18 dezembro 2025

Câmara cassa mandato de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

 

Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro

Carolina NogueiraDo UOL, em Brasília

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu hoje decretar a perda de mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ). A informação foi confirmada ao UOL pelo primeiro-secretário do órgão, deputado Carlos Veras (PT-PE), e já foi publicada no Diário Oficial da Câmara.

O que aconteceu

* Eduardo contabilizou 59 faltas até o momento da decisão. Com isso, ele ultrapassa o limite de faltas previsto na Constituição.

* A Constituição Federal determina que deputados e senadores perdem o mandato se tiveram 33% de faltas nas sessões ordinárias. As ausências não serão contabilizadas em caso de missão oficial ou licença. A regra também consta no Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara.

* Já Ramagem teve a perda de mandato determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A Mesa Diretora considerou que, com isso e estando fora do país, ele deixará de comparecer às sessões.

* Ele defendeu que a Câmara descumprisse a decisão em sua defesa enviada ao Parlamento. Ramagem se disse vítima de "perseguição política".

* Ele também alegou que a ordem para a perda do mandato não cabe ao Supremo. Segundo ele, o procedimento para a perda do mandato "encontra-se viciado desde a sua origem, comprometido por nulidade absoluta, decorrente da inobservância deliberada do rito" estabelecido no Regimento Interno da Câmara.

* Sugestão e pressão do centrão. Ao longo do ano, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi aconselhado pelo centrão a contar as faltas de Eduardo para ter respaldo jurídico. Segundo o UOL apurou, o mesmo bloco havia sugerido que a perda de mandato de Ramagem fosse declarada por um ato da Mesa Diretora da Casa.

* A decisão foi antecipada diante da pressão por solução. A contagem de faltas considera a ausência do deputado no total de sessões deliberativas ordinárias e extraordinárias com abertura da ordem do dia, segundo o Ato da Mesa 191, de 2017. Até 5 de março do ano que vem, a Secretaria-Geral da Mesa deve enviar à presidência um relatório com a frequência consolidada dos parlamentares no ano anterior.

* Ao longo do ano, a base do governo cobrou medidas contra Eduardo. O líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), apresentou vários pedidos de cassação e suspensão do mandato do deputado à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. O parlamentar também entrou com ações no STF (Supremo Tribunal Federal).

Carolina NogueiraDo UOL, em Brasília

Pernambuco institui Dia Estadual em Memória das Vítimas de Feminicídio

 

Renata Alves leva o nome da lei sancionada para o Dia Estadual em Memória das Vítimas de Feminicídio - Foto: WhatsApp/Reprodução

Em um marco para o enfrentamento à violência de gênero, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) instituiu o Dia Estadual em Memória das Vítimas de Feminicídio.

A lei sancionada leva o nome de Renata Alves, vítima de feminicídio em 2022. Aos 35 anos, ela foi morta pelo ex-companheiro no dia 6 de agosto, data escolhida para o calendário oficial do estado.

A Lei Renata Alves, instituída na última terça-feira (16), estabelece diretrizes para preservar a história e a memória das vítimas de feminicídio em Pernambuco, além de estimular ações educativas que fortaleçam o combate e a prevenção da violência contra a mulher.

A legislação também prevê o acolhimento institucional às famílias atingidas e reforça a atuação integrada entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para a promoção da dignidade das mulheres pernambucanas.

Instituto Banco Vermelho

Policlínica de Petrolândia informa que Ortopedista Dr. Érico Herbert atende nesta sexta (19), a partir das 08h00; Agende sua consulta


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62, informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, irá atender nesta sexta-feira, 19 de dezembro de 2025, a partir das 08h00.Agende sua consulta pelo número 99618-8877

Dr. Érico Herbert atende na Policlínica todas as quartas (a partir das 14h00) e sextas (a partir das 08 h00).

STF mantém regra que reduz aposentadorias por invalidez

© Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

André Richter - Repórter da Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (18), em Brasília, validar a regra da Reforma da Previdência de 2019 que reduziu o valor das aposentadorias por incapacidade permanente, a antiga aposentadoria por invalidez.

A Corte aceitou um recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contra uma decisão da Justiça Federal do Paraná que garantiu a um aposentado o pagamento integral do benefício.

Com a Reforma da Previdência de 2019, aprovada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a aposentadoria por invalidez passou a ser chamada de aposentadoria por incapacidade permanente e o cálculo do benefício foi alterado.

A aposentadoria por incapacidade decorrente de doença grave, contagiosa ou incurável deixou ser integral e passou a ser calculada com base em 60% da média aritmética das contribuições do segurado, com acréscimo de dois pontos percentuais para cada ano de contribuição que exceder o tempo de 20 anos de contribuição para homens e 15 anos para mulheres.

