07 dezembro 2021

LAB 2021: Petrolândia é destaque no resultado finais dos editais da Secretaria de Cultura de Pernambuco

A Banda Vapor Barato vai gravar álbum de estreia com recursos da LAB 2021 (Reprodução YouTube)

Nessa segunda-feira (06/12) a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) divulgou o resultado final dos oito editais da Lei Aldir Blanc em Pernambuco: Prêmio de Registro Audiovisual de Saberes Tradicionais e da Cultura Popular, Prêmio para Iniciativas Culturais nas Comunidades/Periferias, Edital de Festivais, Mostras e Celebrações, Edital de Aquisição de Bens e Contratação de Serviços Culturais, Prêmio de Sustentabilidade Emergencial para Técnicos da Cultura e Artes, Edital de Formação e Pesquisa, Prêmio de Salvaguarda Emergencial do Artesanato, das Artes Circenses, da Cultura Popular, da Gastronomia e dos Povos e Comunidades Tradicionais e Edital de Criação, Fruição e Difusão.

A cidade de Petrolândia representou com louvor o Sertão de Itaparica, com projetos selecionados/suplentes, ou profissionais empresas assistidos, em 7 dos 8 editais disponíveis. Apenas o Prêmio para Iniciativas Culturais nas Comunidades/Periferias não teve registros da cidade.

Parabéns a todos os selecionados e suplentes! 

EDITAL DO PRÊMIO DE REGISTRO AUDIOVISUAL DE SABERES TRADICIONAIS E DA CULTURA POPULAR
Destina-se à premiação de realizadores/as do audiovisual para execução de registro de mestres e mestras premiados no edital do Prêmio de Salvaguarda e Registro Audiovisual de Saberes Tradicionais e da Cultura Popular LAB PE – Eixo I (2020), que não tiveram suas trajetórias registradas.

- DOCUMENTÁRIO HÍBRIDO DOS MESTRES E MESTRAS DA REGIÃO DO SERTÃO DE ITAPARICA, JATOBÁ E TACARATU, SABERES E TRAJETÓRIAS.

Edital de Aquisição de Bens e Contratação de Serviços Culturais – LAB PE 2021
Destinado à premiação de propostas para o repasse de recursos com a finalidade da aquisição de bens, equipamentos, materiais e serviços, com o objetivo de ampliar e/ou estruturar a produção cultural de espaços, entidades, equipamentos e organizações culturais, formalizados, sediados no Estado de Pernambuco.

- RAFAEL GOMES SOUZA DE ASSIS 10694683477 
- GABRIEL DE LISBOA 

Edital de Festivais, Mostras e Celebrações – LAB PE 2021
Destinado à premiação financeira para realização de Festivais, Mostras e Celebrações artístico-culturais pernambucanos, em seus diversos segmentos e expressões, que deverão ser publicados/transmitidos pela internet, ou disponibilizados por meio de redes sociais, ou outras plataformas digitais.

- 6º FESTIVAL QUILOMBOLA BORDA DO LAGO: LEGADO DE LUTA E PERTENCIMENTO 

Edital do Prêmio de Sustentabilidade Emergencial para Técnicos da Cultura e Artes – LAB-PE 2021
Destinado à premiação de trajetória dos/as técnicos/as da cultura e das artes de Pernambuco, pelo reconhecimento de suas práticas, transmissão de saberes, fazeres e conhecimentos técnicos nos diversos segmentos artístico-culturais. “Técnico/a da Cultura e das Artes” é o/a profissional que atua diretamente nos aspectos técnicos e práticos que viabilizam a execução dos bens artístico-culturais com serviços prestados às seguintes linguagens artísticas: Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Moda, Música, Teatro e Ópera.

- 07 registros

Edital de Formação e Pesquisa – LAB PE 2021
Destinado à premiação de propostas de ações formativas e de pesquisa nos segmentos/linguagens de: Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Moda, Música, Ópera, Patrimônio, Povos e Comunidades Tradicionais e Teatro. As ações deverão ser transmitidas pela internet, disponibilizadas por meio de redes sociais ou demais plataformas digitais.

