11 abril 2016

Petrolândia: 4ª CIPM se reúne com Secretaria de Educação para definição de ações do PROERD


Foi realizado na manhã desta segunda-feira (11), reunião para definião de ações para início do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) nas Escolas municipais em Petrolandia. As Policiais Militares Tatiana e Danubia consolidaram, juntamente com o Comandante da 4ª.CIPM-Petrolândia, Major PM Lenildo. o calendário de atividades e estratégias a serem desenvolvidas no corrente ano. O Programa é realizado pela 4ª CIPM-Petrolândia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education, surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições. Ele consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

Com informações e fotos da 4ª.CIPM-Petrolândia,

Notícia relacionada (clique para ler)

Alunos da Rede Municipal recebem certificado do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) em 2014. SD Tatiana Leopoldo ministrou o curso que teve duração de três meses

Magno Martins comemora dez anos de fundação do seu blog, o primeiro em Pernambuco


O jornalista Magno Martins comemora um feito: dez anos de fundação do seu blog, o primeiro em Pernambuco, um dos precursores do jornalismo online no país. Nesta entrevista, Magno, 36 anos de batente, tendo iniciado a vida profissional no Diario, onde atuou durante mais de 10 anos, num tempo em que os textos eram enviados às redações por telex e depois por fax, fala das mudanças operadas na profissão pela internet e do futuro dos jornais. "O papel ainda sobrevive por muito tempo, mas é evidente que o modelo de comunicação vai ser cada vez mais complementado pelo digital. Sobrevive não pelo saudosismo, como os discos de vinil, mas porque ele é conveniente. O leitor recebe em casa um relatório impresso, da marca que ele confia, com os fatos e análises das últimas 24 horas. É um valor para o indivíduo", diz o jornalista, considerado o pioneiro dos blogueiros em Pernambuco. A década do blog será celebrada às 20h, hoje, no Arcádia Bufê.

O senhor começou a fazer blog no Nordeste há dez anos, quando poucos ou quase ninguém sabiam de fato do que se tratava essa nova ferramenta. Foi um tiro no escuro?

Não diria que foi uma aposta arriscada, porque a internet começava a criar uma nova cultura na forma de informar em todo o mundo, entrando com uma rapidez impressionante no Brasil. Mas poucos jornalistas, principalmente os nascidos e forjados na indústria do papel, faziam prognósticos otimistas sobre o jornalismo online. Eu também sou um jornalista filho do impresso. Quando entrei pela primeira vez numa redação, em 1980, o instrumento mais moderno de receber e passar notícias era o telex. Logo depois chegou o fax, que se traduziu numa revolução, uma dádiva dos céus, especialmente para repórteres que, como eu, farejavam e caçavam a notícia como correspondente de um jornal no Sertão, o Diario de Pernambuco, onde comecei minha carreira.

O que mais surpreendeu nesta transição? 

Frente pelo fortalecimento de câmaras municipais será instalada esta semana na Câmara dos Deputados


Será instalada nesta terça-feira (12), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Câmaras Municipais e Vereadores.

O coordenador será o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG). Entre os principais objetivos da frente estão:
- fortalecer o poder legislativo municipal;
- criar formas de participação dos vereadores no processo legislativo federal;
- desenvolver a autonomia municipal no contexto federativo;
- desenvolver gestões para que as câmaras tenham autonomia legislativa, recursos humanos e financeiros essenciais ao seu regular funcionamento.

O evento está marcado para 18 horas, no Plenário 3.

