26 outubro 2025

Em encontro com Trump, Lula diz não querer 'qualquer desavença com os EUA'

Donald Trump e Lula dão as mãos em encontro na Malásia
Imagem: Ricardo Stuckert

Nelson de Sá - Colunista do UOL, em Kuala Lumpur*

Os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, se encontraram pessoalmente hoje e tiveram uma conversa de cerca de 50 minutos em que ficou acertado que as negociações sobre as tarifas "começam imediatamente", segundo palavras do brasileiro.

O que aconteceu

* Lula e Trump se encontraram em Kuala Lumpur, na Malásia. Os dois participam da cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático). Para jornalistas, Lula afirmou não querer "qualquer desavença com os EUA" e que "não há motivo para qualquer conflito entre Brasil e EUA".

* Trump deixou em aberto a possibilidade de "trabalhar em acordos" — se referindo às tarifas impostas ao Brasil. "Em relação às tarifas impostas ao Brasil, acho que tudo é justo. Tenho muito respeito pelo seu presidente, tenho muito respeito pelo Brasil. Vamos trabalhar em acordos.".

Além disso, Trump disse ser uma "grande honra" estar com Lula. "Acho que eles estão indo muito bem até onde sei. Podemos fazer bons acordos para ambos os países. Acho que nós faremos acordos. Conversamos e acho que teremos um bom relacionamento."

Pauta a ser discutida com os Estados Unidos será "longa", de acordo com o presidente brasileiro. "Na hora que dois presidentes sentam em uma mesa e colocam seu ponto de vista, a tendência é natural é se chegar a um acordo. Estava muito otimista na manutenção mais civilizada possível entre Brasil e Estados Unidos. Tenho uma longa pauta para discutir com os Estados Unidos.".

Reunião imediata para negociar tarifas

* O ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira destacou à imprensa que Trump e Lula trataram de "todos os assuntos", incluindo as tarifas. "Lula começou dizendo que não havia assunto proibido e renovou o pedido brasileiro de suspensão das tarifas impostas à exportação brasileira durante um período de negociação.".

* Reunião foi "muito positiva", disse o ministro. "O saldo final é ótimo. Trump declarou que dará instruções à sua equipe para que comece um processo de negociação bilateral, que pode ser iniciada hoje ainda. Hoje mesmo devemos ter um encontro.".

* Conversa entre os presidentes foi descrita por Vieira como "descontraída" e "muito alegre". "Trump declarou admirar o perfil da carreira política do presidente Lula, tendo sido, por duas vezes, presidente da República, tendo sido perseguido no Brasil, tendo provado sua inocência e voltado a conquistar seu terceiro mandato como presidente da República.".

* Lula usou o X para comentar a conversa. Em postagem, o presidente brasileiro afirmou que foi discutida a agenda comercial e econômica e informou que as equipes vão se reunir para discutir as tarifas e sanções imediatamente.

* Este é o primeiro encontro formal entre os dois. Antes disso, Lula e Trump só tinham se cruzado brevemente na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Na ocasião, o americano disse logo em seguida durante seu discurso que "pintou química" entre eles.

* Presidentes já tinham conversado por telefone. Lula e Trump se falaram por uma chamada telefônica durante 30 minutos no dia 6 de outubro. Nesta conversa, Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.

* Trump postou que "gostou da conversa". O presidente afirmou que teve um "bom telefonema" com Lula e disse que "países vão se sair bem juntos".

* Na sequência, chanceleres se encontraram.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, tiveram uma reunião de uma hora no dia 16 de outubro. Os dois países avaliaram que a reunião foi boa.

Encontros são estratégicos para relação entre os países

* Relação entre os países ficou estremecida após sanções e tarifas impostas pelos EUA.
Com articulação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o país anunciou sanções contra autoridades e aumentou as taxas sobre produtos importados do Brasil.

* Inicialmente Brasil havia sido submetido a uma taxação de 10%. Quando anunciou a nova política de tarifas sobre produtos importados, em abril deste ano, este valor foi o mínimo imposto por Trump a outros países.

* Avanço do julgamento da trama golpista no Brasil motivou aumento na taxa. Em julho, taxação sobre produtos brasileiros passou a 50%. A justificativa foi que ações do governo brasileiro prejudicavam "empresas americanas e os direitos de liberdade de expressão de cidadãos americanos".

* No mesmo mês, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes foi sancionado com a Lei Magnitsky. Antes, Moraes, sete outros ministros e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, já tinham tido seus vistos americanos cancelados.


* Condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro também motivou sanção
. Desta vez, a lei Magnitsky foi aplicada à esposa de Alexandre de Moraes, a advogada Viviane Barci de Moraes, e ao instituto Lex, ligado à família.

* Governo brasileiro disse que não aceitaria interferência. Mauro Vieira afirmou que soberania brasileira "não é moeda de troca diante de exigências inaceitáveis".

* Lula chegou a autorizar reciprocidade. Aplicação de tarifas recíprocas pelo Brasil foi comunicada aos Estados Unidos, mas não chegou a entrar em vigor.

*Colaborou Luccas Lucena, do UOL, em São Paulo.

Lula e Trump fazem reunião de 45 minutos na Malásia e indicam início de acordo sobre tarifas

Donald Trump e Lula dão as mãos em encontro na Malásia
Imagem: Ricardo Stuckert

Por Redação g1

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump se encontraram na tarde deste domingo (26), madrugada no horário de Brasília, na Malásia.

O encontro, que durou cerca de 45 minutos, é o primeiro entre os dois desde uma rápida conversa durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, e ocorre na esteira da imposição de tarifas de 50% sobre a exportação de produtos brasileiros para os EUA e de sanções a autoridades brasileiras em razão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Após o encontro, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, disse que a reunião foi muito positiva, teve um tom descontraído, e que EUA e Brasil concordaram em iniciar, ainda neste domingo, um processo de negociação sobre o tarifaço (leia mais abaixo).

Ao lado de Lula, Trump sinalizou chance de acordo

Na primeira parte do encontro, Lula e Trump falaram com os jornalistas por cerca de 10 minutos.

Trump disse ser uma honra estar com o presidente do Brasil e que provavelmente eles fariam "alguns bons acordos".

"Nós vamos discutir [tarifas] um pouco. Nós sabemos que nós nos conhecemos. Nós sabemos o que cada um quer", disse Trump.

Perguntado sobre Jair Bolsonaro, o presidente norte-americano disse que "se sente mal" pelo que o ex- passou brasileiro, mas não respondeu se o assunto iria ser discutido no encontro.

Trump também foi questionado sobre se iria discutir a situação na Venezuela no Brasil - os EUA têm aumentado a pressão contra o regime de Nicolás Maduro. O presidente norte-americano disse que nõ

Lula, por sua vez, disse que tinha uma pauta extensa para discutir com Trump e que não havia motivos para desavença entre EUA e Brasil.

"Não há nenhuma razão para que haja qualquer desavença entre Brasil e Estados Unidos", disse Lula.

Países concordaram em negociar tarifas, segundo chanceler brasileiro

Após a reunião, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, disse que a reunião "foi muito positiva" e que os dois países concordaram em negociar o tarifaço imposto ao Brasil.

Segundo Vieira, Trump disse que daria instruções à sua equipe para iniciar um processo de negociação bilateral ainda neste domingo.

"A reunião foi muito positiva e esperamos em pouco tempo agora concluir uma negociação bilateral que trata de cada um dos setores da atual tributação americana ao Brasil", disse Vieira.

A expectativa do governo brasileiro é que, durante a negociação, as tarifas venham a ser suspensas, segundo Vieira.

Por Redação g1

Petrolândia Classificados: VENDE-SE um Chevrolet Onix ano 2019 1.0; interessados devem procurar Euclides Modas

 





VENDE-SE um Chevrolet Onix ano 2019 1.0 completo (Fotos acima). Interessados devem procurar Euclides Modas pelo Celular: (87) 9.9992-6350.

Euclides, popularmente conhecido por Euclides Modas, compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.

Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.

Interessados devem procurar Euclides Modas pelo Celular: (87) 9.9992-6350.

A loja Euclides está localizada no centro de Petrolândia, na Rua 15 de Novembro, por trás do Supermercado Rodolfo, do empresário Chiquinho

Blog de Assis Ramalho
Informação: Euclides Modas

Petrolândia: Confira a agenda de atendimento da semana da Clínica e Laboratório Jaques de 27 de outubro a 1º de novembro/2025; agende já

 

Clínica e Laboratório Jaques, localizadana em Petrolândia na Av. Djalma Wanderley,

A Clínica e Laboratório Jaques, localizadana em Petrolândia na Av. Djalma Wanderley, informa agenda dos profissionais médicos que irão atender de segunda a sábado, de 27 de outubro a 1º de novembro/2025.