A aposentadoria integral ficou válida somente para casos de incapacidade permanente em decorrência de acidente de trabalho.

Votação

Petrolândia: Sanfrancisco Atacarejo comemora 1 ano nesta sexta (19) com Ofertas especiais; aproveite

 


1 ANO COM VOCÊ! 🎉

Nesta sexta-feira, dia 19, o Sanfrancisco Atacarejo comemora 1 ano ao seu lado — e quem ganha o presente é você! 💙

Ofertas especiais, preços de aniversário e condições imperdíveis para economizar de verdade.


Venha celebrar com a gente!

(Assessoria Sanfrancisco Atacarejo)

Projeto de Fabrizio Ferraz autoriza spray de extratos vegetais como legítima defesa para mulheres em Pernambuco


O deputado estadual Fabrizio Ferraz (SD) apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco um Projeto de Lei Ordinária que estabelece normas para a comercialização e o uso de sprays de extratos vegetais destinados à defesa pessoal de mulheres no Estado. O parlamentar usou a tribuna da Casa Joaquim Nabuco na tarde desta quarta-feira (17) para fazer uma defesa da matéria, reafirmando a necessidade de garantir legítima defesa ao público feminino e ressaltando o aumento de casos de violência e feminicídio em todo o país nos últimos meses.

De acordo com Ferraz, a matéria reconhece o spray de extratos vegetais (composto por extratos naturais de menta, cânfora, capim-limão e gengibre), com concentração máxima de até 20%, como instrumento não letal de legítima defesa, em conformidade com a Anvisa. Além disso, o deputado fundamenta-se no conceito previsto no artigo 25 do Código Penal Brasileiro, que autoriza a repulsa a uma agressão injusta, atual ou iminente, com o uso moderado dos meios necessários. “O spray se enquadra perfeitamente nesse princípio, pois paralisa temporariamente o agressor e cria uma janela de oportunidade segura para que a vítima consiga fugir e buscar ajuda, sem causar lesões permanentes”, disse.

O projeto surge em meio a um cenário preocupante de violência de gênero. Dados recentes apontam que, em 2024, o Brasil registrou 1.492 casos de feminicídio, uma média de quatro mulheres assassinadas por dia. Em Pernambuco, foram contabilizados 77 casos, um dos índices mais elevados do país, além de números expressivos de violência psicológica, ameaça, lesão corporal e perseguição. Para o deputado, esses dados reforçam a necessidade de ampliar as ferramentas de proteção disponíveis às mulheres, seja dentro ou fora do ambiente doméstico.

Lula venceria todos os candidatos de direita em 2026, diz pesquisa AtlasIntel - Veja todos os cenários

Imagem: Ricardo Stuckert 

Do UOL  São Paulo

Lula (PT) ganharia de todos os candidatos da direita no 1º turno e também em um eventual 2º turno nas eleições de 2026.

O que diz a pesquisa

* Pesquisa testou cinco cenários com Lula candidato. Lula aparece à frente de Flávio Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Jr. (PSD), Ronaldo Caiado (União), e Romeu Zema (Novo).

* A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou menos. Foram entrevistadas 18.154 pessoas por meio de questionários online em todo o país entre 10 e 15 de dezembro.

Cenário 1 (cenário ampliado):

Empresário de Águas Belas/PE e esposa morrem e filha fica ferida em acidente entre caminhonete e carreta na BR-423

Foto/divulgação rede social

Um grave acidente registrado na tarde desta quarta-feira (17) deixou duas pessoas mortas na BR-423, no Agreste de Pernambuco. A ocorrência foi registrada por volta das 15h40, no Km 134 da rodovia, na Serra dos Ventos, no município de Saloá.

Segundo informações, houve uma colisão frontal entre uma caminhonete e um caminhão. Com a violência do impacto, o caminhão tombou e caiu sobre a caminhonete, destruindo o veículo menor.

Homem morre em grave acidente na BR-110 em Petrolândia/PE


Grave acidente aconteceu na BR-110, nas proximidades da entrada do Brejinho de Fora, na zona rural de Petrolândia/PE - Foto/divulgação rede social

Um homem morreu em um grave acidente de trânsito registrado na noite desta quarta-feira (17), na BR-110, no município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

A vítima foi identificada como Moacir Torres Serafim, de 62 anos. Ele conduzia um veículo Parati quando colidiu com uma picape Strada. Em decorrência da violência do impacto, Moacir sofreu ferimentos graves e morreu ainda no local do acidente.