Redação MT/Agência Câmara Notícias

"Projeto Pólo Marginal - Opereta de Rua" inicia turnê por Pernambuco neste final de semana

“Projeto Pólo Marginal – Opereta de Rua” inicia circulação estadual por Pernambuco através de projeto incentivado pelo Funcultura. Cidades como São José do Belmonte e Triunfo recebem a peça neste final de semana, com apresentações sempre gratuitas (Foto: Miguel Igreja)

Depois de vários ensaios abertos no Recife e Olinda no final de 2015 e início deste ano, a peça “Pólo Marginal – Opereta de Rua”, do Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel, sempre apresentada ao ar livre e gratuitamente, inicia, a partir deste mês de abril, a circulação estadual que a levará a oito municípios, comunidade quilombola ou distritos em Pernambuco. A turnê se inicia por São José do Belmonte (sábado próximo, 19h, no Pátio de Eventos Cacau do Banco) e Triunfo (próximo domingo, 17h, no Pátio de Eventos Maestro Madureira) neste final de semana. Com projeto incentivado pelo Funcultura/Governo do Estado de Pernambuco e realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social (IDS), a montagem, em teatro de rua, é baseada na obra do poeta e jornalista pernambucano Marco Pólo Guimarães, com roteiro e encenação de Carlos Salles (in memoriam) e assistência de direção de Rodrigo Torres. No enredo, a história de um grupo de poetas-piratas-saltimbancos que resolve ocupar as praças das cidades para levar o poder da palavra, a poesia como forma de alimentar a alma das pessoas de sentimento, sensibilidade e emoção.

Serra Talhada e Triunfo recebem Caravana de Educação de Trânsito do Detran

Foto: Divulgação

Serra Talhada, localizada no Sertão do Estado, recebeu a Caravana de Educação de Trânsito. Com ela, a capacitação para instrutores dos Centros de Formação de Condutores – CFC’s, o Detran Móvel, Blitzs educativas e palestras, culminando com a o Fórum de Educação de Trânsito, com foco nos acidentes com motos.

Cento e cinquenta jovens da Escola de Referência de Ensino Médio – EREM, Irnero Ignácio, e trezentos e cinquenta alunos da Educação para Jovens e Adultos - EJA, participaram de palestra e receberam o manual sobre o respeito às leis de trânsito, criado pelo Cartunista Ziraldo, sob o título “Vou que vou com segurança”, que tem como objetivo conscientizar condutores de ciclomotores sobre pilotagem. O público alvo são os jovens, por isso a linguagem é diferenciada e a abordagem focar naquilo que eles mais valorizam seus sonhos, sua independência e sua saúde, além disso foram capacitados 33 professores do EREM.

Segundo o Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, a ação é realizada pela Secretaria das Cidades – Secid, por meio do DETRAN-PE, e visa mostrar que só respeitando as leis de trânsito pode reduzir acidentes. Ribeiro lembrou que em 2014 as ocorrências deixaram 45.942 vítimas, desses 34.288 conduziam motos e tinham entre 15 a 19 anos. Outro tema que foi debatido pelos técnicos da caravana, que é comandada pela Coordenadora de Educação para o Trânsito, Luciana Carvalho, é a mistura perigosa entre álcool e direção, a qual pode ser fatal.

Parceria entre escola e família é fundamental na educação das crianças no combate ao Aedes aegypti


A parceria entre os pais e a escola na educação dos filhos é fundamental. E a Semana da Família na Escola foi mais uma oportunidade que o Centro de Ensino Fundamental Agrourbano Ipê, no Riacho Fundo (DF), aproveitou para orientar os alunos e toda a comunidade escolar para as ações de prevenção ao mosquito transmissor do Zika, dengue e chikungunya.

A diretora da escola, Sheila Melo, conta que desde o início do ano letivo o assunto vem sendo abordado e que o trabalho gerou uma série de atividades interdisciplinares. “Nós fizemos um planejamento com os professores e eles levaram para as salas de aulas livros, textos, palestras para que pudessem abordar o tema com os alunos. Depois disso, os alunos fizeram vídeos, pesquisas, peças de teatro, além de uma varredura ao redor da escola para procurar desde tampinhas de garrafa até a inspeção da caixa d´água para eliminarmos focos do mosquito na escola”, explica.