AGENDA DA CLINICA JAQUES PETROLÂNDIA

*27/10 SEGUNDA-FEIRA:
Dr Blenio Alves (GASTRO)

*28/10 TERÇA-FEIRA:
Dra Cristiane (PSIQUIATRA/MEDICINA DO TRABALHO/CLÍNICO GERAL)
Dr Luiz Claudio (NEUROLOGISTA)
Dra Kesia Catão (PEDIATRA)
Valmir (PSICOLÓGO)

*29/10 QUARTA-FEIRA:
Alyce Almeida (PSICOLOGA)

*30/10 QUINTA-FEIRA:
Marcelo Sandes (PSICOLÓGO)

*01/11 SÁBADO:
Paula Martins (PSICOLÓGA)

ATENDIMENTOS SEMAIS COM NUTRICIONISTAS, COLETA DE EXAMES,
PREVENTIVOS, ELETROCARDIOGRAMA, ELETROENCEFALOGRAMA, RAIO X,
TONOGRAFIA, EXAMES LABORATORIAIS, TOXICOLOGICO PARA HABALITAÇÃO,
PODOLÓGA, REFLEXOLOGIA, FISIOTERAPIA

Blog de Assis Ramalho
Informação: Clínica e Laboratório Jaques

CONFIRA ABAIXO PROFISSIONAIS QUE ATENDEM NA CLÍNICA E LABORATÓRIO JAQUES

Aposta única fatura R$ 96 milhões na Mega-Sena; confira os números e demais sorteios de sábado (25). em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira

©

Uma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.932 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado na noite deste sábado (25), e levou o prêmio de mais de R$ 96 milhões. A aposta vencedora foi feita em uma lotérica na cidade de Ourinhos, no interior de São Paulo.

Veja os números sorteados: 04 - 13 - 25 - 36 - 40 - 53

5 acertos - 144 apostas ganhadoras: R$ 27.798,30
4 acertos - 6.869 apostas ganhadoras: R$ 960,58

Com isso, o prêmio do próximo sorteio, realizado na terça-feira (28), vai ser de R$ 3,5 milhões.


Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira, na Av. Auspício Valgueiro de Barros/, centro da cidade

Tacaratu: Confira escala e nomes de médicos que atenderão na Clínica e Laboratório Jaques, de 27 a 30/10/20250; agende já

Dra Cristiane Jaques (Psiquiatria/Médica do Trabalho/Clínica Geral) atende nas segundas-feiras.na Clínica e Laboratório Jaques de Tacaratu.

AGENDA DA CLINICA JAQUES TACARATU

27/10 SEGUNDA-FEIRA:

* DRA CRISTIANE JAQUES – PSIQUIATRIA / MÉDICA DO TRABALHO

* DHEINE BRENDA – PSICÓLOGA

* MONICA TOSCANO – TERAPEUTA ORTOMOLECULAR

28/10 TERÇA-FEIRA:

* NÃO TEREMOS ATENDIMENTOS MEDICOS

29/10 QUARTA-FEIRA:

* DR TALLES ARTHUR – CLINICO /REUMATOLOGIA

* DRA KEZIA CATÃO – PEDIATRIA

* MARCELO SANDEZ – PSICÓLOGO

* MONICA TOSCANO – TERAPEUTA ORTOMOLECULAR

30/10 QUINTA-FEIRA:

SILMARA ARAÚJO – ESTETICISTA

REALIZAÇÃO DE ELETROCARDIOGRAMA E ESPIROMETRIA

Blog de Assis Ramalho
Informação: Clínica e Laboratório Jaques - Tacaratu

Banco do Nordeste apresenta ações e planeja novas parcerias de desenvolvimento com a Prefeitura de Tacaratu (PE)



O Banco do Nordeste participou, nesta quinta-feira (23/10), de uma reunião institucional no município de Tacaratu (PE), realizada no gabinete do prefeito Washington Ângelo de Araújo. O encontro foi promovido a convite do secretário de Governo, Planejamento, Cultura e Desenvolvimento do Turismo, Bruno Lisboa Araújo, com o objetivo de fortalecer parcerias e discutir novas ações de desenvolvimento territorial no Sertão de Itaparica.

Participaram da reunião a gerente estadual do Programa Agroamigo, Maria Aparecida dos Santos, do Escritório regional do BNB de Serra Talhada (PE); o agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, Adelmo Azevedo; e o coordenador do Programa Agroamigo do Escritório de Petrolândia, Cleiton Robson.

Durante o encontro, os gestores do Banco do Nordeste apresentaram um balanço das ações realizadas no município e discutiram novas possibilidades de ampliação do crédito produtivo com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), voltados a impulsionar investimentos nos setores agrícola e empreendedor local.