08 dezembro 2017

Tacaratu: Camisa da Festa em louvor de N. Sra. da Saúde de 2018 já está à venda

 

Já estão à venda, na Secretaria Paroquial, as camisetas (modelo acima) da Festa em louvor de Nossa Senhora da Saúde, Padroeira de Tacaratu, a ser realizada de 23 de janeiro a 23 de fevereiro de 2018.

Preço R$ 25,00.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Paróquia e Santuário de Nossa Senhora da Saúde de Tacaratu

Petrolândia recebe visita técnica do IPHAN em fiscalização a sítios arqueológicos




Na última quarta-feira (06), o município de Petrolândia recebeu a visita de equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão que no plano de fiscalização de 2017 verifica a situação dos sítios arqueológicos de Pernambuco.

A equipe formada por Lívia Oliveira, Elenita Rufino e Dayse Carvalho, foi acompanhada por Mabel Aquino em visitas ao Letreiro do Sobrado, onde foram recepcionadas por dona Elita Ramalho e seu marido Antônio Leal, e ao Serrote do Padre, guiadas por Josenilda Marques e seu irmão Jairo Jorge de Souza.

Ver mais fotos>Visita técnica do IPHAN a Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Mabel Aquino e equipe do Iphan

Petrolândia: Abrasfa promove mais um Bazar Beneficente em prol dos animais abrigados e agradece aos apoiadores da causa


Na manhã desta sexta-feira (08), o Abrigo de Animais São Francisco de Assis (Abrasfa), entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como bandeira a defesa dos animais em situação de abandono e maus-tratos, promoveu Bazar Beneficente em prol da manutenção e tratamento dos cães e gatos sob sua proteção. O Bazar foi instalado em frente à Câmara Municipal de Petrolândia.

A partir das ações dos seus voluntários, a Abrasfa mantém uma rede de solidariedade que busca, através do patrocínio e doações de pessoas físicas e jurídicas, proporcionar o mínimo de segurança e conforto para as nossas “crianças de pelos”.

"Na data de hoje, nosso Bazar foi muito bom, tivemos um público razoável que nos ajudou bastante, as peças expostas são de ótima qualidade, várias bolsas, calçados, bijuterias, roupas femininas, masculinas e infantis. Neste final de ano, queremos agradecer a essa pequena e fiel rede de solidariedade que faz a diferença: Michelle Modas – na pessoa de Jorman; Sandes Modas – na pessoa de Neide Sandes; Ponto Paulista – nas pessoas de Márcia e Sr. Davi; Dr. Itaissé, Kelly e Krisna da Casa Veterinária Vida Animal. Queremos agradecer, ainda, a todos os funcionários do Fórum de Petrolândia, na pessoa de Sandra Evangelista, que sempre contribuem com o Abrigo; além de todos os anônimos amigos de nossa causa! Ajude a ABRASFA doando ração para cães e gatos ou se preferir fazer doações em dinheiro em nossa conta, ajudem-nos!", declarou a organização do evento, em nome da Abrasfa.

Mais informações e doações, entre em contato com a Abrasfa pelo número 87 99957-5049 (Op. Tim) e fale com Jane.

Redação do Blog de Assis
Informações: Rae Merencyana e Norma Waleskaa - Abrasfa
Fotos: Assis Ramalho

Agência do Meio Ambiente de Petrolina alerta a população sobre desprendimento de baronesas no Rio São Francisco


Foto: Divulgação/AMMA

Nesta sexta-feira (08), alguns blocos da planta baronesa, presentes no Rio São Francisco, se desprenderam e estão descendo rio abaixo. O deslocamento da vegetação ocorreu pela mudança de direção e velocidade dos ventos, além da queda da vazão da barragem de Sobradinho, que chega a marca de 550m³/s.

O diretor de Projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Victor Flores, afirma que este é um fenômeno natural, que não traz prejuízos para a natureza e faz um alerta. “Esse é um evento natural, que foi potencializado pela diminuição da vazão, Sobradinho nunca esteve numa vazão tão baixa. Por isso, deve-se redobrar a atenção, principalmente com a navegação, para que não ocorra nenhum acidente”, esclarece.

Petrolândia: Deputado Alberto Feitosa anuncia parecer favorável do MDS à reabertura da Agência do INSS no município


Deputado estadual licenciado Alberto Feitosa, ministro do Desenvolvimento Social Rogério Nardeli e deputado federal Augusto Coutinho (Foto: Divulgação)

Em mensagem à Redação do Blog de Assis Ramalho, o deputado estadual licenciado Alberto Feitosa comunicou que recebeu informações, nesta sexta-feira (08), sobre o processo para reativação da Agência do INSS em Petrolândia.