Nova captação de água do perímetro de Itiúba acompanha nível do rio São Francisco

A nova estrutura está integrada ao projeto de modernização dos perímetros públicos de irrigação da Codevasf em Alagoas (Foto: Codevasf/Divulgação)

Os agricultores do Perímetro Irrigado do Itiúba, mantido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) às margens do rio São Francisco em Porto Real do Colégio (AL), já contam com uma nova estrutura para captação de água no rio São Francisco. Numa ação emergencial por conta da redução da vazão do rio, o Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, implantou uma estrutura de captação flutuante que acompanha o nível do rio suprindo a indisponibilidade do sistema de captação fixa de água.

Essa ação emergencial do governo federal, com investimentos de cerca de R$ 1,7 milhão, garante aos agricultores a irrigação dos lotes no perímetro do Itiúba e a continuidade das safras de arroz e outras culturas desenvolvidas na área. “Temos monitorado a vazão em toda bacia do rio São Francisco e isso tem norteado nossas ações. Assim, podemos nos antecipar, como foi esse o caso na implantação dos flutuantes em Itiúba, e evitar a interrupção do fornecimento de água para a irrigação. Isso garante a continuidade da produção e contribui para o desenvolvimento da região”, explicou o diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Luís Napoleão Casado.

Doação de órgãos: taxa de negativa familiar é de 50%


Um doador de órgãos e tecidos pode beneficiar até sete pessoas. Coração, pâncreas, rim, fígado e córneas de um paciente que veio a óbito podem fazer a diferença na qualidade de vida de alguém que luta contra o tempo na fila de espera da Central de Transplante de Pernambuco (CT-PE). Contudo, um dos entraves para tornar a doação uma realidade é a negativa familiar: em cerca de 50% dos casos, as potenciais doações acabam não ocorrendo pela resistência dos parentes.

“Entre os motivos da negativa familiar, está o desconhecimento da população sobre a morte encefálica e sobre a integridade do corpo após a doação. Precisamos informar que o diagnóstico de morte encefálica segue um rígido protocolo na sua confirmação e que a família receberá o corpo do ente querido íntegro. Como a doação só ocorre com a autorização de um familiar de até segundo grau, de acordo com a legislação brasileira, precisamos difundir esse tema; tirar dúvidas, mitos e preconceitos; e saber que esse ato pode salvar muitas vidas”, afirma a coordenadora da CT-PE, Noemy Gomes.

Acidente envolvendo veículo de ex-prefeita deixa 4 mortos e 5 feridos em Palmeira dos Índios, AL


Quatro pessoas morreram e cinco ficaram gravemente ferida em um acidente envolvendo dois veículo em um dos trechos da BR-316, na cidade de Palmeira dos Índios, agreste alagoano.

Um dos veículos era conduzido pela ex-prefeita da cidade de Estrela de Alagoas e suplente de deputado estadual, Ângela Garrote. Ela foi socorrida e encaminhada para a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca.

De acordo com a PRF, sete pessoas viajavam no carro Pajero Dakar e seguia de Palmeira dos Índios para a cidade de Estrela de Alagoas. No veículo da ex-prefeita, duas pessoas morreram, entre elas uma criança de seis anos.

Prefeitura de Salgueiro recebe inscrições do 6º Concurso Literário até 15 de abril


Foi prorrogado o prazo de inscrição do 6º Concurso Literário de Salgueiro, no Sertão pernambucano. Os escritores do município e das cidades vizinhas têm até o dia 15 de abril para enviar as propostas de participação. Os textos serão avaliados entre 18 de abril e 30 de maio.

Podem participar do concurso poetas e contistas de todas as idades do Sertão do estado. As inscrições são feitas, de forma gratuita, pessoalmente na Biblioteca Pública Municipal Francisco Augusto ou por correspondência. É importante preencher o formulário disponível no site da prefeitura de Salgueiro (http://salgueiro.pe.gov.br/portarias_editais_comunicados/evento_concurso_literario_2016.htm). No edital do certame, os candidatos podem encontrar o endereço e o CEP para envio, além de especificações sobre como os textos devem estar apresentados. Cada autor pode inscrever até duas obras de sua autoria.