estamos atravessando, principalmente diante da expectativa de o El Niño, fenômeno climático estimado como um dos mais fortes das últimas décadas.

Um dos efeitos desse fenômeno cíclico para a região Nordeste é o agravamento da estiagem e da seca, que já vivemos atualmente e ela também é considerada uma das piores, em mais de 50 anos. Caso se concretizem as previsões dos meteorologistas, de endurecimento das condições climáticas entre dezembro/2015 e fevereiro/2016, será uma queda seguida de coice. Atualmente, toda a economia de Petrolândia e região já se vê abalada, pela crise institucional que engessou o país.

O único ponto positivo da redução das águas do lago de Itaparica, represa do São Francisco para a Usina Hidro-Elétrica Luiz Gonzaga, é a possibilidade de revermos as ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, ainda imponente e majestosa, apesar de passados quase 30 anos da inundação da velha Petrolândia, eternamente amada e relembrada.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Festa de São Francisco de Assis recebe excursão de Recife para Petrolândia e Paulo Afonso

Reprodução Facebook José Marcos Lima

Acidente grave mata quatro pessoas em Santa Quitéria, no interior do CE

Acidente ocorreu no quilômetro 65 da CE-366 (Foto: Arquivo pessoal)

Quatro pessoas morreram em um acidente em Santa Quitéria, no interior do Ceará, na manhã deste domingo (6). Segundo a Polícia Militar, testemunhas relataram que o veículo se envolveu num acidente após o motorista perder o controle em uma curva na CE-366.

Com o impacto, um dos passageiros foi arremessado para fora do carro. Outras três pessoas ficaram presas às ferragens e morreram carbonizadas. A Polícia Rodoviária Estadual e Perícia Forense fizeram a remoção dos corpos, ainda não identificados, na manhã deste domingo.

De acordo com a Polícia Militar, partes do veículo envolvido no acidente ainda estão à beira da pista, e os motoristas devem trafegar com cuidado no trecho, no quilômetro 65 da CE-366.

Ainda de acordo com a PRE, o trânsito ficou intenso durante parte da manhã no local, mas foi normalizado após a retirada do veículo da pista.

G1 CE

Apac emite alerta de baixa umidade do ar em vários municípios do Sertão de Pernambuco

Só neste sábado (5), O Ouricuri, Serra Talhada, Floresta, Ibimirim e Petrolina registraram índices entre 12% a 19%

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta, neste sábado (5), sobre índices de umidade relativa do ar abaixo dos 20% em vários municípios do Sertão nos próximos três dias. Segundo a agência, já neste sábado (5), valores abaixo de 20% foram registrados em Ouricuri (13%), Serra Talhada (12%), Floresta (15%), Ibimirim (19%) e Petrolina (12%). Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%.

Os índices baixos de umidade do ar podem causar complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos ea umento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.