- FORMANDO SONHOS ATRAVÉS DA TELA: PINTURA E ARTE

Edital Prêmio de Salvaguarda Emergencial do Artesanato, das Artes Circenses, da Cultura Popular, da Gastronomia e dos Povos e Comunidades Tradicionais – LAB PE 2021

Destinado à premiação das trajetórias do universo do Artesanato, das Artes Circenses, da Cultura Popular, da Gastronomia e dos Povos e Comunidades Tradicionais, pelo reconhecimento de suas práticas artísticas de criação e fruição, assim como da transmissão de saberes, fazeres e conhecimentos técnicos, artísticos e culturais. Para este edital, não há exigência de contrapartida por parte do proponente.

- 12 registros

Edital de Criação, Fruição e Difusão – LAB PE 2021
Destinado à premiação de propostas de ações artístico-culturais individuais ou coletivas nos segmentos/linguagens de: Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Moda, Música, Ópera, Patrimônio, Povos e Comunidades Tradicionais e Teatro. As ações devem ser relacionadas com a criação (processo criativo), expressão (manifestação) fruição (oportunização) ou divulgação/difusão (propagação) de atividades artísticas e culturais que deverão ser transmitidas pela internet, disponibilizadas por meio de redes sociais ou demais plataformas digitais.

A DOR E AS INCERTEZAS DA MUDANÇA (Selecionada)
DESENHANDO EMPENAS DO VELHO CHICO (Selecionada)
E-BOOK - SABORES DAS ÁGUAS DO VELHO CHICO (Selecionada)
XAXADO NORDESTE (Suplente)
RESSIGNIFICANDO RETALHOS (Selecionada)
GRAVAÇÃO DO ÁLBUM DE ESTREIA - BANDA VAPOR BARATO (Selecionada)
EMPREENDENDO DOCES (Suplente)
L (Suplente)
LIVE SHOW NEIDE SOUZA (Suplente)
ÁLBUM AUTORAL DE ESTREIA - NATHY SOUZA (Suplente)
FESTIVAL DE MÚSICA ALTERNATIVA DO VELHO CHICO (Suplente)
PETROLÂNDIA: HISTÓRIA, BELEZAS E ENCANTOS. (Suplente)
ÁLBUM DE ESTREIA SOLO - BRUNO ALISON (Selecionada)
FOTOGRAFANDO CANÇÕES (Suplente)
A MÚSICA DE JOÃO PERNAMBUCO EM PETROLÂNDIA-PE: UMA PERFORMANCE MUSICAL COM O SAXOFONE DA MÚSICA LUAR DO SERTÃO (Selecionada)
1° EXPOSIÇÃO DE ARTE DIGITAL DOS PATRIMÔNIOS MATERIAIS E MESTRES PETROLANDENSE (Selecionada)
ÁLBUM MUSICAL E VIDEOCLIPE DE ESTREIA - BRENO CALAÇA (Suplente)
LEVI- A MINHA HISTORIA (Selecionada)
NARRATIVA FOTOGRÁFICA DA ETNIA PANKARARU – ALDEIA TABOA – PETROLÂNDIA/PE: CONTAR, DESCOBRIR & CONHECER (Suplente)
SOM ALTERNATIVO DO VELHO CHICO - AO VIVO (Suplente)
CULTURA HIP - HOP ,STREETBAL BASQUETE DE RUA 3X3 E OS ELEMENTOS DO HIP - HOP, BREAK, GRAFITE, BATALHA DE RIMA, DJ (Suplente)
GRAVAÇÃO VÍDEO CLIPE (Selecionada)
TÍTULO (PROVISÓRIO): NIARA: AQUELA QUE TEM GRANDES PROPÓSITOS (Suplente)
O JOVEM DE ASSIS (Suplente)
EXPO GOURMET PETROLÂNDIA, PRATOS TÍPICOS EXCLUSIVOS (Suplente)
LIVE SHOW - PAGODE PARA RECORDAR (Suplente)
LIVE HEBERTY NOGUEIRA (Suplente)
PROJETO DE LITERATURA ITINERANTE CONTOS E ENCANTOS (Suplente)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secult-PE

Petrolandense Ana Clara divulga campanha "Chega de esperar: queremos o Trikafta no Brasil'' para tratamento de fibrose cística


Ana Clara, 14 anos, mais conhecida como Clarinha é moradora do município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Diagnosticada com fibrose cística aos 6 anos de idade, a estudante recebe tratamento no Instituto Materno-Infantil de Pernambuco (IMIP), no Recife. Na capital, Clarinha engajou-se na campanha da Associação Pernambucana de Amparo aos Fibrocísticos (APAF), "Chega de esperar: queremos o Trifakta no Brasil JÁ!". 

