09 julho 2020

Boletim 09/07: Petrolândia tem 48 pessoas recuperadas do coronavírus, 60 casos confirmados e 65 descartados; Confira locais com casos ativos


Nesta quinta-feira (09/07/2020), nos 114 dia de boletins de acompanhamento do novo coronavírus (Covid-19) em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, os dados mostram que o município tem 48 pessoas recuperadas do coronavírus, 60 casos confirmados e 65 descartados;

Confira abaixo o quadro completo e locais com casos ativos

A secretaria de saúde do município faz apelo à população: Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara.

Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes pede conscientização da população após reabertura de serviços de alimentação, bares e academias no dia 20 deste mês


O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, postou em rede social, na noite desta quinta-feira (09/07), mensagem sobre o anúncio de reabertura dos serviços de alimentação e academias de ginástica no Estado, além de jogos de futebol profissional, sem público. 

"Hoje o governo anunciou a reabertura dos serviços de alimentação, a partir do dia 20/07, com horário de funcionamento permitido das 6h., às 20h.. portanto, cafés, bares, restaurantes, poderão funcionar seguindo protocolos rígidos que visam proteger a saúde dos clientes.

O futebol profissional volta no dia 19/ 07. Os jogos acontecerão sem torcida, e também seguindo medidas importantes de distanciamento, testagem, etc..

Também serão abertas as academias de ginástica com protocolos. Isso está sendo possível porque os números estabilizaram.

Registro aqui que é extremamente necessário que todo mundo seja consciente, continue usando máscara e com todos os cuidados de higienização.

Também fiscalizem os estabelecimentos para que eles sigam as regras.

Registro o esforço e da Abrasel Pernambuco."

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Aniversário de 80 anos do empresário Lourinho (Grupo Louana) é celebrado em família - em entrevista ele conta a sua história








Na noite dessa quarta-feira, 8 de julho, a família do empresário Lourival Leal Rodolfo, mais conhecido como Lourinho, celebrou os 80 anos de vida do patriarca. A homenagem começou com uma carreata dos familiares, com saída em frente à casa do filho mais velho, Luciano, na Quadra CE, até a casa de Lourinho, na Quadra 04, com percurso rápido, mas com grande alegria.

Em frente à casa de Lourinho, o aniversariante recebeu a primeira surpresa, com mensagem de homenagem apresentada por Hislaine Menezes (Florinda Flores), acompanhada por buzinaço.

Por motivo da pandemia do coronavírus [para não acontecer aglomeração], a comemoração foi restrita a família. Os demais amigos que acompanharam a pequena carreata comprimentaram o aniversariante por meio de aceno ao passar em frente a residência do empresário.

Confira no vídeo abaixo.


Em seguida, familiares parabenizaram, pessoalmente, o aniversariante. Afinal, 80 anos é uma data memorável e a família fez questão de demonstrar o carinho por seu Lourinho.

Assis Ramalho acompanhou as homenagens, como sobrinho do aniversariante. Na oportunidade, registrou para o Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia a história de vida de Lourinho e as homenagens dos filhos, netos e demais familiares que puderam comparecer. No vídeo, Lourinho conta também sua trajetória como empresário do bem-sucedido Grupo Louana.

Assista à entrevista no vídeo abaixo.


Obs: Também na entrevista o empresário falou sobre sua longa jornada na política de Petrolândia, onde foi vereador por seis [6] mandatos.

Relatos importantes e inéditos sobre a política de Petrolândia, no período em que foi legislador, foram detalhados. Essa parte da entrevista foi separada. Em breve esse blog publicará uma matéria exclusiva sobre o tema. Não perca!

 Redação do Blog de Assis Ramalho

Governo anuncia liberação de futebol em Pernambuco


Depois que Bahia e São Paulo anunciaram a retomada do futebol, o Governo de Pernambuco divulga na tarde desta quinta-feira a data em que os jogos poderão voltar a ser realizado no Estado. E como os demais, sem a presença público.