"O processo da agência do INSS de Petrolândia saiu do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), com parecer favorável favorável à reabertura, e está no Ministério do Planejamento para aprovar o aluguel da nova sede", afirmou Feitosa. A  decisão do Ministério de Planejamento deve acontecer na próxima semana.

O deputado informou que a boa notícia foi repassada ao deputado federal Augusto Coutinho e à prefeita de Petrolândia, Janielma Souza.

A prefeita de Petrolândia pediu intervenção de Feitosa e Coutinho para reverter o fechamento da Agência da Previdência Social (APS) no município, ocorrido no dia 20 de novembro. Os parlamentares visitaram o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), em Brasília-DF, no dia 22, onde foram atendidos pelo secretário executivo do Ministério, Rogério Nardeli. O representante do MDS comprometeu-se a, já na manhã do dia seguinte (23), tomar as providências para a reabertura da agência e o processo está em andamento, agora no Ministério do Planejamento,

Redação do Blog de Assis Ramalho

Estudante da UFPE morre por complicações após extração de dente

Bruna Ribeiro, 23 anos, era aluna do curso de Arquitetura da UFPE. Foto: Facebook/Reprodução

A estudante de arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Bruna Ribeiro Correa, de 23 anos, faleceu na quinta-feira (7) por complicações após ser submetida a uma cirurgia de retirada do siso. Uma amiga da família confirmou a informação ao Diario. "No mês passado ela fez a extração do siso e entrou em um quadro de infecção generalizada. Estamos muito tristes com a partida dela", informou, pedindo reserva.

O corpo de Bruna está sendo velado nesta sexta-feira (8) e será cremado às 18h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. Bruna estava internada em um hospital particular, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Amigos e alunos da UFPE realizaram uma campanha nas redes sociais pedindo a doação de sangue para Bruna durante o internamento.

Petrolândia: Prefeitura promove Esporte Solidário hoje e amanhã; confira programação

 

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Hoje tem Grupo Seduzyr no Ket's Restaurante a partir das 21h00

Divulgação/Ket's

Petrolândia: Vigilantes da agência fechada do INSS torcem por reabertura do posto na cidade e pela manutenção dos empregos


Seguranças afirmam que diariamente várias pessoas (desavisadas), principalmente da zona rural, e de cidades circunvizinhas, ainda procuram o INSS em Petrolândia, sem saber de sua transferência para Tacaratu (Fotos: Assis Ramalho/BlogAR).


Dezoito dias após o fechamento da Agência da Previdência Social (APS) em Petrolândia, algumas pessoas, principalmente da zona rural, ainda procuram atendimento no órgão. Desde o dia 20 de novembro, os servidores da APS local e o atendimento aos moradores da cidade foram transferidos para a APS de Tacaratu, por tempo indeterminado, até o aluguel de um novo ponto para relocalização da agência em Petrolândia.

Na manhã desta sexta-feira (08), nossa reportagem visitou a antiga APS, localizada no Centro Cultural Hildebrando Menezes, no centro da cidade, em espaço cedido pela prefeitura. Dois vigilantes ainda prestam serviços no local, para guarda de materiais da APS.

De acordo com os seguranças, diariamente, várias pessoas ainda chegam ao local em busca dos serviços da APS. ''Infelizmente ainda são muitas as pessoas que chegam aqui, pensando que ainda existe o INSS em Petrolândia. Na maioria, são pessoas da zona rural, ou de cidades vizinhas, que ainda estão desavisados, todos saem tristes e desolados, quando a gente diz que foi transferido para Tacaratu", disse um dos vigilantes, que ainda acrescentou que, infelizmente, se a até o dia 19 deste mês não houver nenhuma decisão sobre a reativação do INSS em Petrolândia, todos os três servidores vão perder o emprego.

''A gente torce para que a nossa empresa (terceirizada), arrume um jeito e não nos demitam. Seria muito bom que a Agência do INSS voltasse a funcionar em Petrolândia, porque aí os nossos empregos estariam salvos. Mas, tivemos uma informação, que não é oficial, que a partir do dia 19 deste mês todos nós poderemos ser demitidos'', lamentou o vigilante, com bastante preocupação e tristeza.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Denatran torna mais rigorosa a inspeção de veículos

Foto: Luiz Guadagnoli

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou hoje (8), no Diário Oficial da União, regulamentação que obriga a inspeção de veículos a cada dois anos. A norma vai trazer mais segurança ao trânsito, evitando acidentes causados pela pela falta de manutenção dos veículos, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O controle da emissão de gases poluentes e a redução de ruídos também entram na operação.