 Profissionais do Instituto Materno-Infantil de Pernambuco (IMIP) engajados na Campanha

Segundo o Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística (Unidos pela Vida), o Trikafta representa é um medicamento inovador, que concede mais qualidade de vida às pessoas com fibrose cística e já está disponível em diversos países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Canadá, França, Itália, Alemanha, Irlanda, Dinamarca e Luxemburgo.

No Brasil, em 26 de março de 2021, a indústria fabricante do Trikafta, a Vertex Pharmaceuticals, solicitou o registro do medicamento na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O pedido foi feito para pessoas com fibrose cística elegíveis com 6 anos ou mais que têm pelo menos uma mutação F508del no gene CFTR ou uma mutação no gene CFTR que é responsiva com base em dados in vitro.

O pedido de registro à Anvisa é o primeiro e importante passo para que o fluxo de incorporação de uma nova tecnologia tenha início em nosso país. Isso acontece pois um medicamento só pode ser comercializado no Brasil depois de receber a autorização da Agência, etapa que assegura a eficácia e segurança desta nova droga.

Enquanto em diversos países o Trikafta já tem feito grandes mudanças na rotina das pessoas com FC, melhorando a qualidade e aumentando a expectativa de vida, no Brasil ainda estamos sem prazo para que a primeira etapa em um longo processo de incorporação no SUS seja cumprida, afirma o Unidos pela Vida.

O que é a fibrose cística?

Petrolândia: Secretaria de Saúde entrega equipamentos e materiais odontológicos para as Unidades de Saúde



Reunião com Dentistas e ASBs para entrega de novos equipamentos odontológicos.

Durante muitos anos a equipe odontológica do município de Petrolandia reivindicava por melhores condições de trabalho e hoje a secretária Patricia Jaques realiza a entrega de novos equipamentos odontológicos, entre eles, canetas de alta rotação, fotopolimerizadores, compressores odontológicos, mochos. Possibilitando melhoria nas condições de trabalho e consequentemente no atendimento à saude bucal da população.

Uma nova história.

Blog de Assis Ramalho
Informação/texto: Secretarias de Saúde de Petrolândia

Equipe do Iterpe realiza reunião de alinhamento técnico em assentamentos de Petrolândia

Percorrendo o Sertão de Itaparica, a equipe de Reordenamento Agrário do Iterpe realizou reunião de alinhamento técnico das ações do  órgão nos assentamentos Januário Moreira e Miguel Arraes de Alencar,  localizados em Petrolândia.

O encontro reuniu as principais lideranças políticas do município, como o vice-prefeito Rogério Novaes e o presidente do Poder Legislativo municipal, Dedé de França, além do técnico habilitado do Incra, Fábio Leite. 

Ao final da reunião, os técnicos presentearam os representantes dos poderes Executivo e Legislativo do município com lembranças do Iterpe, em nome do presidente Henrique Queiroz.

Iterpe promove capacitação com associações de assentamento em Petrolândia



Em continuidade às ações realizadas no Sertão de Itaparica, a equipe de Reordenamento Agrário do Iterpe realizou capacitações com os presidentes das associações dos Assentamentos Januário Moreira e Miguel Arraes, no município de Petrolândia.

Na ocasião, houve entrega de kits aos representantes das associações, Lindaci Conceição, Valdemar Manoel e Altamir Oliveira, com trabalhos que abrangeram temáticas como: liderança, gestão, associativismo, formas de organização e mediação de conflitos.

A equipe do Iterpe, composta pela técnica em Desenvolvimento Social Rosane Pontes; o engenheiro florestal Emanuel Rodrigo e o técnico agrícola Carlos Humberto, continuará atuando nessas áreas para a garantia do pleno desenvolvimento dos agricultores.

Blog de Assis Ramalho
Com assessoria da equipe de Reordenamento Agrário do Iterpe

Pariconha: Alagoana eleita Miss Brasil’21 inclui etnia indígena na carteira de identidade

Após desembarcar em Alagoas com a faixa do título nacional de Miss Brasil 2021, a indígena Elâine Souza, participou da abertura da 43ª edição da Caravana do Meu RG na Mão em Pariconha. Além do nome do registro civil foi acrescentado a etnia indígena dela na segunda via da carteira de identidade.