A expectativa da Federação Pernambucana de Futebol é que a liberação seja a partir do dia 18. Com isso, poderia marcar nesse dia a última rodada da fase classificatória do Estadual. Dando três dias de descanso até o reinício da Copa do Nordeste, programada para o dia 21.

Se Pernambuco seguir São Paulo, liberando as partidas apenas após o dia 22, aí o Estadual fica em xeque. Com a FPF esperando a eliminação dos pernambucanos para retomar os jogos, ou programar duelos em paralelo ao Regional. Cumprindo compromisso comerciais, mas esvaziando seu produto. Sabendo que os grandes colocariam times mistos.

Sport e Náutico já sinalizaram esta possibilidade.

Por Carlyle Paes Barreto
Jornal do Commercio

Petrolândia: Depoimento revela o descaso com profissionais da saúde durante a pandemia no município


Rosineide da Silva e Ronaldo Santos, técnicos em enfermagem no Hospital Francisco Simões em Petrolândia, venceram o COVID, mas no lugar de flores, homenagens e aplausos receberam da gestão e coordenação o descaso, como declarou a profissional:

“A gente fica triste, pois temos uma gestora que é da saúde, uma secretária que é da saúde, então são pessoas que sabem da situação que sofremos, mas ignoram...fazem lives que mostram tudo funcionando bonitinho, mas negam até nosso direito de insalubridade.”



Ontem (8) o Canal da Gota realizou uma live com a técnica em enfermagem, Rosineide Maria da Silva, que desnudou como são tratados profissionais da saúde e pacientes em meio à pandemia. Dias antes o canal apresentou uma live sobre “Mulheres na Pandemia”, onde a prefeita Janielma Souza pode mostrar sua versão do funcionamento da coordenação da saúde no município, ontem foi a vez de ouvir outra versão.

Falta de transparência no método e critério para testagem de profissionais da saúde, assim como do monitoramento de casos suspeitos. Rosineide viu o marido adquirir todos os sintomas da doença e ter seu exame negado sem motivo.

“Precisei fazer em Tacaratu, cidade onde moro (...) um total constrangimento, chorei muito.” O teste de Rosineide deu positivo. Sobre o risco de ter sido por dias, sem saber, vetor de transmissão ela diz: “Posso ter até sido eu que contaminei meu marido...mas se eu contaminei alguém foi na inocência, não foi culpa minha.”

Rosineide ainda falou das condições de trabalho, como reutilização de EPI descartável, salário mínimo e apenas 10% de insalubridade (quando já deveriam receber 30%):
“Veio esse dinheiro para o município tratar da COVID, mais de três milhões, mas eu já soube que não vamos receber o aumento na insalubridade...que pelo menos usem para remédios, equipamentos...”

Durante a live dezenas de profissionais expressaram suas experiências e declararam seu apoio à coragem da colega:

​“Veio verba para investir por causa da pandemia, a gestão alega que houve perda de receita no município, infelizmente não existe verba para pagar 40% aos profissionais de enfermagem.”

“Final de semana e feriado a vigilância epidemiológica não funciona, se chegar pacientes suspeitos e precisar fazer coleta pra exames só é feito em dias úteis.”

“Estamos trabalhando num setor altamente de risco e não somos reconhecidos pela gestão, o que custa recebermos uma insalubridade decente?”

“Em Paulo Afonso, alguns profissionais da sala de parto testaram positivo. Imediatamente chamaram os outros profissionais para fazer o teste. Petrolândia deveria fazer o mesmo.”

​“É lamentável os relatos e louvável a sua coragem, Rosineide! Enquanto as categorias não se unirem, independente de governo, o descaso vai continuar! Valorizemos quem está dando a vida por todos!”

Foram algumas das centenas de interações durante a entrevista.