O cronograma de inspeção será definido pelo Departamento de Trânsito (Detran) de cada unidade da federação, que estabelecerá a forma e as condições de implantação do novo Programa de Inspeção Técnica Veicular. A determinação é para que a operação comece a ser realizada até 31 de dezembro de 2019.

A nova inspeção veicular poderá ser feita por órgãos executivos de trânsito ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, previamente credenciada. “Dessa maneira, aumentamos a possibilidade do condutor de fazer a inspeção, já que a oferta será maior”, afirmou o diretor-geral do Denatran, Elmer Vicenzi.

Dia Nacional de Combate ao Aedes mobiliza o país nesta sexta-feira


Representantes do Governo Federal participaram das ações nas capitais do país na última sexta-feira, no Dia Sem Mosquito. As ações fazem parte da campanha “Combate ao Mosquito 2017”, criada pela agência brasiliense Fields 360 e que circula em todo o país desde 24 de novembro. A ideia da campanha é conscientizar a população sobre os riscos das doenças transmitidas e o sofrimento que elas podem trazer.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, esteve presente nas ações em Teresina (PI) e Campina Grande (PB). Foram feitas visitas domiciliares, mutirões de limpeza, distribuição de material educativo, entre outras atividades. Estas atividades serão repetidas em todas as sextas-feiras do mês de dezembro, como parte do Dia Sem Mosquito.

Em outros estados também ocorreram ações, que foram comandadas por ministros de Estado e outros representantes dos ministérios, além de autoridades dos governos locais, agentes de saúde e toda a população. O objetivo foi reforçar a conscientização sobre importância de eliminar os focos do mosquito, especialmente antes da chegada do verão, período mais favorável à proliferação do mosquito.

Tacaratu Social Clube promove 'Uma Noite de Muitas Emoções' com Rômulo Carlos neste sábado (9); mesa à venda



Divulgação/Ésio Torres e Perfil FM

Deputado Zeca Cavalcanti vai votar contra a reforma da Previdência


Durante entrevista ao jornalista João Ferreira, na Rádio Itapuama FM, nesta sexta-feira (08), aonde detalhou a implantação do curso de Medicina em Arcoverde, o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) confirmou que votará contra a reforma da Previdência que tramita na Câmara dos Deputados.

Questionado por João Ferreira, Zeca Cavalcanti disse que apesar de ser algo necessário, a reforma está muito mal discutida com a população e foi colocada de forma equivocada. "Primeiramente quiserem atingir os trabalhadores rurais, depois dificultar a idade mínima da mulher, dos homens, ficou muito mal explicado" disse Zeca.

O parlamentar deixou bem claro a população de Arcoverde e região que vai votar contra a reforma da previdência. “Apesar do meu partido ter fechado posição contra, paciência, se acharem que querem me expulsar de um partido por uma questão de convicção...o deputado Zeca Cavalcanti já tem uma posição firmada e formada, e não votará a favor dessa reforma de maneira nenhuma...Voto contra a reforma da previdência”.

Petrolândia recebe grande mobilização em defesa do rio São Francisco e contra a privatização da Chesf no dia 15

Divulgação

Vestibular da Cesvasf de Belém do São Francisco recebe inscrições até a próxima quinta (14)

Divulgação/Cesvasf

Cientistas da Embrapa e populações tradicionais se unem para utilizar e, ao mesmo tempo, conservar a biodiversidade


Projeto Bem Diverso, realizado em parceria pela Embrapa e PNUD, também ajudará a cumprir metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mesa debateu a história e experiência das mulheres na luta por autonomia no campo (Foto: Divulgação)

Cientistas e povos tradicionais estão reunidos em Brasília de 05 a 07 de dezembro para trocar conhecimentos e compartilhar experiências e informações relacionadas a um mesmo objetivo: conservar a biodiversidade com o uso sustentável de espécies da Amazônia, Caatinga e Cerrado. Essa é a ideia central do Projeto Bem Diverso, uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), financiado com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).

