02 setembro 2025

Prefeitura de Petrolândia faz mudanças nas atrações da Festa do Padroeiro 2025; Confira programação de 26 a 04 de outubro

 Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Vereador Velto da Agrovila solicita ao prefeito Fabiano Marques construção de quadra de esportes no Ag. 10 do Limão Bravo


Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia, o vereador Herivelto Pires Ferreira (Velto da Agrovila) apresentou indicação para solicitação ao prefeito Fabiano Marques a construção de uma quadra de esportes na Agrovila 10 do Limão Bravo, área rural do município.

 VEJA ABAIXO A ÍNTEGRA DA SOLICITAÇÃO.

Morre Paulão, primeiro campeão do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia


Morre Paulão, primeiro campeão do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia — Foto: Confederação Brasileira de Vôlei

Nascido em Salvador, Paulão era o atual técnico da seleção do Chile de vôlei de praia e ganhou o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em 1991, ao lado de Paulo Emílio.

Por g1 BA


O técnico e ex-jogador de vôlei de praia Paulo Roberto Moreira da Costa, mais conhecido como Paulão, morreu nesta terça-feira (2), aos 56 anos, após um infarto.

Nascido em Salvador, Paulão era o atual técnico da seleção do Chile de vôlei de praia e foi primeiro campeão do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em 1991, ao lado de Paulo Emílio.

Técnico da seleção do Chile e primeiro título do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia: relembre a trajetória

Em 1996, a dupla conquistou o bicampeonato brasileiro. Juntos, Paulão e Paulo Emílio também ganharam a medalha de bronze do primeiro Campeonato Mundial de vôlei de praia, em 1997, e o vice-campeonato do Circuito Mundial, na temporada 1992/1993.

Paulão também era primo e maior incentivador de outro ídolo do vôlei de praia, Ricardo Santos, melhor jogador do mundo em 2005 e 2007 e segundo maior medalhista olímpico da Bahia.

Há exatos 4 anos, Bolsonaro sancionou lei que hoje o incrimina


Presidente vetou trechos da lei aprovado no Congresso, mas manteve artigos pelos quais é réu — Foto: Pablo Jacob

2 de setembro marca ironia histórica: Bolsonaro sancionou lei que hoje o incrimina

Por Nelson Lima Neto - O Globo/RJ

Veja esta, digamos, coincidência. Jair Bolsonaro, ainda durante seu mandato como presidente da República, publicou na edição de 2 de setembro de 2021 do Diário Oficial os novos dispositivos que reformularam a antiga Lei de Segurança Nacional. Quatro anos depois, o militar da reserva é acusado de praticar justamente os crimes previstos na norma que ele próprio aprovou.

O ex-presidente começará a ser julgado, nesta terça-feira, por diferentes delitos, entre eles as tentativas de "abolição violenta do Estado Democrático de Direito" e de "golpe de Estado".

Pelas regras sancionadas por Bolsonaro, o primeiro ocorre quando alguém busca, "com emprego de violência ou grave ameaça", extinguir a democracia, "impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais".

Já o segundo tipo penal se configura quando uma pessoa procura "depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído". As penas mínimas, em ambos os casos, são de quatro anos de prisão.

Por Nelson Lima Neto - O Globo/RJ

Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC

© Tomaz Silva/Agência Brasil

Projeto que cria documento aguarda sanção presidencial

Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (1º) que a entrega da Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) ocorrerá a partir de outubro, mês em que é comemorado o Dia do Professor.

Camilo Santana comemorou a aprovação em regime de urgência, pela Câmara dos Deputados, no último dia 19, do Projeto de Lei (PL) 41/2025, que autoriza a criação do documento, com validade em todo o território nacional.

“Com a aprovação da Carteira Nacional de Docente no Brasil, o Congresso Nacional reconhece a profissão mais importante da nação, que forma os médicos, advogados e todos os outros profissionais do nosso país”, destacou o ministro, em vídeo publicado nas suas redes sociais.

O projeto de lei aguarda sanção presidencial e deve ser assinado em 15 de outubro, de acordo com Camilo Santana.

Vantagens

Petrolândia: Policlínica informa que o Ortopedista Dr. Érico Herbert atende nas quartas e sextas-feiras; agende já


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende semanalmente nas quartas-feiras (a partir das 14h00), e nas sextas-feiras (a partir das 08h00 .

Informações e agendamentos pelo número 9.9618-8877

Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

Petrolândia: Cirurgiã-Dentista Dra. Jacilene Cavalcante atende na Petroclínica todas as quintas e sextas-feiras; Agende já sua consulta

  

A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro de Petrolândia, informa que a Cirurgiã-Dentista Dra. Jacilene Cavalcante atende todas as quintas (à tarde) e sextas-feiras (Manhã e tarde).

Informações e agendamentos pelo (87) 9.9634-2910 ( Dra Jacilene), ou (87) 9.9805 0774 (Atendente da Petroclínica).

Blog de Assis Ramalho
Informação: Petroclínica

Petrolândia: Exposição itinerante "Patrimônios de Pernambuco" promovida pela Fundarpe pode ser conferida até o dia 12 de setembro; faça uma Visita

 

Exposição é interativa, com audiovisual e peças lúdicas na Biblioteca Pública Municipal de Petrolândia (Fotos: Lúcia Xavier Ramalho)


Aberta no dia 26 de agosto de 2025, na Biblioteca Pública Municipal Gilberto de Menezes, em Petrolândia, ainda na programação da 18ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco, a às 19h30, na Biblioteca Pública Municipal Gilberto de Menezes. A 2ª edição da exposição Patrimônios de Pernambuco, projeto promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult), permanecerá em visitação até o dia 12 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.
 
A Exposição é composta por painéis com textos, imagens e vídeos referentes às categorias de Patrimônio Cultural de Pernambuco: Material, Imaterial, Vivo e Ferroviário. A interatividade na exposição é garantida pelos quebra-cabeças do Patrimônio Cultural, pelo vocabulário da preservação, pelos QR-Codes que direcionam o visitante a mais informações e pelo painel interativo onde os visitantes poderão compartilhar suas impressões e suas outras referências culturais. A mostra conta com recursos de acessibilidade, incluindo tradução em Libras, braille e audiodescrição dos conteúdos e legenda nos vídeos.

A exposição foi construída a partir da publicação digital da cartilha “Patrimônios de Pernambuco: Materiais e Imateriais”, em comemoração aos 50 anos da Fundarpe, com lançamento no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), em 2023. A mostra é composta por painéis com textos e imagens, vídeos e quebra-cabeças dos Patrimônios de Pernambuco, que geram interatividade com os visitantes. O espaço tem caráter educativo e visa difundir a diversidade dos bens culturais reconhecidos, além de estimular ações de preservação e salvaguarda de outros bens ainda não identificados.