Hoje campanhas nas redes surgiram em defesa de todas e todos os profissionais da saúde: “Cobriram nossa boca, mas não vão nos calar: Insalubridade Já!”, #SosPetrolândia, #SomosTodosRosineide, #NãoVãoNosCalar foram algumas das palavras de ordem e hashtags lançadas.
Tanto a prefeitura quanto a secretaria de saúde tem o espaço aberto para direito de resposta.
Se você ainda não assistiu, assista clicando no link:


Blog de Assis Ramalho
Informação: Daniel Filho
Canal da Gota https://www.youtube.com/watch?v=RTYZQ17BpUI

Prefeitura de Floresta comemora 60 pessoas curadas do coronavírus e parabeniza profissionais da saúde


Quarta-feira, dia 08 de julho, registramos 60 pessoas que venceram a Covid-19 em nosso município. A gestão parabeniza todos os profissionais de saúde e os vencedores curados.

Prefeitura Municipal de Floresta.

Notícia relacionada
>> Floresta: Com mais 3 casos positivos e 6 pacientes recuperados, secretaria de saúde divulga o Boletim Epidemiológico de quarta-feira (08/07/2020); confira

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Boletim desta quinta [09/07]: Pernambuco registra 1.163 novos casos e 86 mortes pela Covid-19 e chega a 5.409 óbitos


Pernambuco confirmou, nesta quinta-feira (9), 1.163 novos casos de pacientes com Covid-19 e mais 86 óbitos pela doença. Com isso, o estado passou a contar com 68.767 confirmações de pessoas com o novo coronavírus e 5.409 mortes.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que, dos 86 óbitos recém-confirmados, 25 são pessoas que morreram nos últimos três dias. As outras 61 mortes aconteceram entre os dias 21 de abril e 5 de julho.

Entre os 1.163 novos casos da Covid-19 que constam no boletim desta quinta, 1.050 são casos leves, ou seja, pacientes que não precisaram de internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Os outros 113, que representam 9,7% do total, se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

Do total de 68.767 casos já confirmados no estado, foram considerados pacientes graves 20.688 casos, enquanto os outros 48.079 são leves.

Por G1 PE

Após 'morra quem morrer', comércio reabre em Itabuna (BA)

Após dizer que reabriria o comércio "morra quem morrer", e causar polêmica, o prefeito de Itabuna(BA) anunciou que iria cumprir o que foi dito e liberar o funcionamentos dos estabelecimentos comerciais. O decreto foi publicado na quarta-feira.

Lojas, armarinhos, shopping popular, floricultura, entre outros estabelecimentos voltaram a abrir suas portas nesta quinta-feira (9), em Itabuna, sul da Bahia.

A reabertura do comércio, que faz parte da segunda fase do plano de flexibilização da economia, na cidade, ocorreu a partir das 9h. Nas primeiras horas do funcionamento, o movimento foi tranquilo e sem aglomerações.

Após dizer que reabriria o comércio "morra quem morrer", e causar polêmica, o prefeito de Itabuna, no sul da Bahia, anunciou, na quarta-feira (8), que iria cumprir o que foi dito e liberar o funcionamentos dos estabelecimentos comerciais. O decreto também foi publicado na quarta-feira.

Por G1 BA

Atriz Naya Rivera desaparece após passeio de barco com filho de 4 anos


A atriz Naya Rivera está desaparecida após ter dado um passeio de barco com o filho de 4 anos, Josey, no Lago Piru, no condado de Ventura, na Califórnia, na tarde da quarta-feira (8).

De acordo com a emissora CBS, a atriz teria alugado um barco por volta da 1 hora da tarde - em horário local - para passear com Josey. Cerca de três horas mais tarde, a criança foi encontrada dormindo sozinha na embarcação, junto com a bolsa da atriz. Ele já está sob o cuidado de seus familiares.

Segundo autoridades, o filho de Naya afirmou que ela pulou na água, mas nunca retornou para o barco. A polícia passou horas desde então em busca da atriz com a ajuda de helicópteros, drones e equipes de mergulho. A procura por Naya foi encerrada por volta das 23h no horário de Los Angeles. Segundo a polícia de Ventura, as buscas continuarão assim que amanhacer na região.