O condutor da picape ficou ferido e foi socorrido para o hospital de Petrolândia. De acordo com informações repassadas pelas autoridades, o estado de saúde dele é estável e não há risco de morte.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Instituto de Criminalística (IC) e da Polícia Civil estiveram no local para realizar os procedimentos de praxe e apurar as circunstâncias do acidente.

O corpo de Moacir Torres Serafim foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina.

( Por: Paulo Fernando - Agreste Violento)

Empresário de Águas Belas, no Agreste, e esposa morrem em acidente entre caminhonete e carreta na BR-423



Empresário de Águas Belas, no Agreste, e esposa morrem em acidente entre caminhonete e carreta na BR-423 (Ascom/PRF)

O acidente aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (17), na BR-423, na Serra dos Ventos, no município de Saloá; As vítimas fatais foram um empresário e suas esposa. A filha do casal que também estava no veículo foi encaminhada a um hospital regional

Diario de Pernambuco

Um empresário, dono de uma rede de supermercados em Águas Belas, e a esposa morreram após um grave acidente de trânsito ocorrido no final da tarde desta quarta-feira (17), na BR-423, na Serra dos Ventos, no município de Saloá, no Agreste de Pernambuco.

Divulgação/rede social

A vítima foi identificada como Marcello Leandro, de 47 anos. Ele estava acompanhado da esposa, Jamiles Silva, e da filha adolescente do casal, de 14 anos, que ficou ferida.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão frontal aconteceu no km 134 da rodovia. As apurações iniciais indicam que a família seguia pela pista em uma caminhonete quando uma carreta invadiu a contramão. Com o impacto, os veículos saíram da pista e a carreta tombou sobre o outro automóvel.

Ainda segundo a PRF, o casal ficou preso às ferragens e, devido à gravidade dos ferimentos, morreu ainda no local. A filha do casal e o condutor da carreta foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados ao Hospital Regional Dom Moura. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado.

O resgate dos corpos foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Em seguida, foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML).

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que o caso está sob a responsabilidade da 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns. “Um inquérito policial foi instaurado para apurar todas as circunstâncias do acidente”, informou a corporação.

Diario de Pernambuco

13º salário: prazo para receber 2ª parcela termina nesta sexta (19)



13º salário — Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil


Parcela única e primeira parte já foram pagas no fim de novembro; Segunda parcela do benefício, paga nesta sexta-feira (19), vem com descontos obrigatórios.



Por Rafaela Zem, g1 — São Paulo

O prazo para receber a segunda parcela do 13º salário termina nesta sexta-feira (19). Na prática, o pagamento será feito um dia antes, já que a data oficial — 20 de dezembro — cai num sábado.

A primeira parcela e a parcela única (para empresas que optam por quitar tudo de uma vez) já foram pagas no fim de novembro. Agora resta apenas a segunda — que vem com os descontos obrigatórios, como INSS e Imposto de Renda, quando aplicáveis.

Para te ajudar, a calculadora do g1 mostra uma estimativa de quanto deve cair na conta. Basta preencher os dados e a ferramenta calcula automaticamente a segunda parcela já com os descontos.

1. Quem tem direito ao 13º salário?

PF faz operação contra desvios do INSS: senador Weverton e secretário da Previdência são alvo


Senador Weverton Rocha (PDT-MA) — Foto: Carlos Moura/Agência Senado


Secretário-executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal, teve prisão domiciliar decretada e foi afastado do cargo. A PF também prendeu Romeu Carvalho Antunes, filho do 'Careca do INSS'.


Por Fábio Amato, Isabela Camargo, Afonso Ferreira, Márcio Falcão, TV Globo — Brasília

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (18) uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional descontos ilegais em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

A TV Globo apurou que um dos alvos de mandados de buscas é o senador Weverton Rocha (PDT-MA). O secretário-executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal, foi afastado do cargo e teve prisão domiciliar decretada.

A PF também prendeu Romeu Carvalho Antunes, filho de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS" e preso pelo mesmo esquema desde setembro, e Eric Fidélis, filho do ex-diretor de Benefícios do órgão, André Fidelis (veja quem são os alvos mais abaixo).

🔎Em abril, investigações da PF revelaram um esquema criminoso para realizar descontos irregulares de valores recebidos por aposentados e pensionistas do INSS, ocorridos no período de 2019 a 2024. Os desvios, conforme as investigações, podem chegar a R$ 6,3 bilhões.

Nesta quinta, a PF e a Controladoria-Geral da União (CGU) cumprem 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares.

A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e ocorre nos estados de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão, além do Distrito Federal.

Quem são os alvos?