“Não há mais espaço para a ciência atuar sozinha. É preciso agregar o conhecimento científico ao tradicional”, afirma o líder do projeto, Aldicir Scariot, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Artesãos cobram políticas públicas para o setor em audiência pública na Câmara Federal

Presidente da CNARTS, Isabel Gonçalves, e deputado federal Arnaldo Jordy (Foto: Divulgação/CNARTS)

Artesãos criticam ausência de políticas públicas para o setor. A Comissão de Cultura da Câmara de Deputados realizou audiência pública na última quarta-feira (6) para discutir a situação dos artesãos no Brasil. A atividade reúne mais de oito milhões de trabalhadores e é responsável por quase 3 por cento do PIB.

Mas, apesar de sua importância o setor não recebe a atenção necessária por parte do governo, explicou a representante da Confederação Nacional dos Artesãos (CNARTS), Isabel Bezerra. Para ela, é preciso regulamentar a Lei 13.180/15, que define a profissão para que políticas públicas possam ser implementadas para o setor.

"O artesanato está dentro de um programa, dentro da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, onde não é prioridade, mas sim a micro e pequena empresa. O recurso aportado para as ações do artesanato com foco no trabalhador artesão é quase inexiste", criticou.

Companhias de saneamento definem que o setor precisa ampliar recursos para ações de educação socioambiental


Evento que reuniu companhia de saneamento de todo Brasil terminou nessa quinta (7)

Ampliar os recursos destinados às ações de educação e responsabilidade socioambiental foi uma das diretrizes apontadas no I Seminário de Educação e Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Saneamento, encerrado ontem (7), no Recife. O evento reuniu 180 representantes de 15 companhias de saneamento brasileiras, um sinal de que o tema já é valorizado e encarado como fundamental para o sucesso dos investimentos e atividades do setor. Para se prestar bons serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, é fundamental que os trabalhos estejam alinhados com essas questões. Essa e outras propostas foram registradas numa minuta da Carta de Compromisso que materializa as intenções das companhias de saneamento para a inclusão de ações sociais e da educação ambiental dentro das estratégias corporativas.

A carta também prevê a criação de uma Câmara Técnica específica para esse fim junto à Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e à Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), instituições que apoiaram o evento. “Esse texto foi concebido dentro de uma lógica de governança e transparência. No saneamento precisamos pensar todo o processo de forma integrada, desde o projeto até como nos relacionamos com o cliente. É preciso comunicação e diálogo para envolvermos as pessoas e encontramos multiplicadores que nos ajudem a defender a causa do saneamento”, avaliou o presidente da Aesbe e da Compesa, Roberto Tavares. “O evento foi pioneiro e colocou um novo paradigma para as dimensões da ação social e educação ambiental dentro das companhias. Fortalecemos esses espaços de articulação inclusive na perspectiva de buscar mais investimentos para essas áreas”, acrescenta o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos.

Petrolândia/Santo André (SP): Aniversariante do dia, Nívea Kátia recebe felicitações da família e de amigos


Nesta sexta-feira, 08 de dezembro de 2017, familiares e amigos de Nívea Kátia da Silva Boaventura felicitam pela passagem do seu aniversário.

Petrolandense, Nívea Kátia mora em Santo André (SP) com o marido Edson e a filha Júlia.

Parabéns!!!

Nívea Kátia ao lado do marido Edson e da filha Júlia 

Blog de Assis Ramalho
Foto: Divulgação

Membros do CBHSF visitam Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso


Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e da Agência Peixe Vivo, entidade de apoio administrativo, técnico e financeiro do CBHSF participaram durante a tarde desta quarta-feira (06 de dezembro) de uma visita técnica às instalações do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, na Bahia. A cidade vai sediar, a partir do dia 07 de dezembro, a XXXIII Plenária Ordinária, última do ano de 2017.

A visita ao complexo, guiada pelo engenheiro eletricista Felipe Freire Gonçalves serviu para apresentar parte do sistema que é responsável pela geração de aproximadamente 5 milhões KW; energia gerada a partir da força das águas da cachoeira de Paulo Afonso, onde há um desnível natural de 80 metros do Rio São Francisco.