Alagoana de Pariconha, a modelo e estudante de psicologia de 20 anos, é da etnia Katokinn e também afrodescendente. Agora, quando ela for representar o Brasil no concurso Miss Internacional, está informação oficial já constará na versão física e digital do RG dela, expedida pelo Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Estado de Alagoas.

O superintendente do Instituto de Identificação, Anízio Amorim, explicou que a inclusão dessa informação foi um pedido realizado pelos grupos étnico-sociais dos povos tradicionais e originários de Alagoas. A partir de agora, poderá ser inserindo na Carteira de identidade as expressões quilombola ou Indígena a pedido do requerente no ato da solicitação do RG.

Petrolândia: Todos os domingos e feriados tem Ônibus/Van com conforto e segurança com destino a Praia do Sobrado, um verdadeiro paraíso para quem procura laser e diversão


A praia do Sobrado em Petrolândia PE, e um verdadeiro paraíso para quem procura laser e diversão.
Todo os domingo e feriados, temos um ônibus e uma van que faz a linha para o sobrado mediante agendamento.

Faça o seu agendamento para curtir momentos felizes através do telefone 87 9 9931 3097 falar com Marcyano Freire.

Temos varios pacotes especiais para oferecer ao nosso cliente.
Aceitamos cartão de crédito e débito, pix , transferência e dinheiro.

Venha viver momentos especias com a sua família e amigos na praia do sobrado.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Marcyano Freire - marketing lojas Paulinelly.

Petrolândia: Primeiro Torneio Natal entre amigos será realizado no dia 19 de dezembro; inscrições estão abertas


Será realizado no dia 19 de dezembro o primeiro torneio de futebol mini-campo/Natal, entre amigos. 

O evento acontecerá no campo da orla fluvial de Petrolândia, com as seguintes premiações:

Premeiro lugar: um carneiro
Segundo lugar: Quatro caixa de cerveja

Inscrições por equipe: 50 reais
Sorteio das equipes às 7 horas da manhã do dia 19 de dezembro

Interessados, procurar Rodrigo locutor 87 -99820-4705 ou Manoel Francisco 8799676-1056

Blog de Assis Ramalho
Informação: Organizadores do evento

Petrolândia: Grupo Atenize é patrocinadora oficial doTardezinha White 2021 na Chácara Rical

 


O Grupo Atenize, do empresário Pedro, é patrocinadora oficial doTardezinha White 2021 na Chácara Rical

Contagem regressiva: Faltam apenas 05 dias para a melhor festa do ano; Tardezinha White 2021 na Chácara RicalI

A Chácara Rical, propriedade dos empresários Geraldo e Cida, e o filho André, promove - no 11 de dezembro/2021, a 3ª edição do Tardezinha WHITE/2021.

As trações musicais ficarão por conta de Maria Clara, Avine Vinny e Helinho Ventura.

Seguindo todos os protocolos sanitários, o evento será realizaco com público limitado.

A Chácara Rical fica localizada às margens do rio São Francisco, há poucos quilômetros da área central de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Grupo Rical



Vereador sugere que cães e gatos de rua sejam entregues para alimentar leões em zoológico


Antônio Bezerra Franco (PSB), o Cangaia, chamou a atenção de quem participou da sessão ordinária sobre proteção animal, da Câmara dos Vereadores de Tucumã, no Pará. É que o vereador apresentou ideias extremas para conter a população de cães e gatos do município.

Vereador sugere que cães e gatos de rua sejam entregues para alimentar leões em zoo (Foto: Reprodução/ Instagram)

Ele engata: "É levar para os zoológicos, colocar para fazer exames e lá, eles comem. Os leões e as onças. Acho que a cidade que tem mais gato no mundo é aqui. Gato é muito pequeno. Acho que não dá nem uma dentada pra um leão", observou ele.

O vídeo foi compartilhado no perfil do deputado estadual delegado Bruno Lima (PSL), que atua em prol da causa animal. "Inaceitável a fala desse indivíduo! Junto com o nosso parceiro e deputado local, @igornormando, tomaremos as medidas cabíveis contra a declaração do vereador", afirmou ele.

Nos comentários, seus seguidores criticaram a fala de Antônio Bezerra Franco. "O preço de saber ler às vezes é alto… meu deus que absurdo!", escreveu uma delas. "Monstro! Nojento! Se jogar ele lá pros leões nem vão querer comer de tão nojento, podre q ele é!", disse outro. "Socorro!! Que indivíduo é esse?! Inaceitável!!", publicou uma terceira.

G1