A emissora Fox 11 afirmou que o carro de Naya foi encontrado perto do local de aluguel de barcos. Naya, de 33 anos, ficou conhecida por seu papel como Santana Lopez, na série Glee.

Sua última postagem nas redes sociais foi na última terça-feira (7), quando compartilhou uma foto dando um beijo no filho com a legenda "apenas nós dois". O menino é fruto do relacionamento de Naya com Ryan Dorsey. Os dois se divorciaram em 2018 e dividem a guarda de Josey.

G1

Cabrobó começa um projeto de arborização com Ipê Roxo e Caraibeiras







O município de Cabrobó, no Sertão do São Francisco, recebeu esta semana a doação de 3 mil mudas de Ipês Roxos e Caraibeiras para início de um projeto de arborização, paisagismo e floricultura que vai mudar significativamente o aspecto urbanístico da cidade.

As mudas de espécies nativas da flora da Caatinga, foram doadas pela Agrovale, empresa sucroalcooleira com sede em Juazeiro - BA, e vão ampliar a cobertura verde da cidade ornamentando as principais avenidas, praças, canteiros centrais e passeios públicos com uma floração intensa e coloração variada.

De acordo com o prefeito do município, Marcílio Cavalcanti, o plantio das mudas vai beneficiar inicialmente os espaços públicos da área central com plantas de potencial ornamental de médio e grande porte. "Já identificamos as áreas mais quentes e de maior fluxo de movimento e a nossa expectativa é que, em três anos, algumas dessas árvores já comecem a florescer, dar sombra e ar puro", ressaltou.

Ainda segundo o prefeito, o projeto prioriza o uso de espécies da Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro, pela rusticidade das espécies e por exigirem a menor quantidade de irrigação e tratos possíveis. "Além da beleza paisagística promovida pelo festival de cores que também irá amenizar as altas temperaturas do nosso sertão", concluiu.

Agrovale

O viveiro de mudas da Agrovale produz mais de 70 espécies de plantas nativas da Caatinga a exemplo de marizeiro, ingazeiro, pau ferro, paineira, angico e umburana. As mudas são utilizadas na recuperação de áreas degradadas, repovoamento e reflorestamento, visando a preservação da Caatinga, ecossistemas e das matas ciliares do Rio São Francisco.

De acordo com o Departamento do Meio Ambiente da empresa, apenas no ano passado foram doadas 72 mil mudas nativas para 14 municípios – 10 baianos, 4 pernambucanos – e pelo menos 90 entidades e pessoas físicas.

Por Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Cabrobó

Floresta: Com mais 3 casos positivos e 6 pacientes recuperados, secretaria de saúde divulga o Boletim Epidemiológico de quarta-feira (08/07/2020); confira

Blog de Assis Ramalho

A Secretaria de Saúde de Floresta, com o compromisso de ser transparente em relação ao Coronavírus, vem atualizar o boletim epidemiológico.

Através de realização de teste rápido, três pacientes ( uma do sexo feminino e dois masculinos) testaram positivo para a Covid-19. Os mesmos se encontram em isolamento domiciliar. Tivemos também seis pacientes recuperados e um novo caso para investigação.
Os bairros com casos confirmados são:

- Zona rural 02
- DNER 07
- Centro 20
- Santa Rosa 15
- AABB 02
- Caetano II 14
- Caetano I 06
- Caraibeiras 05
- Cohab 04

A colaboração da comunidade é uma das principais formas de combater a Covid-19. Fiquem em casa, se for necessário sair use máscaras.

Prefeitura Municipal de Floresta.

Manari segue sem nenhum caso de coronavírus - Confira o Boletim Epidemiológico desta quarta (08/07/2020)

Manari continua sendo o único município sem casos confirmados da Covid-19 em Pernambuco - veja abaixo o boletim divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira, 08 de julho de 2020.



A Secretaria de Saúde de Manari informa o boletim epidemiológico dessa quarta-feira (08). Reforçamos o dever de manter o isolamento social, as ações estratégicas na prevenção ao coronavírus continuam seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde.

Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara.

Prefeitura Municipal de Manari