Petrolândia: Tardezinha com Pagodão das Antigas é atração da BR Mania do Posto Rical no dia 16

Divulgação/BR Mania Posto Rical

TV Golfinho é reinaugurada em Fernando de Noronha

Sede foi totalmente reformada e deve entrar em operação em breve, com telejornal diário (Foto: Divulgação/ATDEFN)

Nessa quinta-feira (7), às 17h30, foi reinaugurada em Fernando de Noronha a sede da TV Golfinho, após a reforma total que durou três meses. A partir da gestão do Governador Paulo Câmara, a administração distrital, sensível à importância da transparência e da prestação de serviços para a comunidade, investiu na reestruturação do prédio do Sistema Golfinho de Comunicação e alinhavou parcerias importantes com as TVs Cultura, Nova e instituições de ensino superior para reativar a única emissora pública de Fernando de Noronha.

A TV Golfinho, junto com a TV Pernambuco são geradoras pertencentes ao Governo do Estado e o retorno já estava previsto desde que administração atual assumiu a gestão da ilha.“Para nós é de extrema importância a volta da TV Golfinho. Por isso nos empenhamos desde o início da gestão reestruturando todo o prédio sede, fazendo parcerias e capacitando os profissionais para entregar uma TV de alto nível para a população noronhense, que ansiava por esse retorno”, comenta Luís Eduardo Antunes, Administrador Geral do arquipélago.

Mitos e verdades sobre intolerância à lactose


A dificuldade em digerir o açúcar existente no leite e seus derivados é uma realidade para muitas pessoas. A nutricionista responsável pelo Ambulatório de Nutrição do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Kátia Terumi M. R. Ushiama, esclarece sobre o problema e alerta que o diagnóstico não deve ser sinônimo de desespero. Confira abaixo algumas dicas da nutricionista:

Não é preciso viver para sempre sem lactose

O tratamento inicial é a retirada total da lactose da dieta para reduzir o desconforto, como gases e inchaço abdominal. Mas, após liberação médica, é possível tentar a reintrodução de alguns derivados do leite, como queijos e iogurtes, de forma gradativa para observar a tolerância do paciente.

A quantidade de lactose muda conforme o alimento

Alguns derivados contêm menos lactose e podem ser tolerados, por isso é preciso reintroduzi-los aos poucos, para detectar o nível de intolerância de cada pessoa. Não é possível definir uma dosagem exata de ingestão diária, pois não se pode mensurar a quantidade de lactase, enzima que digere a lactose, que o indivíduo produz.

Walmart transforma mais três lojas em Recife


Na quinta-feira (07), o Walmart levou o seu novo conceito de varejo para mais três lojas em Recife. As lojas da Avenida Recife, Conselheiro Aguiar e Domingos Ferreira foram reinauguradas após uma ampla transformação do formato. Com o novo conceito, o hipermercado passa a adotar a marca Walmart e os super, Walmart Supermercado. O projeto representa investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão ao longo dos próximos três anos no Brasil. Em Pernambuco, somente neste ano, o investimento será de R$ 100 milhões.

Com a marca Walmart Supermercado, a empresa amplia o projeto de transformação dos hipermercados para o formato super. Com o novo conceito, os 120 supermercados das bandeiras Bompreço, Nacional e Mercadorama passam a adotar a nova marca.

Sistema Tabocas-Piaca reforça abastecimento de Belo Jardim

Fase de testes inicia ainda neste mês (Foto: Compesa/Divulgação)

A Compesa está realizando os últimos ajustes para iniciar, ainda neste mês, a fase de testes do novo sistema Tabocas-Piaca, concebido para preservar a Barragem do Bitury e reforçar o abastecimento de Belo Jardim, no Agreste do Estado. Uma nova estação elevatória (unidade de bombeamento) foi construída e equipada com dois conjuntos de motor-bomba mais potentes, cada um com capacidade de bombear 40 litros de água, por segundo. A nova estação de bombeamento Tabocas-Piaca foi construída para aproveitar a água da barragem de Tabocas. Com a iniciativa, uma ação do Governo Paulo Câmara, a Compesa terá condições de garantir o fornecimento de água pela rede de distribuição até maio do próximo ano, seguindo o mesmo calendário atual. A medida também vai prolongar a água existente na Barragem do Bitury.

No momento, segundo o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo, a Celpe está atuando nos últimos detalhes para energizar os novos equipamentos. “Resolvida a parte elétrica, entraremos na fase de testes”, explica o diretor. Ele adianta que os técnicos da companhia estão trabalhando com a possibilidade de iniciar os testes a partir da segunda quinzena de dezembro. “Porém, não há como estimar uma data precisa para que a água comece a chegar nas torneiras de Belo Jardim. Tudo depende do comportamento da nova adutora, construída especificamente para esse fim”, revelou.